4 dicas de enriquecimento ambiental para cachorros

Quem nunca sofreu com latidos e choros excessivos do pet? Destruição de móveis e objetos de casa? Ou ainda o pet tem mania de lamber as patas o tempo todo? Se você respondeu sim a uma ou mais questões acima, saiba que você pode ter um problema em casa. Os latidos excessivos, por exemplo, podem dizer muita coisa sobre o seu pet e a primeira delas é que ele pode estar entediado. Para lidar com estes comportamentos é preciso ter muita paciência e oferecer atividades para o pet. Incluir muita diversão e exercícios na rotina do peludo, o que chamamos de enriquecimento ambiental, poderá resolver o problema!  

O que é o enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é a construção de um ambiente criativo, atrativo e divertido para o pet dentro de casa. Somente assim o peludão poderá gastar energia de uma forma mais saudável. O objetivo é aumentar a interação do animal com o espaço de forma lúdica, mantendo o pet entretido e estimulado para exercer seus instintos naturais como cheirar, cavar, buscar alimentos, explorar, etc. Aqui vão algumas dicas bem bacanas para ajudar você nessa missão!  

1. Ofereça brinquedos

Existem brinquedos muito interessantes no mercado, mas alguns também podem ser improvisados em casa como oferecer uma garrafa pet com petiscos dentro para que o cão tenha que tirá-los para comer, dar um coco verde para que ele possa destruir e esconder petiscos pelos locais da casa onde o pet pode ir. Os brinquedos de rechear são bem interativos, pois podem guardar biscoitos e petiscos que os cães devem se esforçar para tentar tirar. Também é válido oferecer bichinhos de pelúcia, de corda ou aqueles que fazem barulho.  

2. Proponha desafios mentais

Existem brinquedos específicos para estimular mentalmente o pet, mas algumas coisas podem ser improvisadas em casa como: oferecer uma garrafa pet com petiscos dentro para que ele tenha que tirá-los para comer, dar um coco verde para que ele possa destruir e esconder petiscos pelos locais da casa onde o pet pode ir. Outra dica são os brinquedos inteligentes que são aqueles que exigem alguma ação dos animais para oferecer uma recompensa.  

3. Modifique o ambiente

O mais importante oferecer diferentes tipos de brinquedos com texturas, cheiros e barulhos variados. Cada animal terá preferência por um tipo, por isso, encontre o tipo que trará maior diversão para o seu peludo. Outro ponto é que os pets terão maior atração por objetos novos. Se você deixar os todos os objetos sempre espalhados no ambiente em que o cão vive, ele vai perder o interesse por ele. Então, faça sempre um rodízio dos brinquedos, colocando, a cada dia, um diferente. Isso ajuda a deixar o ambiente mais interessante.  

 4. Ofereça recompensas

Uma forma divertida de estimular o pet é usar brinquedos dispensadores de alimentos, usando parte da refeição diária. Essa dica é da etóloga e especialista em comportamento de cães e gatos Denise Falck. "Isso estimula o seu instinto natural, caçar, se mover para comer. E o estímulo de cair a comida gostosa vai incentivar o pet. Também pode usar outros alimentos, frutas e legumes, com a orientação do veterinário". Se preferir você pode colocar a ração dentro de uma garrafa pet com furinhos. Assim, o peludo deve rolar a garrafa até que a ração saia pelos pequenos buracos. Outros brinquedos como o kong, que não exigem uma grande movimentação. Ideal para pets idosos ou que tem limitação na movimentação. "Eles vão tentar retirar o alimento com a língua e isso vai entretendo o animal sem a necessidade de grande movimentação. Isso pode motivá-lo por muito tempo e com o tempo, o tutor pode aumentar a dificuldade com alimentos mais duros, congelando o conteúdo. Agora, se ele desistir no meio do caminho, vale a pena reduzir a dificuldade, pois a ideia é que ele se divirta", orienta Denise.   Você sabia que a Botica Pets tem um Canal no Telegram voltado para os tutores de cães e gatos? Informações importantes que podem te ajudar a cuidar ainda melhor do seu amigo. Siga a gente!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados