Passear com o pet no verão: 3 erros que muitos donos cometem!

Passear com o pet no verão: 3 erros que muitos donos cometem!

Quem não adora passear com o pet? E quem adora passear com o pet no verão? Passear com o cão garante bem-estar do peludo e pode fazer bem a você também. Além disso, torna o cão mais sociável e menos estressado. No verão, então, parece que os peludos ficam ainda mais ansiosos para sair de casa, não é mesmo? Sim, essa é uma ótima estação para aproveitar ao lado do pet. E o passeio, a melhor maneira de reduzir a ansiedade canina. No entanto, alguns tutores ainda não sabem o quanto é importante tomar alguns cuidados antes e durante os passeios e acabam cometendo erros que podem comprometer a saúde dos cães. Pensando nisso, listamos aqui três alertas para que você fique atento na hora de levar o seu cachorro para passear.

#1 Horário do passeio

passear com o pet O horário ideal para passear com o pet é antes das 10 horas e depois das 18 horas. O ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, está mais tranquilo. Os cães não são capazes de transpirar como nós. A troca de calor ocorre pela respiração. Por isso, é bom evitar que a temperatura do corpo suba muito, evitando o mal-estar e a hipertermia, que é a elevação da temperatura corporal. Além disso, por não usarem proteção para as patinhas, é preciso ter cuidado nos horários mais quentes para não ocorrer a queimadura dos coxins (aquelas almofadinhas J) em pisos ou asfaltos durante os horários de maior calor. Prefira locais gramados e com bastante sombra.

#2 Água sempre

passear com o pet É muito importante garantir a hidratação do seu pet durante o passeio. O calor pode deixar o pet desidratado. Por isso, é importante incentivar que o peludo beba bastante água. Ofereça água fresca durante a caminhada, mantendo o pet sempre hidratado.

#3 Mantenha o pet com o corpo resfriado

passear com o pet Se atente à temperatura do seu pet durante o passeio.  Se o cachorro ficar muito ofegante, para evitar o aquecimento do corpo ou hipertermia, borrife água no dorso e nas patinhas. Isso ajudará a resfriar o animal. Caso o animal fique muito ofegante, interrompa o passeio e leve-o para casa. Confira também as nossas dicas de como cuidar do pet no verão, aqui.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados