Pesquisar no Blog
Clientes Comportamento Cuidados Dicas Para Tutores Sem categoria

Mito ou verdade: os pets se vingam de seus donos ao levar uma bronca?

Tem gente por aí que jura que os pets “se vingam” quando recebem uma bronca por um mal comportamento. Você dá uma bronca e depois encontra um xixi no tapete, um sofá mordido…

Será mesmo uma vingança do peludo? Segundo especialistas em comportamento e adestramento animal, os cães não fazem isso de propósito ou como uma espécie de vingança do dono por terem levado uma bronca e não gostado. Isso porque a vingança, como muitos humanos são capazes de planejar, é uma ação premeditada e racional, algo que os cachorros não têm a capacidade de fazer.

A vingança é uma atitude humana. Muitos donos associam o comportamento dos animais ao de pessoas, criando uma espécie de “humanização” dos animais para justificar certos comportamentos. A justificativa mais correta é que o mal comportamento canino é resultado de uma má socialização durante a infância e da falta de regras e limites claros para o peludo. 

 

O que fazer com o pet nessas situações?

Bater e brigar não adianta. Se você fizer isso, deixará o cão ainda mais confuso. Ainda mais quando o comportamento indevido ocorreu há algum tempo, pois ele não associará a bronca ao comportamento passado. Para educar o pet, basta dizer “não” ou emitir um barulho que ele associe ao erro, como um “shhhhh”, ao presenciar o comportamento inadequado. É importante ser firme e manter uma postura corporal séria e sem agrados depois.

 

Destruição de objetos e xixi no lugar errado: vingança?

O pet come o seu sapato preferido ou faz xixi na sua cama? Geralmente, esses comportamentos podem ser confundidos como uma vingança. O fato é que essas atitudes podem estar mais associadas ao tédio e à ansiedade de separação. 

Muitos tutores chegam a confundir como desobediência, mas estes comportamentos são mais comuns em pets que não são muito estimulados física e mentalmente e que possuem uma dependência grande do tutor. Quer saber se o seu pet sofre de ansiedade canina?

Faça o teste e descubra se o seu pet sofre de ansiedade canina! Veja aqui!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário