Obesidade canina: o que fazer?

A obesidade é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo a causa de morte de cerca de 2,8 milhões de seres humanos por ano, de acordo com o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde”. Não existem estudos muito atualizados, mas em países como Austrália e Estados Unidos, a incidência varia entre 22% e 44%. Em 2012, 52,5% dos cães nos Estados Unidos estavam acima do peso. Já no Brasil, os estudos publicados em 2002 apontam uma incidência de obesidade de 17% na cidade de São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV).

Quem quer ver o pet acima do peso? Acreditamos que muitos dos pais de pets já tenham a compreensão do quanto a obesidade em cães pode fazer mal a eles: ficam menos ativos e, por consequência, menos alegres. Apresentam dificuldades para subir e descer escadas, brincar, passear… enfim, uma série de atividades que são importantes para o dia a dia dos peludos.

Além disso, as consequências para a saúde dos peludos são enormes: problemas cardíacos, articulares, respiratórios, dermatológicos, no trato urinário, distúrbios gastrointestinais, diabetes, estresse térmico, comprometimento do sistema imunológico, aumento dos riscos em cirurgia e redução da expectativa de vida. 

Se o peludo tem um grande apetite e tendência para engordar e você quer evitar que seu pet fique gordo, é importante incluir na rotina dele algumas das nossas dicas.

 

Dicas de rotina para o pet

1 – Faça um check-up com o veterinário – levar o pet para consultar e realizar exames de rotina é muito importante. Algumas doenças podem contribuir para o sobrepeso do peludo. Por isso, é preciso certificar-se de que o cão está saudável.

2 – Alimente-o corretamente – seja ração industrializada ou dieta natural caseira, é preciso que o cachorro obeso receba a quantidade de alimento necessário de acordo com a sua idade, porte físico e nível de atividade. Isso deverá ser orientado por um médico veterinário. Se você já sabe a melhor ração para o seu pet (indicada pelo veterinário), verifique no rótulo a quantidade de calorias que ele deve consumir por dia.

3 – Passeio com o pet – é muito importante incluir exercícios na rotina do peludo. Gastar energia ajuda a evitar que os cães fiquem obesos. Se o seu já está gordinho, leve-o para passeios diários. Mas atenção: não queira andar com ele tudo o que você não andou uma vida inteira. Comece aos poucos e vá aumentando a quantidade!

4 – Brinque com o pet – além de ser um momento de interação muito prazeroso para o cão, as brincadeiras estimulam o gasto de energia. Vale muito a pena.

5 – Evite dar petiscos – alguns petiscos podem ser bem calóricos e, por isso, vale a pena evitar fornecer aos pets. Substitua por uma fruta, por exemplo.

Assim, para um programa de emagrecimento completo, o médico veterinário deverá estabelecer:

- Orientar sobre a alimentação adequada

- Ensinar o tutor a mensurar a quantidade correta

- Dividir a quantidade diária de ração recomendada de 2 a 4 refeições

- Estabelecer um planejamento de atividades físicas

Importante ressaltar que a prevenção é a melhor maneira de combater a obesidade, uma vez que uma vida saudável está intimamente relacionada à nutrição, o hábito de exercícios físicos como caminhadas, corridas e brincadeiras que estimulem ainda mais o gasto energético.

 

Suplemento para cachorro obeso

Agora, se o seu pet está acima do peso e precisando de uma ajuda, temos uma dica. O suplemento natural FIT, da Botica Pets, tem diversos benefícios para o cachorro obeso: reduz o apetite, queima gorduras, acelera o metabolismo. Juntamente com uma dieta mais equilibrada, o suplemento facilita o processo de emagrecimento.. A vantagem é que é totalmente natural e aprovado por veterinários.

Veja a seguir todos os benefícios da Fórmula FIT:

- Estimula a perda de peso de forma saudável

- Diminui o apetite

- Promove sensação de saciedade

- Reduz a absorção de gorduras

- Acelera o metabolismo

- Aumenta o gasto calórico diário

- Melhora a disposição

- Facilita a digestão

- Aumenta a imunidade

- Previne doenças (ação antioxidante)

A fórmula inclui: guaraná (acelera o metabolismo) + garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade) + laranja amarga (reduz o apetite e aumenta o gasto calórico diário) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão).

Quer saber mais sobre o produto? Veja mais em nossa loja online ou converse com uma de nossas veterinárias!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados