Crianças e pets: como fazer essa convivência dar certo?

Quem já convive com um pet em casa sabe os diversos benefícios que a convivência com um peludo pode trazer para toda a família. As crianças, em especial, têm muito a aprender com os amigos de quatro patas. Especialistas afirmam que o relacionamento das crianças com os animais é benéfico e pode até ajudar no desenvolvimento social dos pequenos. Ao conviver com os pets, as crianças desenvolvem mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade, pois o cão ou gato passa a depender dela.  Com o bichinho, aprendem a respeitar os horários de alimentação, passeios e até do sono. Com a proximidade do Dia das Crianças, seu filho pode já estar escolhendo o presente e se pedir um animal de estimação é hora de analisar esse desejo. Antes de dizer sim e se render aos encantos de um peludo, é preciso levar muita coisa em consideração. A relação entre crianças e animais é muito saudável para ambos os lados e está cheia de oportunidades de aprendizado, mas algo deve ser dito e sem criar polêmicas: bicho não é brinquedo!  

Os pets dão trabalho e exigem cuidados

Ter um cão em casa não é moleza. Eles precisam de todos estes cuidados básicos: alimentação, vacinas, vermifugação, brinquedos, passeios, carinho, adestramento, atenção e muito mais! Mas o amor e a alegria que você recebe em retorno não tem preço! Para muitos pais é um sonho ver os filhos crescerem ao lado de um pet que eles possam amar e tomar conta. Se você acha que está na hora de incluir um peludo na vida da sua família, saiba que terá muitos ganhos para o amadurecimento de todos. Listamos algumas dicas para que isso dê certo!  

1) Escolha um pet que tenha o perfil da família

Pesquise muito antes de escolher o pet ideal. Se ficarem pouco tempo em casa, talvez seja melhor adotar ou adquirir um gato, que é mais independente emocionalmente do que um cachorro. Se optar pelos cães, não deixe de conhecer todas as possibilidades, além das raças, existem os SRDs de todos as idades e portes que, certamente, serão muito agradecidos pela sua escolha.  

2) Divida as tarefas e os cuidados

As crianças, na medida do possível, devem sim ajudar na rotina do pet. Levar para passear, dar comida, recolher as necessidades podem ser tarefas interessantes para que os pequenos aprendam a lidar com a responsabilidade e o compromisso.  

3) Eduque os cães – e as crianças – para uma relação saudável

Para uma boa convivência, os pets e as crianças precisam conhecer os limites um do outro. No caso dos cães, eles precisam ser treinados e socializados para manter um bom relacionamento com os pequenos. Isso porque um filhote não nasce sabendo de que forma deve agir com as crianças e podem se acostumar a morder e pular. Estes comportamentos não devem ser incentivados a fim de evitar problemas futuros. Por isso, o adestramento e a socialização desde cedo é fundamental. Para as crianças, é importante ensinar que algumas atitudes não são legais como puxar o cão pelo rabo ou pelo, dar cutucões, mexer no cachorro quando ele estiver comendo, e etc.  

4) Promova atividades em família

Durante a socialização do cão, todos devem participar. Atribua tarefas como brincadeiras, treinamentos de comandos e passeios a cada membro da família. Isso vai garantir que todos curtam a alegria de ter um pet. Leve todos juntos ao parque, na pracinha e até quando for buscar as crianças na escola. Em pouco tempo, este laço se tornará mais forte para todos. As vantagens de ter um cachorro que brinca com o seu filho, passeia e viaja com a família são inúmeras. A alegria de ter um pet em casa mais do que recompensa o trabalho de criar e educar o peludo!   Leia mais conteúdos como este no nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados