16 alimentos que não podem ser oferecidos ao pet
Conheça 16 alimentos que não podem ser oferecidos ao pet
Você conhece a lista de alimentos que não podem ser oferecidos ao pet? Quem aí está acostumado a dar APENAS ração para o cão ou o gato? Nunca deu uma escapadinha e acabou oferecendo um alimento fora da dieta? É realmente muito difícil resistir à tentação quando o peludo faz cara de pedinte. Mesmo assim, como tutores responsáveis, devemos ter certeza do que podemos oferecer ao pet.
Mas, afinal, o que não podemos oferecer ao pet?
É preciso ter bom senso e procurar a orientação de um veterinário antes de incluir um novo alimento no cardápio do peludo. Nós damos uma mãozinha para você! Conheça alguns alimentos de humanos que NÃO devem ser oferecidos aos cães e gatos:
Abacate
Sua casca contém persina, uma substância que pode provocar problemas gastrointestinais nos pets. A fruta tem alto teor calórico, contribuindo para o ganho de peso do pet. No entanto, a nutróloga veterinária Dra. Sonali Rabelo, do Tendências Naturebas Pets, indica o consumo somente da polpa, em quantidades moderadas (até para pets obesos), dentro de um contexto nutricional. Além de ser rica em uma gordura do bem (monoinstaturada) . Outro risco é a ingestão do caroço, que pode levar a obstrução de vias aéreas, engasgo ou obstrução intestinal.
Batata
Não deve ser oferecida crua ou verde. A solanina, presente neste alimento, principalmente na casca, é tóxica e pode provocar vômitos e diarreia. Assim como inhame cru, cará e baroa crua.
Café
Contém teobromina, substância extremamente tóxica para os pets, que não conseguem eliminar a substância do organismo. Os sintomas são diarreia, falta de ar, tremores, aceleração do ritmo cardíaco, vômitos, convulsão e morte.
Carambola
Pode causar insuficiência renal.
Cebola
É muito perigosa devido a um composto capaz de transformar a hemoglobina em uma proteína incapaz de ligar-se ao oxigênio, afetando o seu transporte para os tecidos. Os sintomas são dificuldade respiratória, apatia e até morte.
Chocolate
Este alimento também contém teobromina. Pode acelerar o ritmo cardíaco, causar vômitos, convulsão e morte.
Espinafre
Predispõe a formação de cálculos nos rins.
Leite
Quando desmamados, os cães e gatos perdem a enzima lactase, que ajuda na digestão do leite e se tornam intolerantes à lactose. Assim, a ingestão de leite e seus derivados pode provocar diarreia, constipação intestinal, gases e vômitos.
Ossos
Não devem ser oferecidos ossos cozidos e assados. Isso porque eles podem lascar e formar fragmentos pontiagudos que, ao serem ingeridos, podem causar lesões e até ruptura de órgãos, como o estômago e o intestino.
Pão
Os pets adoram pão. No entanto, eles não conseguem metabolizar a farinha de trigo, causando problemas de pele como alergias, escamações e caspas.
Sal
O sal de cozinha em excesso pode causar problemas ao pet que tem doenças cardíaca, renal ou hepática. Causa tremores, convulsão e até morte devido ao desequilíbrio eletrolítico do organismo.
Salsicha
Apesar de ser muito apetitosa para os cães, está longe de ser um alimento saudável. Os alimentos embutidos, como a salsicha, possuem níveis importantes de agentes cancerígenos e sódio. Isso pode prejudicar o pet, independente da quantidade oferecida.
Tomate
Não tem nada de tão tóxico assim que pode ser fatal. Pode ser dado, mas sem cabo e folhas.
Uva
Assim como a uva-passa, a semente de uva possui uma substância que sobrecarrega os rins e pode causar falência dos rins em até 48 horas após o consumo.
Como escolher o petisco para o pet?
Antes de oferecer um alimento ao pet, seja ele natural ou industrializado, pare e reflita: qual o objetivo de oferecer este petisco? - Se for oferecer ao pet para distrai-lo, não opte por petiscos gordurosos. Isso porque você poderá oferecer mais vezes um petisco que não comprometa o peso do peludo. - Evite comprar alimentos que tenham muitos corantes, aromatizantes e conservantes. - Opte por produtos naturais e integrais. - Não se esqueça de verificar se o petisco contém substâncias que podem causar alergia no seu peludo. Cuide da alimentação do seu pet! Afinal, quanto mais cuidado tiver, mais tempo poderá aproveitar ao lado do seu melhor amigo. Bom, agora que você já sabe quais são os alimentos que não podem ser oferecidos ao pet, leia também: 8 verdades e 1 mentira sobre a alimentação do pet.