Como aumentar a qualidade de vida do pet idoso?

Você sabia que o pet também muda quando se torna idoso?  Sua pelagem torna-se branquinha e seus sentidos diminuem pouco a pouco.  É possível que seu cão não te escute quando for chamado, pois podem perder gradativamente a audição, além da visão e do olfato. Este é o momento de ter ainda mais paciência e cuidados com o seu amigo. Leia as nossas dicas de como cuidar ainda melhor do seu cão ou gato idoso:  

 Investir em uma boa alimentação

O cuidado com a alimentação do cão idoso é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar. Os nutrientes oferecidos devem ser equilibrados de forma a garantir todas as necessidades desta fase. Um dos pontos importantes é que os idosos têm menor necessidade energética. Como são menos ativos, esses pets precisam consumir menos calorias para evitar o excesso de peso. Isso não significa oferecer menos alimento, mas sim introduzir uma dieta menos calórica com a quantidade ideal de ingestão diária. Para isso, conte com a orientação de um médico veterinário. Também é interessante oferecer suplementos que contenham antioxidantes. Estes componentes ajudam a retardar o envelhecimento, por meio da redução de radicais livres. Os antioxidantes podem ser naturais e estão contidos em alimentos como a beterraba e a cenoura que ajudam a neutralizar os radicais livres que podem danificar as células e causar doenças. Os suplementos naturais da Botica Pets contêm esses componentes. Saiba mais, aqui! Se possível, ofereça alimentos que não contenham aditivos químicos como palatabilizantes e corantes. Na alimentação natural (crua ou cozida) é possível eliminar grande parte destes aditivos. Para formular uma dieta equilibrada, peça ajuda de um veterinário especialista em nutrição. Se você alimenta o seu pet idoso com ração, ofereça uma opção da categoria “sênior”.  

Garantir o descanso em local confortável

Nesta fase é mais comum que os pets tenham alterações de sono. Eles podem ficar mais inquietos, ter dificuldades para dormir, andar pela casa e até “vocalizar” durante a noite.  Isso pode acontecer por diversas causas: ansiedade, dor, dificuldade para fazer xixi ou cocô, perda da visão ou audição e até doenças neurológicas. Como ajudar o peludo? O primeiro passo é consultar um veterinário para esclarecer a causa da insônia. Sabendo o motivo exato, você poderá mudar a rotina do pet para ajudá-lo a dormir melhor. O seu pet também precisará de uma cama bem aconchegante para dormir. Uma coberta é importante para os dias mais frios. Outra dica é colocar um tapete higiênico mais próximo dele. Não ao lado da cama, mas em um lugar acessível a ele, pois o pet mais idoso pode ter dificuldade em encontrar o lugar certo para fazer o xixi.  

Levar o pet para check-ups preventivos

É mais comum animais idosos apresentarem doenças como catarata; gengivite; diabetes; problemas articulares; insuficiência renal; incontinência urinária, neoplasias, dentre outras. Por este motivo, temos que ser vigilantes em relação à saúde do seu companheiro. Faça mais visitas ao veterinário. O ideal é que eles passem por consultas no veterinário pelo menos a cada 6 meses quando não possuírem doenças crônicas que precisam ser acompanhadas mais frequentemente. Isso ajudará a detectar e prevenir possíveis doenças decorrentes da idade.  

Exercícios e passeios leves são benéficos

O cão idoso pode praticar atividades físicas e fazer passeios diários. No entanto, o tempo de passeio vai depender da energia que ele tem. A dica é respeitar os limites do peludo. Se ele estiver cansado, nada de forçar a caminhada. Com a orientação de um profissional, você poderá oferecer mais qualidade de vida ao pet ao entender quais são as atividades que ele está apto a fazer sem prejudicar sua saúde ou bem-estar.  

Respeitar as mudanças vindas com a idade

Alguns cachorros podem ter mudanças de comportamento por conta da senilidade. Uma delas é a de temperamento. O processo natural de envelhecimento causa a perda progressiva das funções sensoriais, devido à “morte” dos neurônios, com alterações no cérebro parecidas com as que o Alzheimer provoca nos seres humanos. Trata-se de uma doença conhecida como Disfunção Cognitiva. Sendo assim, seja paciente. Leve em consideração as limitações do seu animal e não o deixe de lado. Torne a vida dele mais agradável, afinal, ele foi seu companheiro e amigo fiel por muitos anos!   Leia mais sobre como cuidar melhor do seu pet idoso no nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados