Esta é uma das nossas épocas preferidas para aproveitar ao lado dos pets. Os cães podem aproveitar muito ao seu lado – nos passeios, viagens e em casa – mas é muito importante ter alguns cuidados com o pet no verão. Desidratação, vômitos e diarreias, problemas de pelo e pelagem são alguns dos problemas que podem ocorrer com o cão na época mais quente do ano.
É preciso ficar muito atento com os cuidados com o pet no verão!
Para facilitar ainda mais a sua vida e garantir os melhores cuidados com o peludo nesta época do ano, fizemos uma lista com 5 dicas para você. Confere aí!
#1 Incentive o cão a beber água
Devido às altas temperaturas, é muito importante prestar atenção se seu pet está se hidratando o suficiente. O calor pode deixar o pet desidratado. Por isso é importante incentivar que o peludo beba bastante água. A dica para isso é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. Você também pode encher uma garrafa pet de água e congelar. Depois, retirar do plástico e oferecer ao cão. Além de servir de brincadeira, o gelo será uma forma do cachorro se hidratar. Temos uma dica bem legal de sorvete para o seu pet. Saiba mais aqui.
#2 Proteja o cão contra parasitas
Muito cuidado com os parasitas! Eles podem causar muitos problemas ao seu peludo! Essa é uma superdica quando o assunto é cuidados com o pet no verão. Nessa época, as pulgas e carrapatos fazem a festa. O aumento da umidade nesta época do ano ajuda a proliferar insetos e outros bichinhos que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Por isso, garanta que seu cão esteja adequadamente protegido contra pulgas e carrapatos (antipulgas e carrapatos). O uso de repelentes próprios para pets também é indicado para evitar picadas de formigas e abelhas.
#3 Passe protetor solar no pet que fica exposto ao sol
A exposição ao sol pode ser nociva também aos peludos. Você sabia que os pets também devem usar protetor solar? Sim! Com ele, você evita o aparecimento de doenças causadas pela exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele. Para isso, deve-se aplicar o protetor específico para pets 30 minutos antes do peludo sair ao sol em partes do corpo que não têm pelo como no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. E reaplicar a cada duas horas.
#4 Passeie com o cão nos horários mais frescos
Reserve um horário adequado para passear com seu pet, evitando exposição ao calor excessivo. Passear com o cão diariamente deveria ser um hábito de todo o tutor. Além do bem-estar do peludo, pode fazer bem a você também. No verão, no entanto, é preciso se programar para realizar os passeios no começo da manhã ou no final da tarde. O objetivo é evitar o período mais quente, que pode fazer mal ao pet e queimar as patinhas!
#5 Cuide dos pelos e da pelagem do cão
A hora do banho é só diversão! Mas muito cuidado na secagem dos pelos! Para os pets que têm acesso a água no verão é preciso ter cuidado com os pelos e a pelagem. Molhar o pelo pode e deve ser feito em dias quentes, mas é importante certificar-se da correta secagem deles, para evitar a ocorrência de problemas de pele! Quer saber mais dicas de como cuidar bem do seu cachorro? Leia dicas no blog da Botica Pet!