12 dicas para cuidar do seu pet no final do ano

O final do ano já chegou e a correria também. Mas antes de entrar no modo férias, você precisa cuidar para que tudo saia bem para o seu pet no final do ano. Sim, nesta época os cães e gatos podem sofrer mais por conta do medo de fogos de artifício, pela mudança de rotina e até pelo calor.

Vale lembrar que o verão só começa oficialmente em 21 de dezembro, mas os dias já estão bem quentes, não é mesmo?

Por isso, separamos 12 dicas para você cuidar melhor do seu pet nas festas de Natal e Ano Novo.

Leia a seguir.

 

Dica 1: Alivie o calor do pet

Alguns cães podem passar mal pelo calor no verão. Respiração ofegante, salivação excessiva e apatia podem ser sinais de que ele está passando mal de calor. Por isso, para aliviar, garanta a hidratação do pet. 

É importante incentivar que o peludo beba bastante água. Uma dica é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. 

Se possível, mantenha uma tosa no verão, um pelo mais baixo ajuda algumas raças. 

Leia aqui sobre os sinais que indicam que o pet está passando mal de calor.

 

Dica 2: Programe os horários de passeio

No verão, o ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, é menor. 

Cuidado ao sol. Se o cachorro ficar muito ofegante, para evitar o aquecimento do corpo, borrife água no dorso e nas patinhas. Isso ajudará a resfriar o animal. Caso ele continue muito ofegante, procure um veterinário.

Leia sobre outros cuidados com o pet no verão. 

 

Dica 3: evite a exposição solar

A exposição ao sol pode ser nociva também aos peludos. Você sabia que os pets também devem usar protetor solar? Com ele, você evita o aparecimento de doenças causadas pela exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele. 

Para isso, deve-se aplicar o protetor específico para pets 30 minutos antes do peludo sair ao sol em partes do corpo que não têm pelo como no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. E reaplicar a cada duas horas.

 

Dica 4: cuidado com parasitas

As pulgas e carrapatos fazem a festa no verão. O aumento da umidade nesta época do ano ajuda a proliferar insetos e outros parasitas que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Por isso, garanta que seu cão esteja adequadamente protegido contra pulgas e carrapatos (antipulgas e carrapaticidas). O uso de repelentes próprios para pets também é indicado para evitar picadas de mosquitos.  

Saiba mais como evitar as pulgas no pet.

 

Dica 5: Prepare o pet que tem medo de fogos de artifício

Os ouvidos dos cachorros são mais sensíveis e muitos deles costumam ficar agitados e assustados quando os fogos de artifício no Ano Novo começam. Por isso, é importante preparar o peludo, por meio de um treino. 

A dica é ir colocando música ou reproduzindo o barulho dos fogos no celular ao longo do dia e, aos poucos, ir aumentando até a hora da verdadeira queima de fogos. Isso fará com que o pet não seja surpreendido somente com o barulho na hora da virada. Se você puder começar essa sensibilização uns 15 dias antes, será mais fácil para que o cão se acostume.

Veja aqui outras dicas para acalmar o cachorro que tem medo de fogos de artifício.

 

Dica 6: Suplemento Maracujá para confortar o cachorro

Ingredientes naturais podem trazer benefícios para a saúde dos pets. Um deles é a passiflora, a plantinha do Maracujá. Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas como ansiedade, medo, agitação, entre outros. 

A qualidade terapêutica deste alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento. Por isso, você pode encontrar a passiflora no suplemento Maracujá, da Botica Pets, em três apresentações: palito, pó e comprimidos. Trata-se de uma fórmula 100% natural, sem conservantes e aprovada por veterinários.

Compre o suplemento Maracujá, aqui.

 

Dica 7:  Cuidado com a ceia de Natal

Alguns pets podem ser mais espetinhos e tentar "roubar" comida na ceia de Natal. Por isso, fique atento para não deixar acontecer. Muitos alimentos podem ser tóxicos e dar diarreia nos pets. Vale também avisar aos convidados para não oferecer nenhum agrado fora da dieta do pet.

Para os cães que não gostam de estar no meio de muitas pessoas, o ideal é deixá-lo isolado da festa. Assim é mais fácil que ele se sinta à vontade.

 

Dica 8: Avalie se vale levar o pet na viagem de férias da família

Se você escolheu um lugar pet friendly para viajar, seu cachorro poderá te acompanhar. O que é preciso avaliar é o quanto ele irá gostar desse passeio. 

Muitos cães estão mais do que acostumados a viajar sempre com a família e não sofrem em um ambiente diferente. Pelo contrário, até gostam. Outros peludos, no entanto, não se sentem à vontade ao ficarem sozinhos fora de suas casas e podem dar trabalho. 

Então, é importante avaliar cada caso antes de decidir. Se o pet não se sente bem com a viagem e vai precisar passar muito tempo sozinho, vale a pena levá-lo?

Veja as dicas para aproveitar melhor as suas férias com ou sem o pet.

 

Dica 9: Não esqueça do check-up antes das férias

Vai viajar com pet? Então saiba que a visita ao veterinário antes de viajar é fundamental para que o peludo possa estar protegido contra as possíveis doenças que podem acometê-lo nestes dias. 

Também é importante uma avaliação clínica e laboratorial do animal semanas após ter retornado de viagem. Assim como nós, os pets estão sujeitos a diversas doenças que podem variar sua prevalência conforme a localização geográfica. Esse cuidado com o pet no verão, é essencial. 

Leia mais sobre a importância dos check-ups em pets.

 

Dica 10: Escolha bem alguém para deixar o pet e poder viajar tranquilo

Quem não pode levar o pet na viagem tem a opção de deixar o peludo num  hotelzinho ou com petsitter. Podem ser pessoas que ficam em suas próprias casas e recebem o seu pet ou podem ir na sua casa (o que pode ser melhor para os gatos).

Se preferir, pode consultar a plataforma Dog Hero, que tem muitas opções de acordo com o perfil do seu pet. 

Ao escolher o local, certifique-se de que seu pet estará bem, se terá companhia de outros peludos e se o ambiente é seguro para ele (sem riscos de acidentes ou chance de fuga). Peça registros diários (fotos e vídeos) ao responsável pelo pet.

 

Dica 11: Mantenha o cuidado do pet durante a viagem

Para o pet que vai viajar de carro, é importante acomodá-lo com o uso do cinto de segurança e de fazer paradas para o xixi. Não se esqueça de levar tudo o que o peludo vai precisar: cama, alimento que ele consome, potes de água e comida, medicamentos que ele toma e brinquedos.

 

Dica 12: Ofereça enriquecimento ambiental

Se vai ficar em casa ou não, a ideia é não deixar o pet entediado. Além dos passeios diários, é importante promover o enriquecimento ambiental. 

Para os cães você pode oferecer bichinhos de pelúcia, de corda, aqueles que fazem barulho. Outra dica são os  brinquedos inteligentes (que exigem alguma ação dos animais para oferecer uma recompensa, que pode ser um biscoito, por exemplo). 

Para os gatos você pode incluir prateleiras e lugares altos e com tocas para que ele possa se esconder, por exemplo. Também pode enriquecer com arranhadores, brinquedos, túneis, caixas, esconderijos, além de brincar e interagir com o gato. Varinhas longas ou curtas, ratinhos com catnip (erva do gato), brinquedos leves com penas naturais que podem ser pendurados, tabuleiros que simulam o movimento da cauda do rato são bons exemplos que estimulam a predação.

Veja esse post para mais detalhes sobre enriquecimento ambiental para gatos.

E aqui para cachorros.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com outros tutores!

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados