Quais são os cuidados importantes com a pele e pelo do cachorro?

As doenças de pele em cachorros chamam muito a atenção dos tutores devido aos sintomas aparentes e por causarem incômodos aos pets. A pele e a pelagem são um reflexo da saúde do organismo do cão. Afinal, na maior parte das vezes, é na pele em que se manifestam os primeiros sinais de uma doença local ou sistêmica.

As enfermidades que acometem a pele dos cães estão entre os motivos que mais levam os peludos às clínicas e aos hospitais veterinários.  A pele é o maior órgão do corpo e sua principal função é formar a barreira entre o corpo e o meio ambiente, evitando lesões físicas e a ação de micro-organismos, funcionando como uma proteção mecânica.

Nesse sentido, a pele pode revelar muito sobre o bem-estar dos peludos, assim como a pelagem. Quais são os cuidados importantes que é preciso ter para manter o cachorro com a pele e os pelos saudáveis?

Leia a seguir para entender melhor sobre o tema e saber como ajudar o cachorro.

Sinais de problema de pele e pelagem

Dermatites, coceiras, queda de pelo, vermelhidão da pele, descamação, opacidade dos pelos, inflamação dos ouvidos são alguns dos sintomas que podem indicar que há um problema instalado no pet.

A queda de pelos de cães, por exemplo, é motivo de incômodo para muitos donos. Alguns pets perdem uma grande quantidade de pelos e é preciso entender quando trata-se de um mecanismo natural (pelos velhos caindo para dar espaço aos novos) ou a queda deve ser motivo de preocupação.

É preciso procurar um veterinário quando a queda de pelos deixam espaços de alopecia (ausência de pelo) ou falhas, onde ele não nasce mais como antes. Também quando os pelos estão sem brilho, ásperos ou com “caspas”. A queda de pelos pode estar ligada a diversos fatores, como alergias, infecções por bactérias ou fungos, estresse, alimentação inadequada, uso de medicamentos, entre outros.

Principais problemas de pele em cachorro

A seguir, conheça as principais causas de de problemas de pele nos cães:

Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE)

No verão é comum que alguns cachorros sofram com infestações de pulgas. Os parasitas estão presentes em ambientes que os peludos frequentam como praças, pet shops e até na nossa casa. A dermatite ocorre devido a uma reação causada pela picada de pulgas e carrapatos. Ao picar a pele do animal, estes parasitas inoculam substâncias alergênicas através da pele. Os sintomas são coceira intensa na região e lesões de pele. Para sanar o problema, primeiro deve ser realizado o tratamento ambiental, retirando os parasitas do ambiente. Paralelamente, recomenda-se  o uso de antipulgas e carrapaticidas. Pode ser necessário um tratamento com antialérgicos e até antibióticos, no caso de haver alguma infecção secundária. Por isso consulte sempre um médico veterinário de confiança.

Sarna sarcóptica

Este tipo de sarna é uma doença infecciosa, a escabiose canina. É causada por um ácaro (Sarcoptes scabiei) que “cava” a pele dos animais formando algo parecido com “galerias”, depositando substâncias irritantes e alergênicas. É uma doença contagiosa não só entre os cães, mas humanos também, ou seja, é uma zoonose. Os sintomas são: coceira intensa, queda de pelos, formação de crostas na região da orelha e das articulações.

O tratamento é feito com acaricida (medicamentos próprios para matar ácaros) e todos os animais da casa precisam ser tratados no mesmo período, já que a transmissão pode ocorrer entre os cães ou através de objetos contaminados. Para prevenir é importante o uso regular de ectoparasiticidas, produtos que eliminam parasitas externos, conforme a orientação de uso do médico veterinário.

Sarna demodécica

É causada por um ácaro (Demodex canis), mas não transmissível de um cão para outro. Isso porque é uma doença genética e o seu desenvolvimento só acontece quando o cachorro está com a imunidade baixa. Os sinais são queda de pelos, feridas com formação de crostas e que deixam um cheiro forte. Não existe cura para a doença, mas o tratamento pode ser feito por meio de produtos para eliminar os ácaros e aumentar a imunidade do cão.

Atopia

Não se sabe ao certo os motivos que levam os cães a terem atopia. Alguns especialistas afirmam que os animais acometidos possuem a deficiência de um componente da pele. A barreira cutânea é formada por queratinócitos (células) e ceramidas. Para facilitar o entendimento, podemos pensar em uma parede onde os queratinócitos seriam os tijolos e as ceramidas o cimento. Sem as ceramidas, a barreira cutânea é prejudicada e os animais ficam mais susceptíveis quando em contato com alérgenos (ácaros ambientais, pólens de plantas, esporos de fungos e outras substâncias presentes no ambiente).

Os sintomas são coceira intensa nas extremidades de membros, axilas, orelhas, ao redor dos olhos, lambedura das patas, otite recorrente, descamação da pele, queda de pelos, escoriações e outras lesões. O tratamento é eliminar, quando possível, o alérgeno do contato com o cão, além do uso de medicações antialérgicas para melhora dos sintomas.

Dermatite de contato

Ocorre quando há irritação da pele por um produto utilizado ou devido à uma alergia, sendo difícil a diferenciação entre elas. Os produtos envolvidos podem ser de limpeza, estéticos de uso animal, inseticidas, medicações tópicas ou até metais.

Os sintomas comuns são: vermelhidão e coceira nos locais de contato destes produtos, normalmente áreas com ausência de pelos. Também podem ocorrer lesões cutâneas por coceira na região.

Para resolver o problema é preciso identificar o causador da alergia, removendo o produto da pele do cão, utilizando produtos de limpeza hipoalergênicos e medicamentos antialérgicos. Para prevenir basta evitar o contato do cão com o produto.

Dermatites psicogênicas

O comportamento que alguns cães têm em lamber a pata insistentemente pode ser um caso de dermatite psicogênica. O excesso de lambidas pode ser causado por uma dermatite alérgica ou por estresse.

Piodermite

As piodermites, ou infecções bacterianas de pele, são comumente causadas pelo agente Staphylococcus pseudintermedius e podem ocorrer secundariamente a uma dermatite alérgica.

Os sintomas são lesões cutâneas por todo corpo e coceira. Se não tratada, a infecção da pele pode se tornar crônica, com casos em que há resistência bacteriana a diversos antibióticos. Para que o tratamento seja eficaz, é preciso encontrar a causa de base e tratar juntamente com os sintomas apresentados.

Câncer de pele

Assim como nós, os pets são sensíveis à incidência dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Por isso, a exposição excessiva pode levar ao aparecimento de queimaduras solares no focinho, nas patas e nas orelhas. Em casos mais graves, os cães podem desenvolver o câncer de pele. Os sinais do câncer de pele em pets incluem o surgimento de nódulos, coceira na região e lesões que não cicatrizam.  Para evitar o problema, deve-se aplicar o protetor solar específico para pets 30 minutos antes do peludo sair ao sol. O correto é aplicar em partes do corpo sem pelo: no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. E reaplicar a cada duas horas.  É importante lembrar que o produto deve ser específico para cães e gatos.

Como cuidar dos pelos e da pele do cachorro?

Para manter a pele e pelagem saudáveis é preciso ter uma série de cuidados importantes. Listamos alguns deles a seguir.

Acompanhamento veterinário

Se o cão está com problemas de pele, o primeiro passo é procurar um médico veterinário para entender o que está acontecendo. Isso é importante porque a identificação do problema e o tratamento adequado são pontos fundamentais para garantir a saúde da pele e do pelo.

O papel do médico veterinário será o de observar os sinais clínicos, avaliar o estado da pele e dos pelos, solicitar exames e avaliar o que está causando tais problemas. Além de verificar se há a presença de parasitas como carrapatos, pulgas, ácaros (sarnas) e bernes - muito comuns em cães e os principais responsáveis pelas doenças de pele.

Manter a higiene em dia

A higiene e a limpeza do cachorro são fundamentais para evitar problemas de pele e a queda de pelos. Seja no pet shop ou em casa, o banho deve fazer parte da rotina do cachorro (pode ser dado uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a orientação do veterinário).

Se for dar o banho em casa saiba que é recomendado utilizar produtos veterinários para os pets, já que o pH de produtos humanos é diferente e pode fazer mal ao animal. Você poderá encontrar xampus e condicionadores de acordo com a pelagem (longa ou curta) e coloração (branca, negra e outras) do cão.

Também é importante separar uma toalha, escovas para os pelos e o secador de cabelo. Evite deixar o pelo e a pele úmidos, para evitar a proliferação de fungos, por exemplo.

No verão, época em que as temperaturas podem ser altíssimas, você pode optar pela tosa. A tosa higiênica, que é feita na barriga, patas e regiões íntimas, pode ser uma boa opção para dar uma refrescada nos cães. Outra alternativa é uma tosa completa com uma lâmina mais baixa, para que os cães possam se sentir mais confortáveis nessa estação. Apesar de todas as raças poderem ser tosadas, os pets com dermatites devem evitar a tosa para não ocorrer a piora do quadro (a  altura da lâmina de corte pode influenciar).

Algumas raças de focinho achatado podem ter um “cheirinho” mais forte na região do focinho por molharem bastante os pelos ao beber água, causando umidade no local. Nestes casos, secar o pelo e limpar as dobrinhas pode ajudar.

Combate aos parasitas

Os cães podem adquirir parasitas como carrapatos e pulgas em diversos lugares como pet shops, ruas e praças. E isso vale também para o cão que convive com outros peludos da família e amigos. Por isso, garanta que seu bicho esteja adequadamente protegido. Com o auxílio de um veterinário, escolha a melhor forma de proteger o seu pet das pulgas e carrapatos (spray, pipeta, coleira, comprimido mastigável e etc).

A coceira não é o único problema causado pelas pulgas, que também podem causar alergias graves. Entre os sinais comuns estão: perda de pelo, descamação, lesões na pele, além da coceira muito intensa.

Alimentação adequada

É muito importante oferecer um alimento de qualidade para os pets. Sim, os nossos bichinhos precisam ter energia e muita disposição para o dia a dia. Por isso, é importante que você conheça as necessidades nutricionais do seu pet.

A melhor ração (seca ou úmida) ou alimentação natural (AN) para o cachorro é aquela que vai fornecer os nutrientes necessários para garantir a saúde do pet. Isso inclui deixar a pelagem mais brilhante, evitar queda de pelos, fornecer energia para o dia a dia, etc.

Saiba como a nutrição correta pode trazer benefícios para o pet:

- Melhor nutrição para a pele;

- Estimula a reconstituição dos tecidos;

- Promove a defesa e manutenção de uma pelagem saudável;

- Reduz a queda excessiva de pelos;

- Promove pelagem mais brilhante;

- Melhora a cicatrização da pele;

- Aumenta a imunidade;

- Reduz os odores desagradáveis.

Cuidados com o ambiente onde o cachorro vive

As pulgas podem ficar até 9 meses no ambiente (em estado de pupa, uma espécie de hibernação) só esperando as condições ideais para sair do seu casulo. Este é um dos maiores problemas enfrentados quando há infestação no ambiente e significa que ela pode estar aguardando, nas frestas do piso, no cantinho do sofá, na casinha do cachorro (mesmo ele não estando lá).

Por isso, é importante manter o ambiente limpo, de preferência com o uso do aspirador e com a aplicação de produtos que são capazes de matar as pulgas em qualquer estágio. Nos casos de grande infestação, vale a pena dedetizar a casa, fechar as frestas que elas podem se esconder, cortar a grama e o que mais for necessário para acabar com a infestação. Em resumo, não dá apenas para medicar o pet e achar que vai resolver todo o problema.

Imunidade e estado da pelagem

Para ter uma pelagem saudável é importante que o organismo do pet esteja em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. O termo imunidade é uma referência ao sistema de defesa do nosso organismo e dos animais, conhecido como Sistema Imunológico. Esse sistema é formado por diversas células e moléculas capazes de desenvolver uma resposta (uma espécie de proteção do corpo) contra invasores estranhos ou perigosos: micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários e fungos), parasitas (como vermes, pulgas e carrapatos), células cancerígenas e muito mais.

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre o que pertence ao organismo e o que não pertence para que possa agir. A baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo da forma como deveria contra as agressões externas e acaba não combatendo infecções adequadamente.

Por isso, é fundamental cuidar bem da saúde para manter a "imunidade alta". Assim como para nós, alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Eles têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais dos pets.  Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura e a alcachofra, por exemplo.

Mas onde encontrar esses nutrientes na quantidade ideal para os cachorros?


A Botica Pets oferece a Fórmula Equilíbrio, feita especificamente para os animais e que reúne os benefícios dos alimentos funcionais para que você inclua na rotina do seu pet um cuidado natural que proporcione uma vida mais saudável e livre de problemas de pele. Este suplemento é elaborado a partir dos bioativos de ingredientes 100% naturais, que combinados entre si, potencializam e estimulam as defesas do organismo, tratando e preservando a saúde e o bem-estar dos pets.

Benefícios: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

Como evitar problemas de pele e pelagem

Conheça os motivos para incluir a Fórmula Equilíbrio no dia a dia do seu melhor amigo! 

1º Motivo: proporciona fortalecimento do sistema imune

Para garantir uma pelagem saudável, o organismo do pet precisa estar em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. Os benefícios dos alimentos reunidos na Fórmula Equilíbrio têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuindo para o fortalecimento das defesas naturais dos pets. Assim, utilizar a fórmula garante o bom funcionamento do organismo como um todo. E, além disso, estimula as defesas naturais do peludo. 

2º Motivo: evita doenças

Os ingredientes foram selecionados para proporcionar mais saúde não somente para a pele, mas também para manter um organismo equilibrado e forte, evitando que o pet fique doente. 

3º Motivo: é testada e comprovada por veterinários

A Fórmula Equilíbrio é aprovada por diversos veterinários que relatam casos de sucesso com seus pacientes. Veja alguns depoimentos a seguir:

Nome do veterinário: Lidiane Dalla Nora

CRMV: 15613-PR

Espécie, raça e idade: canina, Lhasa Apso, 8 meses

Depoimento: Animal apresentava pontos de alopecia em região periocular e membros torácicos, eritema e prurido intenso. Outra veterinária prescreveu tratamento com corticóide e antibiótico, sem melhora. A tutora me procurou e fiz citologia e histopatológico da pele, para diagnóstico de exclusão de fungos, bactérias e ácaros, sendo o quadro sugestivo de dermatite atópica. Foi iniciado tratamento com a fórmula Equilíbrio da Botica Pets, ração skin care e shampoo aloe vera e aveia. Após 40 dias, houve regressão completa do quadro de eritema, alopecia e prurido.

Nome do veterinário: Luiza Meireles

CRMV: 17168-PR

Espécie, nome, raça e idade: Canina, Bella, SRD, 10 anos.

Depoimento: A Bella apresenta quadro de atopia desde os 6 anos de idade. Mesmo tomando medicação para controle do prurido, fazendo o uso de shampoo com fitoesfingosina semanalmente e hidratante entre os banhos, apresentava a pele eritematosa três dias após os banhos, sempre com muita coceira. Após cerca de um mês de uso da Fórmula Equilíbrio da Botica Pets, já houve grande melhora do quadro, mantendo a pele estável até o próximo banho e podendo agora, após 3 meses, serem feitos banhos quinzenais.

Nome do veterinário: Rita de Cássia Navarro Pinhanelli

CRMV: 5975-SP

Nome do pet e raça: Zoe e Ayka (Golden Retriever) / Ayla (Border Collie)

Depoimento: Trabalho com todas as linhas da Botica Pets há muitos anos. Os dois casos mais antigos são duas Golden Retriever, Zoe e Ayka que fizeram uso da fórmula Equilíbrio. A Zoe era um caso grave de Dermatite úmida. Ela recebia diversas medicações, principalmente antibióticos. Em questão de 30 dias de uso da fórmula, foi retirado qualquer outra medicação e até o falecimento dela, ano passado, a pele estava com um controle excelente. No caso da Ayka, ela ainda faz uso diário e a pele está ótima também.

O mais recente caso é de dermatite de lambedura é uma Border Collie chamada Ayla.  Além de exercícios físicos para reduzir ansiedade, ela utiliza a fórmula Equilíbrio e responde muito bem. A proprietária parou o uso por um tempo e a cachorro voltou a se lamber. Logo, reiniciou novamente o uso da fórmula. Também recomendei o produto para um caso de uma Schnauzer, de 8 anos, que faz uso da Equilíbrio para ajudar na prevenção de cálculo vesical

Se quiser saber mais sobre os nossos produtos, acesse a loja da Botica Pets.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados