Pesquisar no Blog
Alimentação Clientes Comportamento Cuidados Dicas Para Tutores Sem categoria

5 superalimentos para o seu cão e gato

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de alguns superalimentos para a saúde humana. Os superalimentos são aqueles tidos como especialmente benéficos para a saúde. Alguns superalimentos usados na dieta humana podem trazer benefícios também aos pets!

Por isso, separamos 5 deles para que você possa entender melhor. Confira a seguir!

 

Clorela

Trata-se de uma alga unicelular utilizada como alimento funcional que pode ser oferecido aos cães e gatos. Seu nome científico, Chlorella vulgaris, deriva do grego chloros (verde) e ella (pequena). Os seus benefícios são muitos:

– Possui alta concentração de vitaminas e minerais benéficos para o pet. É uma excelente fonte de vitamina A (mais do que na cenoura), C, E, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. Já em relação aos minerais, a clorela é rica em fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, magnésio e cálcio.

– Apresenta uma alta concentração de clorofila. Sabe-se que a ingestão de clorofila promove efeitos estimulantes no crescimento de tecidos, atuando como uma substância promotora da multiplicação de fibroblastos, células do tecido conjuntivo responsáveis pelo processo de cicatrização.

– Pode ser utilizada em casos de anemia, hepatite, gastrite e outras inflamações. Segundo estudos, a administração de clorofila para cães e gatos anêmicos estimula a síntese de hemoglobina, melhorando o quadro do pet.

– Promove atividade antibacteriana, protege os animais expostos à estresses agudos e fortalece o sistema imune. A utilização da alga, de forma preventiva, foi testada em camundongos que estavam com o sistema imune comprometido. Os resultados encontrados nos estudos indicaram que a chlorella é um modificador da resposta biológica, por aumentar as defesas do hospedeiro contra infecções virais e bacterianas.

– Atua como um detox do organismo, pois atua “limpando” o sangue, o fígado, os rins, o intestino e retirando as impurezas.

– Tem ação contra o envelhecimento e câncer. Os ácidos nucleicos RNA e DNA presentes na chlorella são responsáveis por proteger as células contra o envelhecimento. A luteína e betacaroteno são antioxidantes responsáveis pela prevenção dos danos ao DNA das células, evitando mutações que podem levar a doenças como o câncer. Além disso, ajuda a inibir a criação de vasos sanguíneos que levam nutrientes aos tumores.

 

Beterraba

Esta raiz tem valiosas propriedades medicinais devido ao seu elevado conteúdo de sais minerais, vitaminas e carboidratos. Além disso, possui diversas propriedades benéficas e que são utilizadas pela indústria farmacêutica devido às qualidades terapêuticas. Saiba mais sobre a beterraba:

– Ação provocada pela presença da glutamina, importante aminoácido que tem capacidade de interferir positivamente no funcionamento das células do sistema imune, fortalecendo o mecanismo de defesa do organismo contra doenças oportunistas.

– Auxilia na perda ou diminuição da força física, na redução da fadiga muscular e no revigoramento de animais enfraquecidos.

– Auxilia na formação de glóbulos vermelhos e plaquetas do sangue por ser rica em ferro e cobre.

– Promove o fortalecimento muscular e de tendões, devido à alta concentração de potássio e manganês.

– Tem ação anti-inflamatória.

– Fortalece o coração, aumenta a circulação sanguínea e purifica o sangue.

– Contém antioxidantes (carotenóides) que são responsáveis pela prevenção de problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas.

– As vitaminas C e E também são excelentes antioxidantes e, por isso, possuem atividade antienvelhecimento. A beterraba ajuda a combater os efeitos provocados pelos radicais livres (que são responsáveis pelo envelhecimento das células), contribuindo para a manutenção de uma pele mais saudável.

– A vitamina A favorece a manutenção da saúde da visão. A deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz.

 

Acerola

A acerola (Malpíghia glabra) é uma fruta de baixo valor calórico e uma excelente fonte de vitamina C. A quantidade de vitamina C presente na acerola pode ser de 20 a 40 vezes maior que a da laranja. Fique por dentro dos outros benefícios:

– É rica em vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3), e minerais como cálcio, ferro e fósforo.

– É antioxidante devido ao alto teor de ácido ascórbico (Vitaminha C).

– Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções.

– Facilita a formação de colágeno, melhorando a cicatrização.

– Contribui para a manutenção e integridade das paredes dos capilares sanguíneos e a formação de glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

– Funciona como auxiliar no tratamento e prevenção do câncer, por sua ação antioxidante sobre os radicais livres e neutralização de substâncias carcinogênicas.

 

Cenoura

A cenoura (Daucus carota) é rica em uma substância conhecida como betacaroteno, que confere a coloração alaranjada característica do vegetal e que ajuda a aumentar a capacidade do organismo dos cães e gatos para combater doenças oportunistas.

Conheça os benefícios da cenoura para cachorro:

– Fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

– Os carotenóides são responsáveis pela prevenção de problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas.

– As vitaminas C, E e o betacaroteno são excelentes antioxidantes e, por isso, possuem atividade antienvelhecimento. Assim, a cenoura ajuda a combater os efeitos provocados pelos radicais livres (que são responsáveis pelo envelhecimento das células), contribuindo para a manutenção de uma pele mais saudável.

– É essencial para o bom funcionamento intestinal e a proteção da mucosa. Isso porque a cenoura possui uma quantidade muito boa de fibras alimentares, que auxiliam na manutenção da saúde digestiva, estimulam o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas.

– A vitamina A favorece a manutenção da saúde da visão. A deficiência dessa vitamina pode provocar dificuldade de enxergar com pouca luz.

 

Levedura de cerveja 

A Saccharomyces cerevisiae é uma levedura muito usada na alimentação humana devido aos diversos benefícios promovidos para a melhoria da saúde e do bem-estar. Os benefícios da levedura de cerveja também podem ser oferecidos para filhotes por meio de suplementos naturais. 

Para os pets, as leveduras do tipo S. cerevisiae são utilizadas pelo seu efeito probiótico, ou seja, atuam de forma benéfica no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.

Conheça os benefícios da levedura de cerveja para o cachorro e o gato:

– É considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais do organismo. Portanto, fundamental para o desenvolvimento saudável dos filhotes, ajudando na proteção dos pets contra bactérias, vírus e outros parasitas.

– Auxilia no funcionamento da digestão de cães, pois estimula o crescimento e a atividade de bactérias benéficas para o sistema digestório, facilitando a quebra e absorção dos alimentos, evitando assim, dificuldades digestivas das mamães e filhotes.

– É rica em nutrientes, sendo composta por carboidratos, proteínas, minerais (fósforo e potássio) e vitaminas do Complexo B.

 

Como oferecer estes superalimentos ao pet?

Para garantir os benefícios adequados, o ideal é oferecer uma fórmula natural. Explicamos melhor como funciona: a qualidade terapêutica destes alimentos é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento. 

Na Botica Pets, os suplementos  são formulados por veterinários, seguros para os pets (registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA) e totalmente naturais!

Saiba mais sobre as fórmulas naturais!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário