Ninguém gosta do tédio! Nem seu cão! Veja como tirar seu pet do tédio

Separamos algumas dicas para você não deixar o cão entediado. Entenda como tirar seu pet do tédio!

Latidos e choros excessivos? Destruição de móveis e objetos de casa? Pet tem mania de lamber as patas o tempo todo? Saiba que estes “sintomas” podem indicar que o seu cachorro está entediado. Estes problemas são mais recorrentes do que muita gente pensa e podem se transformar em um transtorno para os donos. Mas como tirar seu pet do tédio?

Se você tem dificuldade em deixar o pet sozinho em casa, pode ficar tranquilo! Existem uma série de atividades que podem ser feitas para acalmar e incentivar a independência do peludo. Mas, antes, é preciso entender quais são as causas que levaram o seu cachorro a desenvolver estes comportamentos. A origem dos problemas pode dizer muita coisa sobre o estilo de vida e o tipo de educação que você está dando ao cão. Por exemplo, cães que passam muito tempo sozinhos em casa sem fazer nada estão mais propensos a desenvolver vários transtornos.

Um deles é a Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS), uma doença que pode acometer qualquer cão que seja pouco estimulado. Trata-se de um conjunto de atitudes do pet – entre elas, os latidos em excesso, o xixi no lugar errado, a lambedura excessiva (desde que descartados problemas dermatológicos) e a destruição de objetos.

Confira também: [Infográfico] 5 Dicas para manter seu cãozinho livre de ansiedade! Baixe agora grátis! Isso pode ser bem diferente para os pets que recebem estímulos e praticam atividades diárias – passeios, exercícios e brincadeiras. Então, que tal prevenir que o pet sofra? Para isso, você precisará evitar que o pet fique entediado. Quer saber como?

Como livrar o seu pet do tédio e deixá-lo feliz!

Demonstrar carinho e amor ao pet é também oferecer uma rotina de passeios e momentos de brincadeira, para que ele possa gastar toda a sua energia. Por isso, o indicado é que você possa separar um pouco do seu tempo e levar o amigão para passear na rua por pelo menos 30 minutos. Longas caminhadas aumentam a produção de hormônios que dão sensação de bem-estar.  Ajuda a manter a forma, evitando o ganho de peso.

Tire seu pet do tédio e torne a vida dele ainda mais feliz!

Tire seu pet do tédio e torne a vida dele ainda mais feliz! Gastar energia para os cães é fundamental. Além de fazer muito bem para a sua saúde, o passeio estimula a interação social do pet com outros animais e permite que ele conheça um novo ambiente por meio de cheiros e o uso do faro. Isso é tudo muito estimulante para eles! Outra forma de incentivar o cão a praticar exercícios e tirar seu pet do tédio é brincar com ele. Neste sentido, vale de tudo: jogar bolinha para ele ir buscar, esconder brinquedos ou petiscos para ele buscar ou até brincar de pegar.

Crie um cão independente

Apesar de não terem ideia das horas, os cães possuem noção de tempo e manter uma rotina para eles é importante para que entendam quais são os momentos do dia que podem estar com os donos e quais precisam ficar sozinhos. Desde cedo é importante deixar o pet acostumado a ficar bem sozinho. Mas isso não significa que ele deve ficar esperando o tutor voltar do trabalho sem fazer nada. O enriquecimento ambiental é fundamental para que o peludo não fique entediado.

 

Brinquedos e pequenas mudanças no ambiente do cão podem ajudar. Além de exercitar o pet, ajuda a propor desafios mentais. Existem brinquedos específicos para isso no mercado, mas algumas coisas podem ser improvisadas em casa como: oferecer uma garrafa pet com petiscos dentro para que ele tenha que tirá-los para comer, dar um coco verde para que ele possa destruir e esconder petiscos pelos locais da casa onde o pet pode ir.

Por fim, o adestramento é uma opção para quem quer mostrar ao pet os limites dessa convivência. Impor limites é fundamental para que o cão aprenda a lidar com frustrações do dia a dia. Para ele, ficar sem o tutor é uma dessas situações. Ensinando comandos básicos, com “fica” e “senta”, por exemplo, ajudará o peludo a lidar melhor com tudo isso. E você? Também está passando por essa situação em casa? Conte pra gente como se conseguiu resolver! Esperamos que agora você saiba como tirar seu pet do tédio e deixá-lo mais feliz.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados