Medicação sem indicação: quais os riscos?

Você sabia que algumas medicações humanas que nos parecem inofensivas, como o diclofenaco, o ibuprofeno e o paracetamol podem ser fatais para os pets? Isso mesmo. A "automedicação" dos pets, feita por tutores, é praticada com frequência e os riscos de oferecer um remédio ao cão e ao gato sem consultar um veterinário pode ser muito maior do que a maioria dos tutores imagina. Entenda melhor os riscos a seguir.  

Importância de evitar a medicação por conta própria

Somente o veterinário poderá indicar quais remédios poderão ser usados pelo cão ou gato, evitando possíveis alergias, toxicidade e complicações graves para o pet. Isso porque o especialista tem o conhecimento necessário para avaliar o histórico do animal e indicar os principais medicamentos a serem usados e a dose correta dos medicamentos. Entre os riscos comuns é o remédio dado ao pet causar uma intoxicação e sintomas como vômitos, diarreia com ou sem presença de sangue, desequilíbrios, enjoos, nistagmo (movimento rápido dos olhos em diversas direções), incapacidade de se levantar ou de caminhar, dores abdominais e, em alguns casos, causar úlceras gástricas e intestinais e até morte. Além disso, alguns pets podem ter a doença anterior agravada pela medicação incorreta oferecida pelo tutor. Se a medicação que o dono quer usar já foi prescrita anteriormente por um veterinário, deve-se tomar cuidado pois alguns medicamentos como antibióticos podem levar a resistência bacteriana, gastroenterite e ainda outras doenças graves. Assim, os riscos incluem sofrimento do animal, piora do quadro pré-existente, necessidade de mais exames, medicações, maior tempo de tratamento, internações e etc.    

Medicamentos proibidos para cães e gatos

Veja a seguir uma listinha com os medicamentos que não devem ser oferecidos aos pets:

Gatos

Paracetamol

Diclofenaco potássio e sódico

Ácido acetilsalicílico

Ibuprofeno

 

Cães

Paracetamol

Ibuprofeno

Diclofenaco de potássio

Diclofenaco sódico

Maioria dos antiinflamatórios de uso humano

 

E se o pet ingerir um medicamento humano sem querer?

Se, por acidente, seu pet "comer" um medicamento, é muito importante levá-lo o mais rápido possível ao hospital veterinário mais próximo. Não há absolutamente nada que o dono possa fazer para amenizar o quadro de um animal intoxicado. Não tente fazê-lo vomitar ou outras técnicas como dar leite, por exemplo. Ao chegar no hospital, informe ao veterinário qual foi o medicamento ingerido, há quanto tempo e, se possível, a dose para que o profissional possa realizar o tratamento da melhor maneira possível. Nunca medique o pet sem orientação veterinária! Combinado?   Confira nosso conteúdo sobre castração de cães!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados