Pesquisar no Blog
Comportamento

Como oferecer enriquecimento ambiental para gatos

Você sabia que o estresse, um dos maiores problemas da vida moderna, pode afetar também os felinos? Os “sintomas” podem ser bem parecidos com os nossos: isolamento, comer compulsivamente, comportamento mais agressivo, dentre outros. Para isso, já pensou em fazer um enriquecimento ambiental para o seu gato?

O estresse nos bichanos pode variar de acordo com as causas, o tempo. O grau de estresse e a forma como o gato lida com ele são algumas das causas. Além dessas, outros sinais são comuns nos felinos como a mudança na frequência e local de urinar e defecar, a lambedura compulsiva, marcação territorial, vocalização, distúrbios de sono e hiperatividade. As causas dos problemas comportamentais devem ser bem investigadas pelo tutor. E a ajuda de um médico veterinário especialista em felinos é essencial.

 

Como ajudar o gato estressado?

Quem pensa que para entreter o gato basta apenas dar de presente uma caixa de papelão, está enganado. As brincadeiras servem para estimular física e mentalmente o animal, o que é essencial diante da rotina da maioria dos gatos hoje em dia, que vivem em ambientes fechados (indoor), sem acesso à rua.

A dica é oferecer o enriquecimento ambiental. O bichano precisa se sentir seguro e estimulado no ambiente em que vive. Para isso, você pode incluir prateleiras e lugares altos e com tocas para que ele possa se esconder, por exemplo. Também é importante respeitar o seu comportamento natural e enriquecer o ambiente com prateleiras, arranhadores, brinquedos, túneis, caixas, esconderijos, além de brincar e interagir com o gato. Varinhas longas ou curtas, ratinhos com catnip (erva do gato), brinquedos leves com penas naturais que podem ser pendurados, tabuleiros que simulam o movimento da cauda do rato são bons exemplos que estimulam a predação.

Outras opções que entretém os bichanos são os feixes de laser próprios para gatos e os comedouros inteligentes. Também existem os brinquedos que podem ser feitos em casa: bolinhas de papel, pendurar pelúcias, fazer trilhas de petiscos e outros.

 

Cuidados importantes

O tutor precisa estar atento ao fato de que o gato tem atração natural por objetos novos, uma característica da espécie. Por isso, se você deixar os objetos sempre espalhados no ambiente em que o gato vive, ele vai perder o interesse. Então, faça sempre um rodízio dos brinquedos, colocando, a cada dia, um diferente.

Outro ponto é tomar cuidado para que o bichano não ingira partes dos brinquedos. Alguns podem apresentar comportamentos compulsivos e acabam comendo partes que desmontam. Faça o enriquecimento ambiental da maneira correta e deixe seu amiguinho mais feliz!

 

Gostou das dicas? Não deixe de seguir o nosso blog para mais informações sobre pets!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário