5 cuidados para ter durante a gestação canina

5 cuidados para ter durante a gestação canina

Sabia que a duração da gestação de cachorro é de cerca de dois meses? Este período pode variar entre 59 e 64 dias. A "gravidez" canina é um momento muito delicado na vida de qualquer fêmea. Se a sua cadela está prenha, saiba que alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar da futura mamãe e dos filhotes.

Conheça os cuidados para ter durante a gravidez canina:

Acompanhamento veterinário

É muito importante contar com um médico veterinário para ter as melhores orientações de como lidar com a gestação do cachorro. Somente o profissional poderá realizar os exames necessários para saber a quantidade de filhotes que a mamãe está esperando e o estado de desenvolvimento de cada um deles (por meio de raio-x e ultrassom). O veterinário também deve ser responsável por verificar o estado de saúde da mamãe e recomendar os cuidados básicos até a hora do parto.  Além disso, irá verificar se o desenvolvimento dos filhotes está dentro do esperado. Bem como indicar como você pode controlar os sintomas que indicam a aproximação do parto.

Alimentação especial

A alimentação durante a gestação canina precisará ser mudada. A futura mamãe necessita de um maior aporte energético ao longo da gravidez para auxiliar na formação dos filhotes. Isso é fundamental que seja feito com a orientação de um veterinário, uma vez que a falta ou excesso de nutrientes poderá causar complicações para a cadela e os filhotes. Para garantir que a ninhada nasça e cresça saudável, a alimentação usual deverá ser substituída por uma dieta com maior teor de proteína e energia. Além de vitaminas e minerais importantes nessa fase. A hidratação também é um ponto importante e a quantidade de água ingerida pela cadela deve ser observada pelo tutor. A necessidade nutricional muda a cada fase da gestação canina e, ao final, a mamãe deverá estar pronta para produzir leite e amamentar os filhotes. Assim, mesmo depois do nascimento dos pequenos, a alimentação da cadela deve ser muito bem acompanhada pelo tutor de acordo com a orientação do veterinário.

Suplemento para gestante e filhote

Os pets precisam de um cuidado especial em fases importantes da vida. Durante a gestação canina os cuidados com os filhotes devem começar ainda no útero. Para garantir uma gestação de cachorro saudável é fundamental que a fêmea esteja em bom estado nutricional, pois só assim ela poderá ter uma ninhada com crescimento adequado. Além disso, ela precisa estar preparada para amamentar os filhotinhos após o parto, o que exige muito do organismo materno. A Botica Pets oferece um cuidado natural para este momento: o suplemento Gestante & Filhote, indicado durante a gestação e lactação das mamães e, também, durante a infância até idade adulta dos filhotes. Trata-se de um produto com valor terapêutico formulado com ingredientes naturais e que possui, de forma concentrada, compostos bioativos provenientes de alimentos como a cenoura e a levedura de cerveja, com o objetivo de promover benefícios à saúde da gestante e dos filhotes. Entre os benefícios estão: aumento da imunidade da gestante para combater doenças infecciosas e o aporte de nutrientes como o sulfato de condroitina, a glucosamina, o cálcio e o fósforo em proporções ideais para garantir uma boa formação de ossos e tecidos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno. Conheça os ingredientes do suplemento, aqui.

Passeios e brincadeiras

As atividades físicas podem continuar, mas com mais cuidado. As distâncias e a velocidade devem ser menores e em horários mais frescos do dia, como início da manhã ou final da tarde. Quando a peluda quiser brincar, você pode e deve incentivar, mas sempre com brincadeiras sem muito esforço e com maior delicadeza.

Preparação para o parto

Quando estiver se aproximando do final da gestação canina, você poderá notar alguns sinais na mamãe. Ela pode ficar menos ativa, procurar um lugar mais calmo e, às vezes, escondido para descansar e até já começar a produzir leite. Este é o momento para você precisa oferecer o maior conforto possível a ela, preparando um lugar abrigado, quente, limpo e calmo. Poderá ser uma caixinha de papelão com cobertores ou uma caminha, o que for deixá-la mais confortável. Deixe o recipiente de ração e de água perto do local, assim ela não precisará se deslocar muito para comer e se hidratar.  Assim, é só aguardar até a hora da chegada dos novos peludinhos! Leia também em nosso blog os cuidados que você deve ter após o parto.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados