5 cuidados que é preciso ter com o pet no final do ano

Mais um ano chegou ao fim e os planos para o Natal, o Ano Novo e a viagem de férias já devem estar com tudo, né? Mas neste momento não dá para esquecer dos cuidados importantes que você precisa ter com o seu cão. Pensando em garantir um final de ano mais tranquilo para toda a família, separamos 5 cuidados para colocar em prática já e garantir a saúde e o bem-estar do peludão.

Cuidados com o pet

1 - Check-up antes e após as férias

Vai viajar com pet? Então saiba que a visita ao vet antes de ir viajar é fundamental para que o peludo possa estar protegido contra as possíveis doenças que podem acometê-lo nestes dias. Também é importante uma avaliação clínica e laboratorial do animal semanas após ter retornado de viagem. Assim como nós, os pets estão sujeitos à diversas doenças que podem variar sua prevalência conforme a localização geográfica. Esse cuidado com o pet no verão, é essencial.  

2 - Cuidados durante a viagem

Para o pet que vai viajar de carro, é importante acomodá-lo com o uso do cinto de segurança e de fazer paradas para o xixi. Quem não pode levar o pet na viagem pode optar pelo hotelzinho. Nos dois casos, não se esqueça de levar tudo o que o peludo vai precisar: cama, alimento que ele consome, potes de água e comida, medicamentos que ele toma e brinquedos.  

3 - Hidratação no verão

É importante incentivar que o peludo beba bastante água nesta época, pois o calor pode deixar o pet desidratado. Uma dica é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. Os bebedouros que funcionam como “fontes” também são opções interessantes, pois fazem a água circular, mantendo-a sempre limpinha para o peludo. Você também pode encher uma garrafa pet de água e congelar. Depois, retirar do plástico e oferecer ao cão. Além de servir de brincadeira, o gelo será uma forma do cachorro se hidratar.  

4 - Horário dos passeios

O ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, é menor.  Se o cachorro ficar muito ofegante, para evitar o aquecimento do corpo, borrife água no dorso e nas patinhas. Isso ajudará a resfriar o animal. Caso ele fique muito ofegante, interrompa o passeio e leve-o para casa.  

5 - Medo de fogos de artifício

Esse é um dos problemas mais comuns nesta época do ano. Uma dica é ir acostumando o pet com barulhos altos (seja da TV, música, etc). No dia do Natal e do Ano Novo, mantenha o cão em um lugar seguro (sem vidros e janelas abertas) e não tente prendê-lo na coleira. Se puder, fique ao lado dele. Caso contrário, deixe o peludo em um ambiente com objetos que o confortem como a caminha, os brinquedos e até uma roupa que tenha o seu cheiro. E o mais importante: aproveite muito esta época do ano ao lado do seu peludo e da família! Feliz Natal e Ano Novo!  

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados