Saiba como o estresse do tutor pode afetar o pet

Cara de um, focinho do outro. Quem aí já notou que os cães e gatos podem se parecer muito com os seus donos quando falamos em comportamento? A personalidade do pet pode ser tão parecida com a nossa que acaba afetando até o comportamento dele, inclusive quando estamos muito estressados. O estado emocional do tutor pode afetar os pets de diversas maneiras. Isso quer dizer que o peludo pode estar sofrendo tanto quanto você e vai demonstrar isso de diversas maneiras. Quando o cachorro está irritado demais, pode se tornar mais agressivo, ameaçar ou atacar sem motivo; ficar com medo, chorar, tremer, latir demais; não querer ficar sozinho; apresentar doenças de pele e gástricas. Mas como essa influência ocorre?  

A pesquisa

Segundo informações da BBC News Brasil, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Linköping, na Suécia, constatou que donos de animais de estimação estressados podem influenciar o estado emocional de seus cães. A descoberta baseou-se em uma análise da presença de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, no organismo das pessoas e de seus pets. De acordo com a bióloga Lina Roth, uma das responsáveis pela pesquisa, os cães e os donos "sincronizam" seus níveis de estresse a longo prazo. Isso quer dizer que a personalidade do dono afeta as concentrações de cortisol nos cães. Trata-se de um efeito do processo de domesticação dos cães, o que os levou a se tornarem seres dependentes dos humanos, inclusive emocionalmente. É como se o cão espelhasse o estresse de seu dono. O estudo acompanhou 58 cães das raças Border Collie e Pastor de Shetland e suas donas. A partir de amostras de cabelo das proprietárias e dos pelos de seus cães, foi analisada a concentração de cortisol em duas ocasiões diferentes. As raças escolhidas têm em comum a capacidade de interagir bem com seres humanos, respondendo com precisão e rapidez aos sinais.  

O resultado da pesquisa

Os pesquisadores descobriram que, à medida que o pelo cresce, o cortisol da corrente sanguínea é gradualmente incorporado e, a partir de amostras de cabelo, eles conseguiram analisar os níveis de estresse ao longo de meses. As tutoras dos cães também responderam um longo questionário com perguntas da personalidade - tanto delas, quanto de seus cães. A partir dessas análises, descobriu-se que os níveis de cortisol a longo prazo no cão e em seu dono foram sincronizados, de modo que os proprietários com altos níveis de cortisol têm cães com altos níveis de cortisol.  

Como deixar o pet mais tranquilo?

A primeira coisa a se fazer é o autocuidado: se seu estresse está afetando o pet, que tal ser mais atencioso consigo mesmo? Outra dica é o cuidado natural com o pet, a partir do uso de suplementos. Você já deve ter ouvido falar que o maracujá pode trazer inúmeros benefícios para ajudar no tratamento de diversos problemas. A ansiedade, a hiperatividade, agitação noturna e problemas de sono, por exemplo. Considerado um calmante natural, o maracujá possui propriedades ansiolíticas (atuando contra irritabilidade e hiperatividade) e antiespasmódicas (que suprime a contração do tecido muscular liso, promovendo conforto digestivo para ajudar a acalmar o animal). Também melhora a concentração do pet para o adestramento e a realização de exercícios. Entretanto, esta planta e seu fruto não devem ser oferecidos aos cães diretamente, como alimento, mas sim por meio de suplementos. Enquanto muitas pessoas pensam que é a fruta que ajuda a acalmar, é a partir da folha que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas da ansiedade.  

Fórmula Maracujá da Botica Pets

Botica Pets formulou um suplemento natural à base de Passiflora + alcachofra + levedura de cerveja, que é a Fórmula Maracujá. Esses três ingredientes, quando associados, oferecem todo o conforto que seu pet precisa. Tudo isso de uma forma natural e em doses terapêuticas ideais para os pets. Assim, o suplemento Maracujá auxilia no controle da agitação excessiva e da ansiedade dos pets por meio de um composto natural e sem contraindicação. A fórmula tem bastante efeito no equilíbrio emocional de cães e gatos estressados, de pouca socialização e medrosos. Vendido pronto em forma de palitos (treats Maracujá), comprimidos ou pó. Converse com as veterinárias da Botica Pets (clique aqui) para entender melhor os benefícios de cada um desses ingredientes.   Além disso, para deixar o animal mais tranquilo, são indicadas diversas ações. Confira as nossas dicas a seguir!    

Nossas dicas

Passeio: o cão entra em contato com estímulos externos, como outros bichos e sons, cheiros e texturas. O recomendado é passear duas vezes ao dia, uma pela manhã e a outra no final do dia. Agora, se você não tiver tempo para isso, é interessante pensar em contratar um passeador. Ou, outra opção é deixar o animal no day care. Cachorro preso em casa, sem conhecer outros amiguinhos e sem a possibilidade de cheirar para conhecer o mundo, pode ser um estresse.   Socialização: um dos aspectos mais importantes da vida de um cachorro é a socialização. Por isso, levar o pet para passeios desde cedo (após o fim do protocolo vacinal inicial). É muito bom para uma boa convivência. Além disso, o exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade do pet.   Vínculo emocional: deixar para dar atenção ao cão somente quando tiver tempo pode fazer com que o seu pet se sinta muito sozinho. Isso porque quase nunca sobra horas no dia para fazer isso. Portanto, o importante é incluir o pet na sua rotina. Assim fica menos corrido para você e o peludo ganha atenção diversas vezes ao dia. Para isso, separe um tempo para realizar as atividades que o peludo gosta, como passear ou brincar.   Enriquecimento ambiental: para os pets que passam muito tempo sozinhos, manter um ambiente com diversas opções de brinquedos interativos é fundamental. Também é importante que o tutor ensine e estimule brincadeiras.   Veja aqui 4 dicas de enriquecimento ambiental para pets! Se você quiser saber mais sobre as Fórmulas da Botica Pets, acesse nosso site!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados