Outubro Rosa Pet: a importância de proteger os pets do câncer!

Eles também precisam de cuidado! Neste Outubro Rosa Pet convidamos nossa veterinária para explicar sobre o câncer de mama!

Um mês inteiro para lembrar a todos sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa Pet já faz parte do nosso calendário. Sim, cães e gatos podem desenvolver o câncer de mama. Inclusive, este tipo de câncer é um dos mais frequentes em cadelas e gatas, chegando a representar mais da metade dos tumores diagnosticados nestas espécies. Para deixar ainda mais clara esta questão, a veterinária da Botica Pets Ana Cristina Osiro, fala sobre o tema:

O que é o câncer de mama?

É a formação tumoral maligna, que ocorre em uma mama ou em toda a cadeia mamária do pet. Se a formação for benigna, trata-se apenas de um tumor.

Quais os pets mais propensos a desenvolver? E quais são as causas?

Fêmeas não castradas ou que recebem frequentemente anticoncepcionais para inibição do cio, que são responsáveis por aumentar a carga hormonal nas fêmeas.

Machos podem ter?

 Mais raramente, mas podem ter.

Quais sintomas?

Alterações no corpo como na região das mamas, vermelhidão e presença de nódulos ou caroços, sensibilidade e dor na região, secreção nas mamas, febre, apatia, tristeza, falta de apetite.

Como é feito o diagnóstico?

Normalmente, através de exame clínico por meio da palpação na região das mamas. Quando há suspeita, os exames de raio-x e ultrassom confirmam a existência ou não da formação tumoral. Já a biópsia é necessária para identificar a malignidade ou não do tumor.

Como prevenir?

Uma importante forma de prevenção é realizar a castração dos pets ainda filhotes, antes do primeiro cio, além de nunca utilizar anticoncepcionais para inibir o cio das fêmeas.

Pets que cruzaram tem menos chance de ter? 

Não existem estudos que comprovem que o cruzamento reduz as chances do aparecimento de câncer de mama. Dica da veterinária! Fique sempre atento ao surgimento de formações e nódulos nos pets. Aos primeiros sinais, sempre procurar um médico veterinário de confiança. Levar o peludo para realizar check-ups anuais também é muito importante!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados