5 dicas para cuidar melhor do seu gato

Se você tem um gato em casa ou está pensando em incluir um em sua vida, é preciso entender as particularidades e cuidados necessários para garantir a saúde e os cuidados necessários que ele precisa. Quer saber o que você pode fazer pelo gato? Confira as dicas da Botica Pets!  

Dica 1 - Cuide da saúde do bichano

Mantenha em dia o check-up com o veterinário. Isso é importante para evitar que o bichano tenha problemas de saúde e, assim, fique longe de doenças que podem ser transmitidas entre os gatos como a FIV (vírus da imunodeficiência felina), a FELV (vírus da leucemia felina), o complexo respiratório felino (causado por três agentes principais: o herpesvírus felino, o calicivírus felino e as bactérias Chlamydophila felis e Bordetella bronchiseptica), a esporotricose (infecção provocada pelo fungo Sporothrix schenckii), além de vermes, pulgas e carrapatos.  

Dica 2 - Tenha um ambiente equipado para ele

Separe um espaço na casa para o bichano com tudo que ele pode precisar: água fresca, comida, caixa de areia longe do comedouro e refúgio para que ele possa se abrigar. É importante que espaço seja confortável, seguro e de fácil acesso, como toquinhas que possuam entrada e saída.  

Dica 3 - Prepare sua casa para garantir a segurança do gato

Alguns cuidados com o ambiente são fundamentais para a segurança dos bichanos. Para isso, retire quaisquer plantas e flores que possam ser tóxicas como azaleias e lírios. Também tenha cuidado com pequenos objetos de decoração em vidro, agulhas com linhas, fio dental, pedaços de plásticos e outros. Tome cuidado com objetos cortantes ou pontiagudos e que possam ser alcançados e derrubados. Na hora da limpeza, atenção ao uso de produtos com cheiro forte pois os gatos são animais sensíveis e têm um bom olfato - que pode ser prejudicado e ter consequências como alergias e problemas respiratórios.  

Dica 4 - Enriqueça o ambiente

O enriquecimento ambiental deve ser feito com objetos necessários para estimular o gato a executar os seus comportamentos naturais.  Trata-se de um animal que, em sua essência, é um caçador. Assim, ofereça brinquedos que podem ser usados como "presa" para o felino, túneis, arranhadores e tocas, etc. Sempre evite brinquedos velhos e que estão destruídos e que possam ter partes ingeridas durante a brincadeira.  

Dica 5 - Tenha cuidado para não alterar a rotina do felino

É importante não fazer grandes mudanças na casa. Os gatos gostam de manter seus hábitos e a quebra da rotina pode ser difícil para eles. Quando o gato sente que algo está mudando, pode ocorrer problemas como, por exemplo, ele parar de comer. Fique atento!   Se você gosta de ler conteúdos sobre pets, não deixe de entrar no nosso canal do Telegram. Para isso, basta acessar o link!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados