Como ensinar o cão a não fazer xixi no lugar errado?
Não sabe como ensinar o cão a não fazer xixi no lugar errado? Nada escapa dele? Sofá, cama, tapetes, pé da mesa ou da cadeira? Muitos cães têm o hábito de urinar em locais impróprios e acabam enlouquecendo seus tutores com este comportamento. Pois saiba que entre as causas que levam o cão a fazer xixi no lugar errado estão problemas médicos (como infecção e incontinência urinária, medicamentos) e comportamentais (demarcação de território, ansiedade e falta de treinamento).
Entenda como ensinar o cão a não fazer xixi no lugar errado
Depois de visitar o veterinário e ficar comprovado que o pet não sofre de nenhum problema médico, é preciso colocar em prática a mudança de atitude dele e sua! Sim, alguns hábitos inadequados dos tutores também podem gerar comportamentos indesejáveis nos peludos. Um deles é brigar com o pet quando o vê fazendo as necessidades no lugar errado. Isso só leva o cão a urinar em outros cantos da casa ou até mesmo buscar locais para fazer as necessidades escondido!
Treinar o pet é fundamental. Por isso, confira algumas dicas que poderão ajudar o seu cachorro a não fazer xixi no lugar errado:
Ensine o cão ainda filhote. Quanto mais cedo, mais fácil de aprender a fazer xixi no lugar correto.
Escolha um local da casa para o cão aprender que ali ele poderá fazer suas necessidades tranquilamente.
Não deixe as vasilhas de comida e água perto do local escolhido para o xixi do cão.
O “cantinho” do cachorro deve estar sempre acompanhado de bastante jornal ou de fraldas higiênicas próprias para pets.
Não desista de mostrar ao cão o lugar certo. Mesmo se ele fizer em outros lugares, leve-o para o “cantinho” correto.
Adestradores sanitários podem ajudar o peludo a identificar o local certo. Estes líquidos podem ter odor chamativo para o animal e devem ser aplicados nos locais onde o pet deve fazer o cocô ou xixi. Outros podem ter cheiro desagradável para o pet e indicar um lugar proibido para ele.
Quando o cão fizer as necessidades no lugar correto não se esqueça de compensá-lo com um petisco ou carinho.
Não deixe de comentar o que você achou das nossas dicas! Até logo! Leia também: Como oferecer os benefícios dos ingredientes naturais para os pets!