Medo e ansiedade: como lidar com o pet nas festas de final de ano

Quer passar o final de ano sem sofrimento com o seu cão ou gato? Podemos te ajudar. Leia a seguir as nossas dicas para resolver o medo e a ansiedade do pet em relação aos fogos de artifício, barulhos excessivos, solidão, mudança de ambiente e pessoas desconhecidas.

 

Festas de final de ano e viagens com o pet

O ano chegou ao fim e muita gente tem planos para comemorar o Natal e a chegada de 2022. Aquela ceia em família já está confirmada? E a viagem de ano novo também? O que muita gente se preocupa nessa época do ano é em como deixar o cão ou gato o mais confortável possível com todas as mudanças de rotina que acontecem, além das viagens previstas para acontecer.

Tá tudo bem. Planejando, você conseguirá fazer tudo isso e, ainda, evitar que o seu filho peludo, seja um cão ou gato, sofra com tudo isso. Veja as dicas de como resolver a ansiedade e o medo dos pets.

 

Cachorro com medo de barulho

Muitos cães têm medo de barulhos de trovão, fogos de artifício, rojões, campainha, toque de celular e música alta. Se o coração do seu cão dispara diante dessas situações, você deve saber como ajudar o pet com medo de barulho. Os motivos que levam o cão entrar em desespero podem ser muitos. Um dos mais comuns é quando ocorre a exposição traumática quando o pet ainda é filhote. O medo de barulho também pode ser desencadeado na fase adulta, quando o cachorro passa por uma situação intensa ou que está sozinho. Como um bom tutor, você pode tomar algumas atitudes para ajudar o seu cão.

Uma dica é ir acostumando o pet com barulhos altos (seja da TV, música, etc). Utilize o seu celular para reproduzir barulhos diversos (como o de fogos de artifício explodindo). Comece bem baixinho e sempre que colocar para tocar, faça festa com o pet. Vale dar carinho e até um petisco. Aos poucos, vá aumentando o som gradativamente, até que fique alto ou próximo da situação real. Se o pet sentir medo, volte a abaixar o volume e comece de novo. O que dá certo é ter persistência.

Os ouvidos dos cachorros são mais sensíveis que os nossos – eles escutam muito melhor do que a gente e muitos deles costumam ficar agitados e assustados quando os barulhos começam. Contar com um adestrador para realizar um treinamento de dessensibilização ao barulho pode ser uma forma eficaz de fazer o pet se sentir seguro nessas situações.

 

Ausência da família

A ansiedade de separação pode ser comum nesta época, devido à ausência da família. Se for o caso do seu peludo, uma dica é deixar objetos que são familiares para ele, como o cobertorzinho, o brinquedo preferido e até uma roupa com o seu cheiro.

 

Fórmula Maracujá para acalmar o cachorro medroso e ansioso

Em todas as ocasiões em que o pet possa ter medo ou ficar ansioso, oferecer um cuidado natural pode ajudar muito. Um deles é a passiflora, a planta do maracujá. Para isso, a Botica Pets desenvolveu a Fórmula Maracujá que acalma o cachorro, deixa ele mais relaxado, ajuda no controle da agitação excessiva, ajuda a dormir e oferece o conforto que o pet precisa num momento de maior tensão e diante do medo. Como consequência, o cachorro late menos e se importa pouco com fatores externos.

Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas como ansiedade, medo, agitação, entre outros. A qualidade terapêutica do maracujá é potencializada quando concentrada em suplementos, que contém os compostos bioativos (a parte mais “interessante”) em doses terapêuticas ideais para os pets.

Disponível em comprimidos, pó e palito. Compre aqui a Fórmula Maracujá!

O que fazer com o cão no dia do Ano Novo

O ideal é manter o cão em um lugar seguro (sem vidros, janelas abertas) e não tentar prendê-lo na coleira. Se puder, fique ao lado dele. Caso contrário, deixe o peludo em um ambiente com objetos que o confortem como a caminha, os brinquedos e até uma roupa que tenha o seu cheiro.

Não deixe de compartilhar as dicas com os amigos!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados