Meu cachorro precisa de uma caminha?

Muitas pessoas ficam em dúvida se comprar uma caminha para o cachorro será bom ou apenas um gasto desnecessário, tendo em vista que muitos cães são agitados e podem acabar roendo e destruindo a cama.

O ideal é, sim, ter uma caminha para o cachorro e educá-lo para usá-la sozinho no cotidiano. Mas, nem sempre o cão vai se adaptar. Afinal, o cachorro pode, por vários motivos, preferir dormir no chão. Ainda assim, a caminha é, com toda a certeza, um objeto que traz muitos benefícios para a vida do cachorro.

É muito normal os filhotes tentarem destruir a caminha nos primeiros dias, por isso o ideal é desde cedo ensiná-lo a respeitá-la. Mas, esse hábito pode ser extinto com um pouco de dedicação e treinamento do tutor. Entenda os benefícios de ter uma caminha para o seu melhor amigo e confira dicas importantes para fazer a melhor escolha a seguir!

 

Benefícios de uma caminha de cachorro

A maioria de nós, humanos, não dorme bem sem uma boa cama. No caso dos cães, uma caminha também pode ser ótima para a qualidade de vida e para o convívio do pet em casa. Saiba quais são os benefícios de ter uma caminha somente para o cachorro!

 

■ Mantém o cãozinho confortável e aquecido

O conforto é um dos benefícios mais evidentes quando se fala em adquirir uma cama somente para o cãozinho. Mas, além de conforto, o acessório também fará com que ele se sinta valorizado, já que agora, ele possui um local só seu. Além disso, a cama ajuda o pet a se manter aquecido. Seja no inverno, ou mesmo à noite, quando as temperaturas costumam cair, a caminha é uma ótima alternativa. Nos dias de friagem, o dono pode, inclusive, colocar uma manta para aquecer ainda mais o canino.

 

■ Contribui para o bom comportamento

Se você não quer o cão deitado na sua cama ou sofá, é importante oferecer uma boa alternativa a ele. Nesse caso, ensiná-lo que a caminha é o local dele é a solução para evitar que ele use o seu espaço.

Além de ajudá-lo a ter seu próprio espaço, também é possível ensinar o cão a aguardar na caminha durante situações em que ele costuma ficar eufórico, como com a chegada de visitas ou na hora das refeições.

 

■ Preserva a mobília da casa

Ensinar o cão a usar apenas a caminha dele ajuda a evitar pelos em locais, como camas ou sofás. Além disso, cães costumam cavar antes de deitar para resfriar o local ou para deixá-los mais confortáveis. Por isso, a caminha apenas para o cachorro evita que ele rasgue seus móveis.

 

■ Mais qualidade do sono

O sono é uma parte imprescindível para a saúde do cachorro. Os cães dormem em torno de 12 a 18 horas por dia, às vezes, até mais. Isso ajuda a manter o sistema imunológico resistente, e o corpo e a mente fortes e saudáveis.

Passar todo esse tempo no chão é realmente desconfortável. Caso durma mal, o cão pode sentir dores e ficar estressado. Então, a caminha é ótima para ajudar o peludo a ter um sono bom e mais qualidade de vida.

 

Dicas para escolher uma caminha para cachorro

Existem diversos tipos de camas, e apenas comprar uma sem dar muita atenção, pode não ser o suficiente. É importante lembrar que, dependendo do tamanho do cão, alguns tipos podem ser mais adequados.

 

■ Escolha uma com ajuste e fácil de lavar

É indicado que a caminha se ajuste perfeitamente ao corpo do cãozinho. Especialmente, se o cachorro for maior e mais pesado. No caso deles, caminhas maiores são mais confortáveis e evitam dores no corpo.

Também procure por tecidos mais fáceis de lavar e, se possível, opte por camas com capas que possam ser retiradas para lavar. Isso facilita bastante a vida do tutor na hora de manter a higiene da caminha. Ela é muito importante para evitar proliferação de bactérias e para cuidar da saúde do cão e da família.

 

■ Cuidado com o tamanho da caminha

A cama sempre deve ser grande o suficiente para o cachorro conseguir se esticar totalmente sem nenhum membro do corpo ficar para fora. Mesmo que o seu cão tenha o costume de dormir mais enrolado, é importante que a cama tenha espaço suficiente para ele poder se esticar e dormir em qualquer posição que ele queira.

Se optar por uma cama do tipo toca, não deixe de aplicar a mesma lógica. Procure por camas adequadas para o tamanho do seu pet e, também, para o peso dele, tendo em vista que, quanto maior o cão, mais resistente a cama precisa ser.]

 

■ Veja se a caminha é segura para o seu cão

As camas precisam ser não somente confortáveis, mas também seguras. Em alguns casos, o cão pode pular nela e fazer com o que a cama escorregue. Assim, para evitar acidentes, priorize caminhas com superfície antiderrapante. Também evite materiais como o enchimento de algodão, já que ele não é indicado para cães destruidores ou hiperativos.

■ Opte por uma almofada de qualidade

Ao deitar, muitos cães gostam de apoiar a cabeça em um local mais alto, por isso, é legal ter uma almofada de qualidade na cama. Outra opção é optar por uma caminha com as laterais mais altas para que o cãozinho apoie a cabeça nesses encostos.

Assim como o tamanho da cama, o lugar onde o cão apoia a cabeça também é importante para garantir conforto, saúde e qualidade de vida do cachorro. Se você optar por uma caminha do tipo almofada ou colchonete, verifique se ela é confortável e acolchoada o suficiente para o porte do seu pet.

 

Uma boa caminha para o cachorro é indispensável

Como vimos ao longo do artigo, a caminha tem grande importância na qualidade de vida dos cães. Eles precisam dormir bem e assim como nós, humanos, precisam de conforto durante suas horas de sono. E, embora seja possível que o cachorro não se adapte ao uso da cama, ela é importante para ele ter seu próprio espaço, sendo até mesmo uma aliada no adestramento.

Se você estava em dúvida sobre comprar ou não uma caminha, saiba que ela é muito benéfica para o seu pet, e tenha em mente que a recomendação é, sim, fazer esse investimento para cuidar da saúde física e mental do seu cão, proporcionando-o boas noites de sono.

 

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o mundo dos pets!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados