Saiba como cuidar da saúde bucal do pet

Muitos tutores só param para reparar na saúde bucal do pet quando os dentes já estão amarelos e o mau hálito está incomodando. Quando isso ocorre, na maioria das vezes, a doença periodontal já está instalada e será preciso recorrer a um veterinário especializado em odontologia. Mas como evitar esse problema? Ao examinar a boca do seu pet, os dentes devem estar bem firmes e brancos, além da gengiva não apresentar inflamação. Isso é importante para garantir os cuidados com os dentes do peludo. A prevenção é a melhor coisa que o tutor pode fazer pelo seu melhor amigo. Leia a seguir como cuidar dos dentes do pet para evitar a doença periodontal.  

Como ocorre a doença periodontal?

Ela se inicia com o acúmulo de placa bacteriana, que pode evoluir na formação de tártaro e causar a deterioração dos tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar. Como as lesões ocorrem sob a gengiva, muitas vezes o tutor não percebe. A maioria das doenças orais têm progressão rápida e silenciosa e só podem ser detectadas precocemente com a inspeção da boca por um veterinário.  

Quais as consequências da doença periodontal?

* Perda de dentes * Migração de bactérias para rins, fígado e coração. * Mau hálito * Dificuldade para mastigar * Emagrecimento * Dor  

Como prevenir a doença?

A melhor prevenção é a escovação diária. Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, incluindo escovação regular, complementada com produtos mastigáveis específicos para saúde bucal e visitas frequentes ao veterinário.  

Como cuidar da saúde bucal do pet?

Escove diariamente: a primeira forma de prevenção deve ser a escovação. Use uma gaze enrolada no dedo ou uma escova de dente de cerdas macias. A escovação semanal não surte nenhum efeito, uma vez que a placa bacteriana se acumula nos dentes todos os dias. Use produtos veterinários: a pasta de dente usada para a escovação deve sempre ser de uso veterinário, pois os cães não sabem cuspir e poderão engoli-lo. Evite petiscos e brinquedos perigosos: alguns brinquedos duros como ossos naturais, joelho de porco, ossos defumados podem causar fraturas dentárias. Os brinquedos devem ser dobráveis, caso contrário, farão mal à saúde oral do animal. Check-up preventivo: é fundamental levar o peludo para a avaliação do veterinário a fim de evitar os problemas na cavidade oral. Além da limpeza, o profissional poderá avaliar se há alguma doença acometendo os dentes do pet. Se você quer saber mais sobre os cuidados com pets, não deixe de acompanhar o nosso blog e também o canal do Telegram.


compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados