Será que ele se lembra? Entenda como funciona a memória dos cães!

Os peludos são capazes de ter lembranças. Veja como funciona a memória dos cães! Quem nunca se perguntou se os cães se lembram das coisas que acontecem com eles, ou ainda, ficou preocupado do peludo iria se esquecer de você após um longo tempo fora de casa?

 

memória dos cães

Memória dos cães: Os peludos também conseguem se lembrar! O que se sabe da memória dos cachorros é que eles possuem um tipo de memória episódica, ou seja, têm capacidade de lembrar de detalhes sobre um acontecimento recente. Isso é o que afirma a pesquisa publicada na revista Current Biology, em 2016.

O que os cientistas descobriram sobre a memória dos cães

O grupo de estudos que assina o artigo é o Comparative Ethology Research Group – MTA-ELTE, da Hungria. Segundo os pesquisadores, por meio de uma técnica conhecida como “faça como eu faço”, eles puderam comprovar que os cachorros têm a lembrança de determinados eventos, o que demonstra que a memória dos cachorros é mais desenvolvida do que se acreditava até então.

Para chegar a esta conclusão, o grupo estudou 17 cães de várias raças que foram treinados para imitar ações feitas por seus donos quando recebessem o comando “faça”. As ações eram simples e incluíam tarefas como subir numa cadeira, por exemplo.

Os resultados revelaram que os cães treinados podem imitar essas ações depois de longos intervalos: 94,1% dos cachorros imitaram seus donos quando solicitados, sendo que 58,8% conseguiram fazer isso após um minuto e 35,3% depois de uma hora. Muitos cientistas no mundo não acreditam que os cachorros possam ter a tal da memória episódica, pois vivem em uma espécie de “presente eterno”.

No entanto, essa pesquisa trouxe evidências de que os pets são sim, capazes de recordar um passado recente. Os pesquisadores deste estudo acreditam que os cães têm ótimas memórias de vários eventos.

Entenda melhor como lidar com o seu cão

Muitos tutores se decepcionam quando acreditam que o cão “esquece” ensinamentos já assimilados e têm comportamentos considerados inadequados como: fazer xixi no lugar errado, por exemplo. Sabe-se que os cães têm memória, mas não que são capazes de lembrar de eventos como nós. Muito se fala neste tema que ainda gera dúvidas em alguns tutores como, por exemplo, a lenda de que o pet só reconhece o tutor quando ouve sua voz ou sente seu cheiro.

A memória do cão é muito mais complexa que isso, mas é composta por sensações olfativas, auditivas, visuais e de paladar. Tudo isso é armazenado na memória de curto e longo prazo, de acordo com cada animal. Portanto, os especialistas em comportamento animal não recomendam dar bronca no pet quando você encontra um xixi no lugar errado. Como isso pode ter ocorrido há horas, o pet não entenderá o motivo pelo qual está sendo chamado atenção. Ele sabe que o tutor está bravo, mas não entende o porquê. A correção deve ser feita no momento em que o cão faz algo errado!

 

memória dos cães

Memória dos cães: a correção deve ser feita no momento em que o cão fez algo errado!

Adestramento e reforço positivo

Uma das técnicas de treinamento mais utilizadas hoje em dia é a de reforço positivo, isto é, sempre que o cão obedece ao comando ou executa o que foi pedido a ele, ganha um petisco, um carinho, um elogio, etc. O cérebro do pet passa a trabalhar de forma associativa, entendendo que sempre que fizer o comando, receberá um agrado!

Gostou das dicas? Então não deixe de conhecer as novidades do nosso blog! E não deixe de oferecer os benefícios dos bioativos dos ingredientes naturais para o seu pet! Veja também: Cão desanimado? Entenda o que pode estar acontecendo com seu pet!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados