Como administrar a higiene dos pets em casa!

Mais do que estética, a higiene dos pets é muito importante para a saúde dos peludos e para quem convive com eles de perto. Presentes cada vez mais no nosso dia a dia, os pets já estão acostumados a viver dentro de casa, subir no sofá, pular no colo e, em alguns casos, até na cama. Por isso, a higiene deles precisa estar em dia! Em alguns casos de pets idosos ou medrosos, os tutores preferem dar banho em casa a fim de reduzir o estresse dos animais. Mas tem muitos donos que preferem fazer a higiene do peludo em casa, por uma questão de carinho e cuidado! Pensando nisso, a Botica Pets preparou algumas dicas para você cuidar do seu amigão da melhor maneira possível. Confira!

Beleza e higiene dos pets em casa!

Primeiro banho

O filhote pode tomar o primeiro banho a partir dos dois meses de idade em casa. No pet shop, é indicado somente 15 dias após o fim do protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. higiene dos pets A hora do banho também deve ser um momento de diversão para o filhote. O banho é muito importante para a higiene dos pets pois além da limpeza, evita a proliferação de parasitas. Também é um momento para o dono observar se está tudo bem com a pele e os pelos do peludo.

Frequência e materiais

O ideal é que os pets tomem banho a cada 15 dias para evitar problemas de pele e proliferação de fungos. Isso já é o suficiente para manter o cachorro limpo caso ele viva em apartamento. Para os pets que vivem em casa, a frequência pode ser ainda menor. Agora, se o peludo se suja muito no quintal, pode ser recomendado o “banho a seco” com produtos específicos para isso. higiene dos pets Muita atenção! Produtos de higiene pessoal dos tutores não devem ser utilizados na higiene dos pets. Todos os produtos utilizados no banho (sabonetes, shampoo, condicionador, perfume, escova e pasta de dentes, escova de pelos) devem ser próprias para pets. Isso porque os produtos para humanos podem trazer riscos à saúde dos pets. Fique atento!

Passo a passo do banho

 #1 – Preparação do banho

higiene dos pets Não se esqueça de checar a temperatura da água para o banho do pet. Escolha um ambiente calmo para o banho – pode ser no chuveiro, numa banheira ou até no quintal, o importante é que o pet se sinta à vontade. O importante é evitar locais que o pet possa cair ou fugir. Utilize sempre água morna.

#2 – Preparação do pet

higiene dos pets Escovar os pets ajuda a desembaraçar os pelos e eles adoram! Para animais de pelos longos, comece escovando os pelos com o pet ainda seco. Isso evitará que os nós fiquem ainda mais enrolados com a água e machuquem o pet ao desembaraçar.

#3 – Durante o banho

higiene dos pets Todo cuidado é pouco para evitar entrar água nos olhos e nas orelhas do peludinho. Proteja os olhos e ouvidos do pet. Nestas regiões não é recomendado cair água e muito menos produtos de limpeza. Nos ouvidos, você pode colocar um pouco de algodão hidrofóbico, sem aprofundar na orelha, para proteger da água no momento da higiene dos pets. Procure massagear bem o corpo do pet, limpando bem as patinhas. Com certeza, seu pet irá gostar deste carinho. Não se esqueça de enxaguar e tirar todos os produtos.

#4 – Secando o pet

higiene dos pets Não se esqueça de secar seu peludinho após o banho. Após o banho, passe uma toalha em todo o corpo para retirar o excesso de água. Retire o algodão dos ouvidos e seque bem! Se for usar o secador para os pelos, mantenha-o na temperatura morna e a uma distância de 30 centímetros do pelo. Aproveite para pentear os pelos do pet! Gostou das dicas para a higiene dos pets? Compartilhe com a gente a sua opinião! Leia também: Verão intenso: tosar ou não tosar o pet?

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados