5 dicas para treinar o cão - e a família - e evitar que o pet engorde

5 dicas para treinar o cão - e a família - e evitar que o pet engorde

Uma alimentação saudável para o pet é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar do cachorro. Só que, em alguns casos, manter o cachorro saudável pode ser bem difícil, ainda mais sem a ajuda da família. Pensando nisso, relacionamos algumas atitudes que você tomar para evitar que o pet engorde.

Problema # 1: não passear com o cachorro

Não oferecer atividades diárias e brincadeiras pode ser muito ruim para a saúde do pet. Isso favorece o acúmulo de energia, o ganho de peso e também o desenvolvimento de problemas comportamentais como a ansiedade de separação. Portanto, nada de preguiça! Como resolver: passear todos os dias com o cachorro. Todos os cães precisam de atividades físicas. Para colocar em prática, estipule uma rotina de atividades e "nomeie" quem da família irá levar o peludo para o passeio em cada período do dia.

Problema # 2: Tédio em casa

Cachorro sozinho em casa e sem estímulos pode ser um problemão. Além de deixá-lo entediado, pode favorecer o ganho de peso. Quando não estimulados, os pets vão procurar algo para fazer e podem acabar derrubando a casa toda. Como resolver: brincar sempre, seja dentro ou fora de casa. Vale jogar bolinha, esconder o brinquedo preferido dele ou outra atividade que a família se divirta ao lado do peludo. Enriqueça o ambiente antes de deixar o cão sozinho em casa. Espalhe brinquedos pela casa! 

Problema # 3: Comida demais

Oferecer a ração ou alimentação natural para o pet sem controle não dá! É sempre importante oferecer uma alimentação saudável, mas na quantidade ideal.  Como resolver: com a orientação do médico veterinário, defina a ração de acordo com o porte, a  idade e o nível de atividade física do seu cão. Importante sempre mostrar para todos que convivem com o pet qual a quantidade ideal para cada refeição do peludo. Nem a mais e nem a menos!

Problema # 4: Cão que "rouba" comida

Todo mundo sabe que os cães adoram compartilhar a comida com o tutor. Quem nunca pegou o pet olhando com aquela cara de pidão durante o jantar? Alguns especialistas afirmam que os cachorros costumam observar as pessoas antes de pedir comida. Eles avaliam aqueles a quem consideram mais generosos antes de pedir um pedacinho da refeição. Não é à toa que você é a vítima do seu cão. Como resolver: o importante é nunca ceder e oferecer restos de alimentos ao peludo. Não ofereça a comida que sobrou da refeição como petisco. Se o cão não for comer no mesmo horário que você, não se esqueça de oferecer algum entretenimento ao peludo durante as refeições da família. Pode ser um brinquedo que ele adora ou um osso, invista em pequenas atitudes que te ajudam a evitar que o pet engorde.

Problema # 5: Petiscos gordurosos

Os petiscos podem ser muito calóricos para os pets, por isso, devem ser dados em ocasiões especiais ou para recompensar os cães por bom comportamento. Mesmo assim, alguns petiscos industrializados podem ser bem gordurosos para o pet. Já pensou em oferecer petiscos saudáveis? Como resolver:  dá pra substituir por algumas frutas e verduras, que são livres de corantes e conservantes. Teste para ver o que o seu cão mais gosta, mas antes de oferecer, consulte o veterinário! - Banana: tem potássio, vitaminas A e C. Deve ser oferecida com cautela, devido ao teor de açúcar. Pode ser oferecida sem casca e cortada em rodelas.  - Melão: é rico em vitamina B6 e C, fibras e potássio. Por possuir muito água é ideal para os dias quentes. Para oferecer ao pet retire as cascas e sementes e corte em pedaços. - Melancia: rica em fibras, vitamina A e C, a melancia é uma boa fonte de potássio, que é um importante antioxidante. Assim como o melão, possui muita água, o que ajuda na hidratação do cão. - Cenoura: possui vitaminas A e C e também em potássio. Seu diferencial é poder ser consumida sem cozinhar. Assim, ajuda a limpar os dentes do pet.  Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o nosso blog. Toda semana, um post novo com dicas para você cuidar ainda melhor do seu amigão!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados