Pesquisar no Blog
Sem categoria

3 dicas para manter a saúde do pet no inverno

Com as temperaturas começando a baixar, é natural que os tutores se preocupem com o pet e em formas de manter a sua saúde e bem-estar no inverno. No entanto, é preciso tomar cuidado com excessos, para que atitudes erradas não prejudiquem o pet ainda mais.

Os cuidados com os cães variam de acordo com a idade, porte e pelagem. Os filhotes e cães idosos merecem mais atenção, afinal, são mais frágeis. Um agravante no cão idoso, por exemplo, é que caso ele tenha artrose, as baixas temperaturas podem ocasionar dores articulares e, nesse caso, vale a pena conversar com o médico veterinário para saber como cuidar melhor do peludo.

Também é importante observar o cão e, de acordo com suas reações, oferecer soluções para protege-lo do inverno. Listamos dicas que vão te ajudar a curtir o inverno e manter o seu pet em segurança!

 

  • Cuidado com o excesso de alimentos

Mesmo com o frio é recomendado manter a alimentação habitual do cão: não é necessário inserir maior quantidade de alimentos ou modificar a sua dieta.  Também não é preciso recomendado aquecer os alimentos do pet, a temperatura ambiente é a ideal.

 

  • Evite aquecedores

É preciso manter os cães longe de aquecedores, porque eles ressecam o ambiente e a pele do peludo. Além disso, alguns aquecedores podem ser um risco, pois ao se aproximar do aparelho, os peludos podem se queimar. Caso haja necessidade de utilizar é recomendado espalhar toalhas molhadas ou baldes com água pela casa para manter a umidade do ambiente. Para aquecer o pet, opte por uma roupa confortável, que não aperte o peludo ou limite os seus movimentos.

 

  • Está frio, mas, a higiene precisa estar em dia

A frequência dos banhos pode ser reduzida no inverno, mas, é necessário manter a higiene do pet, principalmente em cães de pelagem mais grossa ou de pelos longos. Sempre mantenha a escovação dos pelos, porque caso fiquem emaranhados ele não protege a pele de maneira adequadamente. Se o cão usa roupinha, nos horários mais quentes do dia vale a pena retirá-la e deixar a pele “respirar”.

Para o banho, escolha o horário mais quente do dia, use água morna, proteja bem as orelhas para evitar otite e faça a secagem dos pelos com secador. Caso o pet não esteja tão sujo, é recomendado optar pelo banho seco com gel ou com lenço umedecido próprio para pets.

 

  • Cuidados com o ambiente em que o pet dorme

O local que o cão dorme não deve deixa-lo exposto à chuva ou vento, mas é importante que o ambiente esteja arejado. É importante colocar as caminhas acima de um isolante (um tapete, caixa de papelão ou madeira), evitando o contato direto com o chão. Você também pode oferecer edredons ou cobertores para os cães se aquecerem.

 

  • Cuidados preventivos com a saúde

A saúde dos pets pode ficar mais vulnerável nas baixas temperaturas, por isso, é preciso certificar-se que todos os cuidados estão sendo oferecidos: manter a vacinação em dia e oferecer alimentos de qualidade e na quantidade correta são ações importantes.

Para reforçar o sistema imunológico do peludo e fazer com que ele fique forte para combater doenças oportunistas, alguns alimentos funcionais são ótimos aliados. Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde.

 

A Fórmula Equilíbrio, da Botica Pets, foi desenvolvida com ingredientes naturais e sem conservantes para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo, o que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ainda deixa a pele e os pelos do pet saudáveis para suportar as baixas temperaturas. Conheça a Fórmula Equilíbrio!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário