Por que o pet destrói objetos? Saiba os motivos!
Por que o pet destrói objetos? Se você nunca pensou sobre os motivos a gente conta para você
Quem nunca chegou em casa e encontrou uma almofada comida, um pé de cadeira mordido, um sofá destruído ou até aquele sapato preferido em pedaços? Já se perguntou alguma vez: Por que o pet destrói objetos? Bom, uma pequena destruição, aqui ou ali, pode até fazer parte da rotina de algumas famílias que têm cães, mas estes comportamentos podem ser corrigidos, sim! Temos certeza que se você já passou muitas vezes por este problema pode enumerar as piores bagunças que o pet já aprontou. Parece que nada escapa do pet, não é verdade? Alguns donos que enfrentam o problema podem até optar por punir o cão, mas isso não resolverá a situação. Este tipo de comportamento é decorrente da Síndrome de Ansiedade de Separação. Trata-se de um conjunto de atitudes – entre elas, os latidos em excesso; o xixi no lugar errado; a lambedura excessiva e a própria destruição de objetos. Esta situações podem parecer apenas desobediência, mas que indicam que o cão sofre desta doença! Mas, porque os cães desenvolvem este comportamento?
Hábitos dos antepassados
O que pouca gente sabe é que o que parece apenas um desvio de comportamento para nós, para os pets é parte da própria natureza. Você com certeza já ouviu falar que os cães são descendentes dos lobos. Assim como eles, pertencem à família dos canídeos. Estes animais, em habitat natural, têm o hábito de caçar, cortar e comer as suas presas. Para isso, desde sempre, vivem em bandos para obter comida e proteção. Mesmo domesticados, os cães mantêm alguns destes hábitos. Eles veem o dono e demais membros da família como sua matilha, da qual não devem se separar. Sozinhos, se sentem ameaçados e desprotegidos. Enquanto ele destrói objeto da casa pode parecer uma provocação a você por ter o deixado sozinho, para o cão, pode significar força do “velho hábito” de caça.
Ficar demais sozinho
Não é à toa que os momentos em que os cães ficam sozinhos estão entre os mais comumente associados ao hábito de destruição. Os pets que passam muito tempo em casa, sem os donos, se tornam ansiosos.
Superapego
Um dos problemas mais comuns associados à ansiedade de separação e com à destruição de objetos, é a tendência de humanizar os pets. Isso inclui levar o peludo a todos os lugares, deixar ele passar o tempo todo ao seu lado em casa, só permitir que o peludo durma ao seu lado e, principalmente, fazer tudo o que o pet quer. Estas atitudes podem gerar uma dependência e um apego excessivo, que o pet não saberá lidar quando estiver só. O excesso de carinho e atenção pode deixar o animal dependente e perdido quando há necessidade de o tutor de ausentar.
Falta de atividades
Talvez, um dos principais motivos para a destruição de objetos é a ociosidade ou a falta de atividades. Sem passeio e brincadeiras para gastar o tempo, o cão vai procurar algo para manter-se ocupado! E isso pode gerar problemas de comportamento.
Uma solução para meu amigo peludo que destrói objetos!
Quer saber como você pode acalmar a ansiedade do seu pet? Baixe nosso infográfico gratuito com 5 dicas para aliviar a ansiedade!