Otite canina: sintomas, tratamento e prevenção

Você já ouviu falar da otite canina? Muito comum em cachorros de orelha grande, essa doença parece simples, mas pode ter consequências graves quando não tratada adequadamente.

A otite é a inflamação e infecção do ouvido, mais especificamente do conduto auditivo, que causa bastante incômodo e dor ao pet. Ocorre pela multiplicação descontrolada de ácaros, fungos, bactérias (ou fungos e bactérias juntos) secundariamente à alguma agressão ao conduto auditivo dos cachorros. 

Assim, para ter a doença, dizemos que o cachorro precisa ter uma das causas de base. Entre as mais comuns estão a alergia de pele, de contato ou alimentar, a presença de corpos estranhos no local (grama, areia, gravetos), reações medicamentosas, coceiras excessivas na região ou umidade no conduto auditivo.

Leia a seguir mais detalhes sobre a otite canina.

Sinais clínicos e tipos de otite

Entre os sinais da otite em cães que podem ser percebidos pelo tutores estão:

- Coceira intensa na região;

- Movimentos repetidos de sacudir a cabeça;

- Vermelhidão no local; 

- Sensibilidade ao tocar as orelhas;

- Produção de um cerume excessivo;

- Cheiro forte bem característico.


A otite é uma das causas mais recorrentes dos atendimentos em clínicas e hospitais veterinários em todo o país. Há também um alto número de casos de retorno em curto espaço de tempo após o primeiro diagnóstico, pois, muitas vezes, o tratamento não é realizado de forma correta, levando a recorrência da doença e até mesmo a resistência bacteriana.

Por isso, a importância do diagnóstico e tratamento correto. As otites também podem ser classificadas de acordo com a região em que atinge a orelha: externa, quando acomete apenas o pavilhão auricular; média, quando acomete as estruturas mais internas do ouvido; ou interna quando há ruptura da membrana timpânica. 

Quando a otite atinge as estruturas mais internas do ouvido, pode resultar em perda da audição e também do equilíbrio do animal.

 

Raças mais predispostas

A otite afeta mais frequentemente os cães do que gatos, devido à anatomia de suas orelhas que podem ser longas e pendulares. Os cães também possuem um conduto auditivo mais estreito, que são cobertos de pelos internamente. 

No entanto, qualquer cão ou gato pode ser acometido pelo otite quando não recebe os cuidados de higiene e limpeza necessários. 

A seguir alguns exemplos de raças mais predispostas a desenvolver a otite:

Cães de orelhas pendulares que ficam mais abafadas e com maior predisposição à umidade - Cocker Spaniel, Basset Hound, Golden Retriever, Afghan Hound, Beagle, Dachshund.

Cães que frequentemente têm alergias de pele: Yorkshire, Maltês, Poodle, Shih-Tzu, Lhasa Apso.  

 

Tratamento da otite

A orientação veterinária é que o tratamento da otite seja feito de forma regrada até o fim, para evitar que a infecção evolua, criando parasitas mais resistentes ou até comprometendo a audição do cão. 

Por isso, ao notar sensibilidade e vermelhidão no pavilhão auricular, o tutor já deve procurar um veterinário para avaliação e iniciar o tratamento.

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e o tipo de otite. O veterinário fará um exame detalhado do conduto do animal para identificar o tipo de microorganismo (bactéria, fungos, ácaros) que está causando a doença antes de indicar o tratamento.

No geral, é realizado por meio da aplicação de medicações de uso tópico nos ouvidos. Nos casos das otites secundárias a dermatite alérgica, é fundamental que a alergia do animal como um todo seja tratada, já que, somente a medicação da otite terá pouco efeito. 

Além disso, todo o tratamento envolve primeiramente o procedimento de limpeza do conduto, que serve para retirar o excesso de secreção e permitir a entrada do produto que realmente vai combater a infecção.  

 

Como prevenir a otite canina?

Para prevenir a otite é importante realizar uma limpeza semanal do conduto auditivo com produtos específicos (ceruminolítico de pH fisiológico) que podem ser indicados pelo médico veterinário. 

Atenção: existe uma diferença importante entre os produtos utilizados para limpeza e o medicamento usado para tratar a otite. Por isso, sempre siga a orientação do veterinário antes de comprar o produto.

Também é importante evitar a entrada de água no conduto auditivo durante os banhos. Caso isso aconteça, é  preciso secar bem a região para evitar umidade.

 

Veja a seguir o passo a passo para fazer a limpeza dos ouvidos do seu cachorro:
 

1.Deitar o cão com a cabeça em seu colo para visualizar melhor o conduto auditivo.

2.Pingar gotas do produto dentro do conduto auditivo (de acordo com o indicado pelo fabricante).

3. Massagear delicadamente por um minuto com o polegar abaixo do ouvido para que o líquido possa penetrar com maior facilidade.

4.Retirar com um algodão as sujidades internas da orelha, até que ele saia limpo.

5.Pingar o remédio no algodão e passar delicadamente no pavilhão auricular (área externa), removendo sujidades que possam ser encontradas após a aplicação do produto.

 

Gostou das dicas? A cada semana nosso blog tem novidades e dicas de como cuidar melhor do seu pet. Até a próxima!

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados