5 ingredientes naturais que beneficiam o cachorro atleta

A atividade física é importante também para os cachorros e faz parte dos cuidados que todo o dono deve oferecer para proporcionar uma vida mais saudável aos animais. Além da corrida e da caminhada, existem atividades que podem ser desempenhadas pelos pets, como surfar, praticar o agility (percurso de obstáculos com o qual o cão deve interagir com saltos altos, túneis e etc), andar de skate, rafting, stand-up paddle e muito mais. 

Nos casos dos cães atletas, disposição e força são fundamentais para manter a rotina de exercícios intensos.  Em quaisquer situações, a prática de esportes requer atenção para que a saúde do animal não seja prejudicada. Além do acompanhamento do veterinário, muito treino e nutrição adequada, os cães atletas necessitam de uma suplementação para ter maior disposição e manter o organismo forte e revigorado.

Conheça 5 ingredientes naturais que podem beneficiar o cão atleta em seu dia a dia!

1. Chlorella

Trata-se de uma alga unicelular utilizada como alimento funcional que pode ser oferecido aos cães. Seu nome científico, Chlorella vulgaris, deriva do grego chloros (verde) e ella (pequena). Os seus benefícios são muitos: 

- Possui alta concentração de vitaminas e minerais benéficos para o pet. É uma excelente fonte de vitamina A (mais do que na cenoura), C, E, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. 

- É rica em fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, magnésio e cálcio.  

- Promove atividade antibacteriana, protege os animais expostos a estresses agudos e fortalece o sistema imune. A utilização da alga, de forma preventiva, foi testada em camundongos que estavam com o sistema imune comprometido. Os resultados encontrados nos estudos indicaram que a chlorella é um modificador da resposta biológica, por aumentar as defesas do hospedeiro contra infecções virais e bacterianas. 

- Atua como um detox do organismo, pois atua “limpando” o sangue, o fígado, os rins, o intestino e retirando as impurezas. 

- Tem ação contra o envelhecimento e câncer. Os ácidos nucleicos RNA e DNA presentes na chlorella são responsáveis por proteger as células contra o envelhecimento. A luteína e betacaroteno são antioxidantes responsáveis pela prevenção dos danos ao DNA das células, evitando mutações que podem levar a doenças como o câncer. Além disso, ajuda a inibir a criação de vasos sanguíneos que levam nutrientes aos tumores.

 

2. Beterraba

Esta raiz tem valiosas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos. Além disso, possui diversas propriedades benéficas e que são utilizadas pela indústria farmacêutica devido às qualidades terapêuticas. 

Revigora animais enfraquecidos pois é rica em glutamina, aminoácido que é facilmente metabolizado pelo animal e prontamente aproveitado como energia, auxiliando no combate à fadiga e na redução do estresse muscular. Também promove o fortalecimento muscular e de tendões devido à alta concentração de potássio e manganês.

Saiba mais: 

- Auxilia na perda ou diminuição da força física e na redução da fadiga muscular.

- Fortalece o coração e aumenta a circulação sanguínea. 

- Contém antioxidantes (carotenóides) que são responsáveis pela prevenção de problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas. 

- As vitaminas C e E também são excelentes antioxidantes e, por isso, possuem atividade antienvelhecimento. A beterraba ajuda a combater os efeitos provocados pelos radicais livres (que são responsáveis pelo envelhecimento das células), contribuindo para a manutenção de uma pele mais saudável. 

- A vitamina A favorece a manutenção da saúde da visão. A deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz.

 

3. Acerola

A acerola (Malpíghia glabra) é uma fruta de baixo valor calórico e uma excelente fonte de vitamina C. A quantidade de vitamina C presente na acerola pode ser de 20 a 40 vezes maior que a da laranja. Fique por dentro dos outros benefícios: 

- É rica em vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3), e minerais como cálcio, ferro e fósforo. 

- É antioxidante devido ao alto teor de ácido ascórbico (Vitamina C). 

- Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções. 

 

4. Alcachofra

Facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino. Outros benefícios:

- Importante ação digestiva por meio do aumento da quantidade de bile contida na vesícula biliar e secretada pelo fígado, facilitando a digestão de gorduras no intestino e regulando as funções intestinais.

- A cinaropicrina, presente na alcachofra, possui ação contra a produção do fator de necrose tumoral, atuando como anti-inflamatório, além de ser antimicrobiana e antifúngica.

 

5. Levedura de cerveja

Muito mais do que apenas um componente da cerveja, a Saccharomyces cerevisiae é uma levedura, um fungo, assim como os bolores e cogumelos. São seres vivos unicelulares, visíveis apenas com o uso do microscópio. São encontrados em vários lugares como no solo, nas plantas, em alimentos e até no ar.

O levedo é produzido a partir da fermentação, o processo que este fungo utiliza para quebrar moléculas como o açúcar e gerar a energia que ele necessita. Este processo é utilizado para produzir remédios e alimentos, como o pão, por exemplo. Não é à toa que as leveduras são as mais antigas fontes de proteína unicelulares consumidas pelas pessoas. Seu consumo é feito por meio de produtos naturais, bebidas e alimentos fermentados.

- É considerado um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.

- A levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) pode ajudar a melhorar a digestão do pet.

- Auxilia o sistema imunológico dos animais por meio de aminoácidos que agem exercendo efeito contra bactérias, vírus, fungos e parasitas.

- É fonte de nutrientes, sendo composta por carboidratos, proteínas, minerais (fósforo e potássio) e vitaminas do Complexo B.

 

Suplemento Vigor para o cão atleta

Os animais atletas necessitam de uma suplementação natural para tonificar a musculatura e elevar a energia. O Suplemento Vigor, da Botica Pets, pode ser um importante aliado ao oferecer um suporte funcional à base de ingredientes naturais e sem o uso de conservantes. 

Os nutrientes presentes no composto beneficiam as células musculares e atuam como antioxidantes. O uso contínuo proporciona um melhor desempenho e condicionamento muscular, além de ajudar a reduzir os riscos de várias doenças e atuar diretamente no sistema imune, aumentando as defesas do organismo como um todo. Quando estes ingredientes são associados em fórmulas prontas, um acaba complementando os benefícios do outro. 

Benefícios:

- Revigorante

- Devolve a força e a disposição

- Acelera a recuperação de pets convalescentes

- Recupera a musculatura

- Aumenta a massa muscular

- Aumenta a imunidade

- Estimula o apetite

- Previne doenças (ação antioxidante)

- Dá energia para animais atletas

Compre o Suplemento Vigor, aqui.

 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhar :)

Leia também: Como cuidar do cão atleta? 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados