Medo e ansiedade canina: como estão presentes no nosso dia a dia?

Você sabia que 3 em cada 4 cães podem sofrer de ansiedade?  Pesquisadores da Universidade de Helsinque (Finlândia) relataram que a maioria dos cachorros apresenta um ou mais sintomas de ansiedade canina. Para chegar a essa conclusão, eles entrevistaram cerca de 13 mil proprietários de cães. Os peludos eram de 14 raças distintas.

A pesquisa foi baseada em um questionário respondido pelos tutores sobre alguns comportamentos dos pets, que deveriam ser classificados em baixo, médio ou alto impacto em relação à recorrência em suas rotinas. Os resultados indicaram que 72,5% dos pets apresentavam, pelo menos, um dos seis problemas a seguir de forma mais grave:  

- Medo (de modo geral);

- Desatenção;

- Sensibilidade ao ruído;

- Ansiedade de separação;

- Agressão;

- Comportamentos compulsivos.

O medo foi relatado por 29% dos tutores, enquanto 14% mencionaram cães com comportamento agressivo. 

Quer saber como identificar esses comportamentos e a solução para o cachorro? Leia alguns relatos de clientes e veterinários da Botica Pets e saiba o que fazer para ajudar o pet.


1. Medo 

O medo é um problema comum em muitos pets, principalmente aqueles não socializados desde cedo. Alguns medos comuns nos cães aparecem quando precisam relacionar-se com pessoas ou lugares estranhos e ir ao veterinário, por exemplo.

Para evitar o desconforto do animal durante o momento de chegada e saída de pessoas em sua casa, procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro, evitando fugas. Para que o pet não se sinta deslocado é importante que o espaço escolhido seja familiar e que sua caminha, recipiente de água e alimento estejam lá.

Já para evitar que a ida ao veterinário se torne um terror, antes de colocar o pet no carro e sair para a clínica, procure exercitar o cão, deixando-o mais cansado e, por consequência, mais tranquilo. Ao chegar na clínica, nada de pegar o animal no colo e tentar protegê-lo do momento. Isso, apesar de parecer que funciona, pode deixar o animal ainda mais nervoso. 

Para saber mais sobre o tema, leia o texto sobre o estresse em humanos e pets:

Leia a seguir o relato da comportamentalista Luiza Cervenka sobre o tratamento do chihuahua Ruan com terapia comportamental e a Fórmula Maracujá, da Botica Pets:

"O pequeno Ruan estava atacando visitas. Por isso, seus tutores me chamaram para compreender o porquê daquele comportamento e como resolver. Durante a consulta comportamental, observei que o pequeno cão estava com muito medo de tudo o que lhe era desconhecido. E, como uma forma de afugentar o estímulo que lhe causava medo, latia, rosnava e avançava para o estranho.

A grande questão não era a agressividade do cachorro, mas seu medo excessivo. Eu poderia prescrever inúmeros treinos e brinquedos, mas poderia levar um tempo até que ele tivesse interesse em interagir com aqueles novos objetos e rotina. Por isso, indiquei a Fórmula Maracujá.

Expliquei aos tutores que a Fórmula não iria dopar o cachorro, muito menos deixá-lo prostrado. Apenas iria ajudar a relaxar e ficar mais aberto às novidades. Assim, os tutores aceitaram a indicação e passaram a oferecer a Fórmula por uma semana, como experiência.

Durante esta primeira semana, foram oferecidos novos brinquedos ao cão. Também foram feitas alterações em sua rotina. Os tutores já observaram mudanças no comportamento do animal, tanto dentro, quanto fora de casa. Todavia, após a primeira semana, eles pararam de dar a Fórmula ao cão. Ele continuou respondendo aos estímulos, mas com menos confiança, comparado à primeira semana. Na rua, estava mais assustado e tenso.

Ao saber da mudança de comportamento, sem a Fórmula, solicitei aos tutores que voltassem a oferecer o fitoterápico. Bastou uma única dose para o cão voltar a ser mais confiante e aceitar melhor os enriquecimentos ambientais.

Não foi somente a Fórmula que curou o pequeno Chihuahua, foi o conjunto. Hoje, passados dois meses de tratamento, o Ruan aceita receber pessoas em sua casa. Desde que seu espaço seja respeitado e ninguém tente fazer carinho nele. O que antes ele latia e mordia, hoje ele já fica à vontade pela sala, correndo com sua bolinha". 


2. Desatenção

Apesar de ser um comportamento natural de alguns peludos, a desatenção e o excesso de agitação podem fazer mal ao pet. Os cachorros agitados demais costumam, desde cedo, seguir o tutor por todo lado, podem ter dificuldade de ficar mais "zen" quando estão sozinhos em casa. Isso, aliado à falta de estímulos e atividades diárias (passeios, exercícios e brincadeiras) pode fazer o seu melhor amigo desenvolver uma série de comportamentos inadequados.

Para lidar com estes comportamentos é preciso ter muita paciência e oferecer atividades para o pet. Incluir muita diversão e exercícios na rotina do peludo, o que chamamos de enriquecimento ambiental, poderá resolver o problema! 

O enriquecimento ambiental é a construção de um ambiente criativo, atrativo e divertido para o pet dentro de casa. Somente assim o peludão poderá gastar energia de uma forma mais saudável. O objetivo é aumentar a interação do animal com o espaço de forma lúdica, mantendo o pet entretido e estimulado para exercer seus instintos naturais como cheirar, cavar, buscar alimentos, explorar, etc.

Leia 4 dicas sobre enriquecimento ambiental.

No entanto, alguns animais podem ter dificuldade para se concentrar nesses treinos e, nesse sentido, a Fórmula Maracujá pode ajudar. Leia a seguir o relato do Paulo Roberto, cliente da Botica Pets:

"Minha cachorrinha ama os palitos de Maracujá. A gente oferece para ela dentro de um brinquedo para estimular o enriquecimento ambiental, para ela se ocupar e degustar". 

3. Sensibilidade ao ruído

Os ouvidos dos cachorros são mais sensíveis e muitos deles costumam ficar agitados e assustados quando há ruídos como fogos de artifícios, rojões, música alta, buzinas e etc.

Uma das dicas para lidar com esse tema é acostumar o pet com barulhos. Você pode iniciar a dessensibilização do peludo colocando um pouco de barulho a cada dia - que pode ser da TV, de uma música ou até gravar sons de fogos. Vá aumentando gradativamente até que o pet se sinta mais confiante de que nada irá acontecer com ele por causa do barulho.

Outra solução importante é oferecer a Fórmula Maracujá. Leia a seguir o relato da Maria Eni Pantani, tutora da Mel, cliente da Botica Pets.

"Mel tem medo de fogos, ventania e tempestades. Ela fica incontrolável, o coração dispara, começa a babar, busca lugares fechados para se esconder. A fórmula ajuda muito com isso. Ela gosta muito pois não preciso insistir para ela tomar. Basta colocar na vasilha dela, ela mastiga e pronto. Deve ter um sabor muito bom. Gosto muito do calmante e Mel também. Faço de tudo para ver minha peluda tranquila e agradeço vocês por me ajudarem.

Veja também o relato da Fabiana Coimbra, tutora do Lucky:

"O Lucky fica muito agitado e nervoso com barulhos de fogos de artifício ou outros tipos de sons altos. A veterinária dele, Dra. Patrícia, indicou o suplemento de Maracujá, pois auxilia na imunidade e também para acalmá-lo. Percebi que ele ficou mais calminho com ele". 

Para saber como lidar melhor com o pet em dias mais barulhentos, leia o post.

 

4. Ansiedade de separação 

A ansiedade de separação em cães é muito comum e pode ocorrer também quando o cão recebe muita atenção dos tutores. Trata-se de uma dificuldade do peludo – que não está preparado para esperar pela atenção do tutor. Assim, fica “frustrado” quando ele não recebe a atenção que necessita, seja a falta de um carinho, uma brincadeira ou um passeio. Esta decepção recorrente pode ser o gatilho para desenvolver uma série de comportamentos inadequados.

Para entender quais são esses comportamentos, leia o post.

A Jhennifer Mendes, tutora da Eva, relata sobre como lidar com esse problema e também sobre o uso da Fórmula Maracujá:

"Minha Eva sofre de ansiedade de separação. Eu adotei ela com 3 meses de vida e ela foi a única que sobreviveu da ninhada. Filha da pandemia, a ansiedade aumentou quando começamos a ter que sair de casa, mas não foi tarefa fácil. Sempre que uma saía a outra tinha que ficar em casa (revezamos eu e minha esposa) porque a Eva uivava, chorava, ficava extremamente ansiosa mesmo com passeios diários. Tentamos vários fitoterápicos e uns até funcionaram até certo ponto, mas somente a Fórmula Maracujá da Botica Pets funcionou. A Eva hoje fica em casa sozinha com a irmã Morgana, não tem mais ansiedade quando vai colocar a coleira, quando nos vê arrumando pra sair, quando fica sozinha e em vários outros momentos. Além disso, o comprimido de Maracujá não deixa ela apática. Ela fica sendo ela só que sem ansiedade. Eu recomendo e compro sempre porque mudou a vida dela e da Morgana que também faz uso do comprimido". 

Veja também o depoimento do veterinário Fernando Alves (CRMV: 42818-SP), que relata um caso que ele atendeu em sua clínica e usou a Fórmula Maracujá:

"O paciente apresentava ansiedade por separação, com comportamento de lambedura compulsiva de membros, além de ser muito agitado durante o atendimento a ponto de o exame físico ter que ser realizado no colo da tutora. Já havia tentado previamente com outra formulação comercial, mas sem sucesso. Resolvi indicar a fórmula Maracujá, da Botica Pets, na apresentação em pó. Com apenas 3 dias de uso, o paciente permitiu exame físico completo na mesa do consultório e a tutora relatou diminuição importante da lambedura e ansiedade excessiva". 

 

5. Agressão

Seu cão tem dificuldades para se relacionar com outros animais ou pessoas? Apresenta comportamento agressivo e territorialista? A proteção à casa e aos donos é um comportamento natural dos cães, no entanto, a agressividade com pessoas de fora da casa ou com outros animais deve ser avaliada por um veterinário especialista em comportamento animal ou etólogo.

Saiba como lidar com o cão antissocial, aqui.

A seguir, o relato de um cliente da Botica Pets  que utiliza a Fórmula Maracujá para melhorar a agressividade de sua cachorrinha. O tutor é o David Sanz Calvo e a cachorra Kiara: 

"A Kiara apresentou-se um pouco nervosa e arisca de algum tempo para cá, principalmente quando estava cansada ou prestes a dormir. Nestes casos, ninguém podia tentar fazer carinho nela que ela rosnava. A partir do nascimento de meu filho Juan, a Kiara também começou a apresentar um comportamento ansioso e ciumento, não diretamente com meu filho, que por sinal ela o protege muito, mas sim comigo.

Contudo, após visita ao seu veterinário, Adalberto Von Anken, foi receitado a Fórmula Maracujá, da Botica Pets. Observei que a Kiara ficou menos ansiosa e mais tranquila, melhorando muito a questão de nervosismo e agressividade, hoje ela está bem tranquila, como sempre foi. Indicaria com certeza, haja vista que vem dando resultados. Produto de qualidade e extremamente palatável, a Kiara lambe o pote de ração, não deixa nem um vestígio de pó do Maracujá! Ela adora". 

 

6. Comportamentos compulsivos

A lambedura de patas em excesso é bom exemplo de comportamento compulsivo. O hábito de lamber é normal para cães desde filhotes, quando a mãe os lambe como forma de carinho e até higiene. No entanto, quando o animal começa a repetir esse comportamento em si de maneira repetitiva e sempre que algo o incomoda, pode ser perigoso. 

Outro tipo de compulsão é a alimentar, quando os cães comem mais do que precisam diante de um problema como depressão, tédio ou estresse.

Veja outros posts sobre os comportamentos compulsivos:

Como resolver a compulsão?

Como tratar as manias dos pets?

Leia o depoimento da Cláudia Mayer, dona da Lili, sobre o uso da Fórmula Maracujá

"Procurei o suplemento Maracujá para tentar diminuir a ansiedade e a irritabilidade da Lili. Depois de quase dois meses de uso, ela começou a se acalmar e ficou mais fácil lidar com ela. Ela aprontava até com o tosador! Hoje eu também indico o Maracujá para as pessoas, porque a Lili parou de roer móveis, rodapés e tudo que ela encontrava quando ficava ansiosa. Mas foi melhor ainda para ela, pois diminui a ansiedade que ela sentia, fazendo com que ela fique mais tranquila e não arranque mais "tufinhos" de pelo do próprio corpo". 

A veterinária Mariana Ramos (CRMV: 37173-SP) relata sobre o caso da Anita e o uso do Maracujá:

"Anita apresentava muita ansiedade e estresse, se mutilava arrancando os pelos da barriga, ficando com uma região alopécica. Introduzi a fórmula Maracujá por 50 dias e o resultado observado foi diminuição do estresse, parando de se mutilar e os pelos voltaram a crescer na região abdominal. Eu indico o produto porque os resultados são rápidos além das fórmulas terem compostos naturais". 

 

Fórmula Maracujá: como funciona?

Diante do estresse, medo, agitação e ansiedade do cão, uma boa opção é dar um calmante natural para o cachorro. A fórmula Maracujá da Botica Pets é à base de passiflora, que tem diversas propriedades que auxiliam em situações como essas.

Esse suplemento é composto por três ingredientes funcionais: a Passiflora, o extrato de alcachofra e a levedura de cerveja.

Passiflora: considerado um calmante natural, possui propriedades ansiolíticas (atuando contra irritabilidade e hiperatividade) e antiespasmódicas (que suprime a contração do tecido muscular liso, promovendo conforto digestivo para ajudar a acalmar o animal). Também melhora a concentração do pet para o adestramento e a realização de exercícios.

Alcachofra: facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo, assim, a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.  

Juntos, esses ingredientes naturais oferecem todo o conforto que seu peludo precisa, de uma forma natural e em doses terapêuticas ideais para os pets.

Vendido pronto em forma de palitos (treats Maracujá), comprimidos ou pó. Compre aqui.

Converse com as veterinárias da Botica Pets para entender melhor os benefícios de cada um desses ingredientes.

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados