Dicas para cuidar melhor do seu cão - Manual do cão natural
5 dicas para cuidar melhor do seu cão
Cada vez mais sabemos o quanto é importante oferecer cuidados para a saúde dos cães. Não é à toa que hoje já existem terapias naturais para prevenir ou tratar diversas enfermidades dos pets, de forma integrada. Daí a importância da medicina integrativa. É uma tendência em todo o mundo que busca identificar e combater as causas profundas das doenças. Isso permite cuidar do corpo como um sistema integrado e não somente como uma união de órgãos independentes dividida por especialidades médicas. O foco da medicina integrativa não é somente corrigir os sintomas! Trata-se de entender o que está acontecendo com todo o corpo para tratá-lo da melhor forma. Para isso, cada vez mais, os profissionais estão preocupados com as interações entre genética, fatores ambientais e de estilo de vida que podem influenciar a saúde dos pets a longo prazo. Assim fica clara a importância de incluir na rotina do cão alguns cuidados naturais que os veterinários recomendam e os peludos adoram! Separamos 5 dicas para cuidar melhor do seu cão, já pode colocar em prática!
Alimentação natural
A nutrição é um dos mais importantes fatores para garantir a saúde, a qualidade de vida e longevidade dos peludos. Assim, muita gente já aderiu à Alimentação Natural (AN), uma dieta balanceada por veterinários que pode ser feita em casa.
Passeios diários
Cheirar, marcar um local por meio das necessidades, conhecer outros pets. Isso faz parte do instinto natural do cão e é preciso oferecer este cuidado diariamente. Para cumprir esta meta, você vai precisar dedicar mais tempo ao seu melhor amigo.
Suplementos naturais
O uso de nutracêuticos para os pets já tem muitos adeptos que entendem os benefícios que podemos ter a partir dos alimentos. Os suplementos naturais possuem, de forma concentrada, compostos bioativos provenientes dos alimentos naturais. O objetivo é ajudar em diversas funções do organismo. Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets como a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros.
Terapias naturais
Uma série de terapias naturais voltadas para melhorar a saúde, o bem-estar e prevenir os pets de doenças. O tutor pode escolher a que melhor se adapta às necessidades do cão. Conheça algumas: Cinesioterapia: é a terapia pelo movimento que tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função. Cromoterapia: utiliza as cores no tratamento de doenças. É uma técnica muito suave, mas intensa, que reequilibra a dinâmica natural da energia do organismo. Ozonioterapia: o ozônio age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização.
Enriquecimento ambiental
É fundamental construir um ambiente criativo para o pet dentro de casa. Somente assim o peludão poderá gastar energia de uma forma mais saudável.