Suplemento natural para cachorro: o que são e para que servem?

Cada vez mais, as pessoas estão aderindo a tratamentos naturais para cuidar da sua saúde e também de seus pets. Muitas das terapias naturais como homeopatia, acupuntura, ozonioterapia, o uso de nutracêuticos, fitoterápicos e suplementos naturais e funcionais já estão disponíveis para cães e gatos e com resultados muito positivos para o tratamento ou a prevenção de diversas enfermidades.

As práticas naturais podem trazer benefícios para os pets, sem agredir o seu organismo. A seguir, vamos falar sobre o uso de suplementos naturais para pets. 

 

Tempo de leitura: 12 minutos

Os suplementos naturais e funcionais para cachorros e gatos são fórmulas elaboradas a partir de substâncias terapêuticas retiradas de ingredientes 100% naturais como alimentos funcionais que muitas pessoas consomem no dia a dia - como a cenoura, a beterraba, a alcachofra, o maracujá, além de outros mais raros como a chlorella, por exemplo.

Para ficar claro, é importante entender que os alimentos funcionais são aqueles que vão além das funções nutricionais básicas e produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Assim, um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que pode afetar beneficamente uma ou mais funções do corpo, além de possuir efeitos nutricionais, de maneira que seja relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

A partir desses alimentos são extraídas as partes mais "interessantes" (conhecidas como compostos bioativos) que, combinadas e potencializadas entre si, estimulam as defesas do organismo, resolvem problemas de digestão nos cães e gatos, de pele e pelagem, estimulam a perda de peso, oferecem vigor e disposição aos pets idosos ou doentes e até aliviam o estresse e a ansiedade canina.

Benefícios dos suplementos naturais para cachorros e gatos

A importância da alimentação, a prática de exercícios físicos, os check-ups frequentes e outros cuidados preventivos com a saúde e bem-estar estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Com os pets não é diferente.

Doenças como diabetes, obesidade, cardiopatias, problemas gastrointestinais e de pele e pelagem são comuns na rotina clínica de animais de estimação. Problemas como cansaço, ansiedade, depressão, medo de barulhos e irritação também podem acometer os pets e são muito comuns nos dias de hoje.

Os suplementos funcionais servem para a prevenção e o tratamento de enfermidades que causam tanto desconforto aos peludos e seus pais. Assim, podem atuar de diversas formas no organismo: no trato gastrointestinal, no sistema cardiovascular, no metabolismo, no crescimento e desenvolvimento, no sistema nervoso (influenciando no comportamento do pet), no sistema imunológico (ajudando a combater e prevenir doenças) e também como antioxidantes (reduzindo a ação dos radicais livres e por consequência, o envelhecimento das células).

A seguir você confere uma lista de enfermidades e problemas comuns em pets que o uso do suplemento funcional para cães e gatos pode ajudar a prevenir e tratar:

- Obesidade e sobrepeso

- Diabetes e outras doenças endócrinas

- Neoplasias

- Ansiedade de separação canina

- Medo de barulhos

- Agressividade

- Alteração de humor

- Latidos e choros incessantes

- Destruição de objetos

- Lambedura psicogênica

- Síndrome da disfunção cognitiva

- Dificuldades digestivas

- Queda de pelos

- Dermatites

- Fraqueza

- Baixa imunidade

- Dificuldade de locomoção e movimentação

- Falta de disposição

- Coceira

- Falta de apetite

 

Quais as vantagens dos tratamentos naturais para cães e gatos?

O tratamento de enfermidades comuns em pets por meio de terapias naturais é cada vez mais bem aceito por diversas especialidades veterinárias, ao lado das terapêuticas convencionais. Como maior vantagem dessas terapias está o fato de focar no tratamento das causas das doenças - e não apenas na redução dos sintomas - tendo, ainda, a minimização ou inexistência de efeitos colaterais para os cães e gatos.

As terapias naturais surgiram para atender à demanda de tutores cada vez mais exigentes com relação aos cuidados com seus pets e com a intenção de melhorar sua qualidade de vida e, em consequência disso, sua sobrevida.

Outra vantagem é que o suplemento natural para cachorro ou gato contém, de forma concentrada, os bioativos (ou seja, a parte terapêutica do ingrediente) em doses que excedem aquelas que poderiam ser obtidas se os pets recebessem somente os alimentos na dieta. Assim, a função vai muito além da nutrição, tornando-se um produto de valor terapêutico: quando consumidos diariamente, produzem efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à saúde.

 

De que são feitos e como funcionam os suplementos naturais para pets?

Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a passiflora, a planta do maracujá. Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas da ansiedade.

Assim, a parte terapêutica do maracujá é extraída e concentrada em um comprimido, pó ou palito para ser oferecida ao pet de maneira mais segura e atrativa, em doses adequadas para os pets.

Os suplementos são mais seguros, uma vez que a dose ideal já foi testada e aprovada por veterinários. Além disso, podem ser dados diariamente, sem perder o efeito ou causar dependência.

Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets. Conheça alguns deles a seguir:

- Acerola (estimula as defesas naturais)

- Alcachofra (ação digestiva e antioxidante)

- Beterraba (revigorante)

- Calêndula (anti-inflamatória e cicatrizante)

- Cenoura (antioxidante)

- Chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos)

- Garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade)

- Ginkgo biloba (melhora da função cognitiva)

- Guaraná (estimulante e antioxidante)

- Laranja amarga (acelera o metabolismo)

- Levedura de cerveja (ação digestiva, antioxidante)

- Passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade)

- Romã (antioxidante e cardioprotetor)

 

Fórmulas naturais para as diversas necessidades dos pets

Se você é novo por aqui, precisa saber como são produzidas as fórmulas da Botica Pets e entender os benefícios que esses suplementos podem trazer para os cães e gatos.

A Botica Pets é especialista em oferecer esse cuidado que o cão ou gato precisam em fases importantes da vida, desde o nascimento até a idade madura dos pets. Para isso, a empresa conta com uma linha de produtos focada em prover equilíbrio e bem-estar por meio de ingredientes essencialmente naturais.

Os suplementos são mais palatáveis e fáceis de oferecer ao pet. Além disso, são aprovados por veterinários, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Vendidos em comprimidos, em pó ou em palitos, os produtos são fáceis de agradar a cães e gatos, por serem altamente palatáveis.

 

Conheça a linha Botica Pets

 

Geriátrico: melhora a disposição dos pets idosos, reduzindo os efeitos da idade madura. Disponível em palitos e comprimidos. Conheça a Fórmula Geriátrica!

- Previne doenças (ação antioxidante)

- Bem-estar para o pet, que sente menos os sintomas do envelhecimento

- Aumenta a disposição

- Melhora a função cognitiva (percepção, atenção, associação e memória)

- Reduz alterações de sono

- Facilita a digestão

- Aumenta a imunidade

 

Equilíbrio: estimula o bom funcionamento do organismo como um todo através do bom funcionamento de todos os órgãos digestivos, promovendo  uma pele mais saudável e pelagem brilhante, aumenta a imunidade, destoxifica. Disponível em palitos, pó e comprimidos. Conheça a Fórmula Equilíbrio!

- Ação detox para o organismo

- Reduz a queda de pelo

- Promove brilho e maciez para pelagem

- Estimula a cicatrização e a reparação da pele

- Elimina o cheiro desagradável da pele

- Coadjuvante no tratamento de dermatites

- Elimina as toxinas do corpo

- Estimula o bom funcionamento dos órgãos digestivos

- Aumenta a imunidade

- Previne doenças (ação antioxidante)

 

Fit: Reduz o apetite, queima gorduras, acelera o metabolismo. Juntamente com uma dieta mais equilibrada e exercícios físicos,  facilita o processo de emagrecimento. Disponível em palitos e comprimidos. Conheça a Fórmula FIT!

- Estimula a perda de peso de forma saudável

- Diminui o apetite

- Promove sensação de saciedade

- Reduz a absorção de gorduras

- Acelera o metabolismo

- Aumenta o gasto calórico diário

- Melhora a disposição

- Facilita a digestão

- Aumenta a imunidade

- Previne doenças (ação antioxidante)

 

Maracujá: acalma pets ansiosos, medrosos, agitados, que latem muito. Conforta pets que sofrem por ir ao veterinário, ao viajar, em ambientes barulhentos, que ficam sós durante parte do dia. Disponível em palitos, pó e comprimidos. Conheça a Fórmula Maracujá!

- Efeito ansiolítico

- Promove maior equilíbrio emocional

- Acalma animais que sofrem de ansiedade de separação

- Reduz a hiperatividade

- Diminui distúrbios nervosos, medos e agressividade

- Promove maior conforto para ida ao veterinário e pet shop

- Estimula a concentração para o treinamento

- Facilita a digestão

- Aumenta a imunidade

 

Vigor: dá mais vigor a animais atletas, convalescentes ou em tratamento de fisioterapia. Potente revigorante, aumenta a imunidade, estimula o apetite, aumenta a massa muscular. Disponível em palitos, pó e comprimidos. Conheça a Fórmula Vigor!

- Revigorante

- Devolve a força e a disposição

- Acelera a recuperação de pets convalescentes

- Recupera a musculatura

- Aumenta a massa muscular

- Recuperação mais rápida em casos de contusões, fraturas e cirurgias

- Aumenta a imunidade

- Estimula o apetite

- Previne doenças (ação antioxidante)

 

Quando oferecer os suplementos naturais para cães e gatos?

Os suplementos da Botica Pets (fórmulas Equilíbrio, Maracujá, Vigor, Fit e Geriátrica) devem ser administrados durante ou depois das refeições, seja ela alimentação natural (AN) ou ração. Os suplementos devem ser oferecidos, preferencialmente, duas vezes ao dia. A quantidade é orientada no modo de usar, que pode ser encontrada no rótulo ou embalagem de cada suplemento, respeitando sempre o peso do animal.

 

Qual a diferença dos suplementos da Botica Pets para os suplementos vitamínicos e minerais?

Um ponto importante é entender a diferença entre os suplementos funcionais e os suplementos vitamínicos e minerais. Enquanto o primeiro serve para prevenir ou tratar uma enfermidade, o segundo é  indicado para complementar a alimentação, como no caso de cães e gatos que consomem alimentação natural caseira. Nestes casos, os polivitamínicos repõem vitaminas, aminoácidos e minerais que são necessários para a nutrição dos peludos.

Os produtos da Botica Pets não são formulados para isso. As matérias-primas são bioativos de ingredientes naturais e, em cada fórmula, são associados diversos ingredientes para que um ajude e complemente os benefícios do outro.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o uso de suplementos naturais para cães e gatos? Se quiser saber mais sobre as nossas fórmulas, fale com as nossas vets:

Veterinária Vitória: (11) 9 4129-3860 - E-mail: [email protected] ou acesse diretamente pelo link!

Veterinária Ana Cristina: (11) 9 7462-7689 - E-mail: [email protected]

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados