Bate-papo sobre terapias naturais para cães e gatos

Conversamos com a Dra. Bruna Morales, da Animal Natural, médica veterinária e especialista em Medicina Funcional e Nutracêuticos para Pets, Homeopatia Veterinária e Fitoterapia Veterinária, para saber a respeito dos tratamentos e a importância de cuidar dos nossos pets com terapias naturais.

Confira todos os benefícios que as terapias naturais podem trazer ao seu pet!

terapias naturais O tratamento natural pode trazer diversos benefícios à saúde do pet.

Qual a importância de tratar cães e gatos com terapias naturais?

As terapias naturais melhoram a saúde de forma natural, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida do animal, agem de forma profunda e duradoura, já que atuam nos planos físico, mental e emocional. Apesar dos benefícios que as técnicas alternativas oferecem, é necessário avaliar se elas podem substituir o tratamento convencional. Vale reforçar que os tratamentos holísticos só devem ser feitos por médicos veterinários com especialização nessas técnicas.

Como plantas medicinais podem ajudar os pets?

O uso de plantas medicinais tem aumentado mundialmente. Cada dia mais as pessoas vêm buscando opções de tratamentos naturais para si e para seus pets. Os trabalhos com plantas medicinais nas diversas áreas e enfermidades que acometem os animais é considerada por muitos pesquisadores um tratamento eficaz, de fácil acesso e baixo custo. Porém, é muito importante saber seus possíveis efeitos com a finalidade de estabelecer seu uso correto. Fitoterapia é uma palavra derivada do grego Phytos therapeia e significa “a cura pelas plantas”, ou seja, é a ciência que utiliza as plantas para o tratamento e prevenção de várias doenças.

Você acha que é uma tendência os tutores optarem por tratamentos naturais para os seus peludos? Por quê?

Com certeza, pois as pessoas cada vez mais estão buscando uma vida natural e saudável para elas e também para seus pets.

Quais são as vantagens de tratamentos como a fitoterapia, por exemplo?

A fitoterapia tem o poder de oferecer em muitos casos um tratamento natural, eficaz, de fácil acesso e baixo custo.

Pode nos contar um pouco sobre a sua experiência?

Sou veterinária formada pela UMESP, com especialização em Alimentação Natural, Medicina Funcional e Nutracêuticos para Pets, Homeopatia Veterinária, Fitoterapia Veterinária e Segurança Alimentar. Atuo como palestrante do Congresso Nacional de Alimentação Natural para Cães. Realizo orientação nutricional para todo o Brasil, utilizando a medicina funcional baseada em nutrigenética e nutrigenômica. Atendo clientes de todo o Brasil. Também sou fabricante de alimentação natural congelada para cães e petiscos naturais. terapias naturais Dra. Bruna Morales (Animal Natural) e seu pet.

FITOTERAPIA UTILIZADA EM CÃES E GATOS – Por Dra. Bruna Morales

É impressionante os benefícios dos fitoterápicos em cães e gatos. Confira alguns!

Problemas digestivos

terapias naturais Os problemas digestivos do pet também podem ser tratados a partir de alternativas naturais. A Aloe vera (Babosa), pode ser usada na constipação e tem sido prescrita por ter atividade imunoestimulante em feridas. A Chamomilla recutita (Camomila) tem ação antiespasmódica, antioxidante e antibactericida e têm sido usada no tratamento de úlceras intestinais e gástricas, gastrite e espasmos gastrintestinais, assim como em doenças inflamatórias intestinais. O Zingiber officinale (Gengibre), tem propriedade antiemética, ajuda na secreção de saliva e sucos gástricos e é antiespasmódico. A Linum usitatissimum L. (Linhaça) é usada na constipação, gastrite, diverticulite e enterite; contém muitas fibras e óleos. Cenoura crua ralada ou Allium sativum L (alho) podem aliviar a constipação em cães e gatos.

Problemas de pele

terapias naturais Há diversas opções naturais para o tratamento de problemas de pele do pet. A polpa de Crescentia cujete (calabaça) é aplicada em dermatites, cortes, queimaduras de sol e problemas de pele de cães. Ele tem propriedades repelentes contra pulgas. O uso externo da Calendula officinalis L. (calêndula) é sempre indicado quando se pretende obter uma ação antisséptica, antiinflamatória e cicatrizante. A OMS indica o gel de Aloe vera (Babosa) para o tratamento de queimaduras de primeiro ou segundo grau ou irritações da pele. A Aloe vera (Babosa) também é eficaz para tratar a pele e o pêlo de animais e é a erva clássica para queimaduras.

 Problemas comportamentais

terapias naturais Se seu pet está estressado ou ansioso demais talvez seja hora de experimentar os benefícios do tratamento natural. As plantas medicinais citadas são de uso calmante, sedativo e relaxante para cães e gatos. A Passiflora incarnata (Passiflora) pode ser usada em excitações constantes de cães com propensão a convulsões. A Valeriana officinalis L. (Valeriana) é usada como sedativo, relaxante muscular e indutor de sono (CUNHA et al., 2003).   Gostou de nosso conteúdo? Leia também: Dicas para aumentar a imunidade do pet!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados