Mamãe e filhotes: cuidados importantes neste momento especial

Os pets precisam de cuidados especiais em fases da vida como durante a gestação e com os filhotes que acabam de nascer. É muito importante contar com um médico veterinário para acompanhar esse período (a gestação da cadela é de cerca de dois meses) e ter as melhores orientações de como lidar com a prenhez. A futura mamãe irá precisar de uma alimentação especial, com um maior aporte energético ao longo dos meses para auxiliar na boa formação dos filhotes. Essa necessidade nutricional muda a cada fase da gestação canina e, ao final, a mamãe deverá estar pronta para produzir leite e amamentar os filhotes. Os passeios podem continuar, mas com mais cuidado. As distâncias e a velocidade devem ser menores e, de preferência, no início da manhã ou final da tarde. Quando estiver se aproximando do final da gestação canina, você poderá notar alguns sinais de que o parto se aproxima. A cadela pode ficar menos ativa, procurar um lugar mais calmo e, às vezes, escondido para descansar e até já começar a produzir leite. Este é o momento para você precisa oferecer o maior conforto possível a ela, preparando um lugar abrigado, quente, limpo e calmo.  

E os cuidados com os filhotes?

Os cuidados com o filhote devem começar ainda no útero. Para garantir uma gestação saudável é fundamental que a fêmea também esteja em bom estado nutricional. Só assim ela poderá gerar filhotes que tenham uma infância e um crescimento adequado. Até os 45 dias de vida da ninhada é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes, desde que a mãe tenha condições de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite. Para ajudar o pet a compreender que o que está sendo servido é para comer e não brincar, é preciso deixar ele cheirar e lamber antes de oferecer. Quando passam a comer alimento sólidos, os filhotes devem receber a mesma ração até os 12 meses.  

Suplemento Gestante & Filhote: por que é importante?

A Botica Pets oferece um cuidado natural para este momento: o suplemento Gestante & Filhote, indicado durante a gestação e lactação das mamães e, também, durante a infância até idade adulta dos filhotes. Trata-se de um produto com valor terapêutico formulado com ingredientes naturais e que possui, de forma concentrada, compostos bioativos provenientes de alimentos como a cenoura e a levedura de cerveja, com o objetivo de promover benefícios à saúde da gestante e dos filhotes. Entre os benefícios estão o aumento da imunidade da gestante para combater doenças infecciosas, o aporte de nutrientes como o sulfato de condroitina, a glucosamina, o cálcio e o fósforo em proporções ideais para garantir uma boa formação de ossos e tecidos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno.

Entenda melhor os benefícios dos ingredientes naturais que compõem a fórmula

Cenoura: fonte de antioxidantes, vitamina A e carotenóides, que estimulam a reconstituição dos tecidos (auxiliando no tratamento de dermatites, por exemplo) e ajudam a evitar doenças cardiovasculares. Fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C). É essencial para o bom funcionamento intestinal e a proteção da mucosa. Isso porque a cenoura possui uma quantidade muito boa de fibras alimentares. Elas auxiliam na manutenção da saúde digestiva, estimulam o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. Cartilagem: fonte natural de sulfato de condroitina, glucosamina, cálcio e fósforo. Todos em proporções ideais para uma boa formação de ossos e tecidos. Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas. Ajuda a melhorar a digestão do seu pet, pois estimula o crescimento e a atividade de bactérias benéficas para o sistema digestório, facilitando a quebra e absorção dos alimentos. Auxilia o sistema imunológico dos animais por meio de aminoácidos que agem exercendo efeito contra bactérias, vírus, fungos e parasitas.  

Quem usou e aprovou?

Confira a seguir alguns depoimentos de criadores que conhecem e recomendam a Fórmula Gestante & Filhote! A criadora Antonella Muniz utiliza a fórmula Gestante & Filhote em seus cães da raça Jack Russel há cerca de 3 anos. “A diferença foi enorme. Antes de utilizar o suplemento, as mamães ficavam muito magras após o parto, aparecendo as costelinhas. Após começar a utilizar o suplemento cerca de 15 dias antes do parto, parece que elas nem pariram. Os filhotes crescem de uma maneira incrível, muito fortes. Desde então, nunca mais deixei de usar o suplemento”. Marília Cavalcanti, criadora de Border Collie, aprovou a fórmula Gestante e Filhote da Botica Pets. "A melhora no ganho de peso dos filhotes foi notável desde o primeiro uso. Além de utilizar nas mamães e nos filhotes da sua criação, indico para meus clientes. As pessoas se encantam com o resultado". A criadora Roseli Tacioli é adepta ao uso de produtos naturais para cuidado com os pets do gatil Companhia do Gato Persa. Para as gestantes, mamães em fase de amamentação e também para os filhotes das ninhadas ela oferece diversos cuidados a fim de manter a saúde e boa condição corporal dos bichanos. Um importante cuidado que ela tem oferecido aos gatos é a fórmula funcional Gestante & Filhote. Já utilizado em duas ninhadas e suas mamães, o produto foi essencial para o desenvolvimento dos gatinhos. “Os filhotes nasceram praticamente com o mesmo tamanho e peso. Na ninhada da primeira gatinha que recebeu o Gestante & Filhote, as crias tiveram um desenvolvimento espetacular”, conta. Segundo Roseli, com o Gestante & Filhote, foi possível ver os resultados logo no nascimento. “Aos 56 dias, os gatinhos já estavam com 900 gramas. É bastante se pensarmos no tamanho e idade deles”, afirma. Para ela, o uso do suplemento é recomendado para garantir uma boa gestação e o crescimento dos filhotes. “Acredito que é necessário manter a imunidade e a vida dos nossos pets em ordem e, para isso, temos a ajuda da Botica Pets, que está sempre preocupada com o bem-estar deles. Nenhum proprietário está sozinho para cuidar de seu pet”, diz.   Saiba mais sobre a Fórmula Gestante & Filhote!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados