Pesquisar no Blog
Clientes Cuidados Dicas Para Tutores

Conheça as principais fases de crescimento do seu filhote

Os dois primeiros anos de vida de um cachorro são marcados por mudanças em seu tamanho, forma e comportamento. Conhecer as fases de desenvolvimento do cão é essencial para garantir que ele receba a atenção e os cuidados necessários para um bom desenvolvimento.

Existem 4 principais fases de crescimento, mas elas podem variar de acordo com o porte do cão. Assim, se ele é de porte grande, seu “filhotão” levará um tempo maior para atingir a maturidade.

Conheça as fases de desenvolvimento do seu melhor amigo até os 24 meses e entenda a importância de cuidar do peludo em cada etapa.

1ª Fase: as primeiras 3 ou 4 semanas de vida

Nessa etapa, o cão é um recém-nascido que, assim como os nossos bebês, precisam de cuidados especiais. Nas primeiras 14 horas após o nascimento, é preciso garantir que o cão receba o calor e a alimentação adequada, o que inclui o colostro – ingerido na primeira amamentação – que é essencial para estimular o sistema imunológico do filhote.

Nos próximos nove ou treze dias, o peso do filhote deve dobrar e é importante consultar um médico veterinário para acompanhar esse desenvolvimento.

 

2ª Fase: de 1 a 3 meses

É neste momento que nascem os primeiros dentes do cãozinho e o pelo com que nasceram será substituído pela pelagem que ele terá na idade adulta. Embora ele não esteja no momento em que o crescimento é mais rápido, seu peso será 4 vezes maior em relação ao do seu nascimento. Após 45 dias, inicia-se o processo de desmame, em que é recomendado intercalar a ração para filhotes com o leite materno.

É preciso oferecer alimento adequado porque, nesta fase, o organismo do filhote ainda não desenvolveu completamente a própria imunidade.

 

3ª Fase: de 4 a 7 meses

Independente do cão ser de porte grande ou pequeno, este é o momento do “surto de crescimento”. Em cães pequenos acontece ainda mais rápido. Em raças grandes, aos 5 meses, o cão já terá desenvolvido a estrutura esquelética adulta e terá a metade do peso de um cão maduro.

 

4ª Fase: de 8 a 12 meses

Neste momento, os cães de pequeno porte atingem o peso de adulto e desaceleram o ritmo de crescimento. Mas, os filhotes de grande porte continuam crescendo.

 

5ª Fase: de 12 a 24 meses (cães gigantes)

É dos 18 aos 24 meses que os filhotes de raças maiores completam seu ciclo de crescimento. É nesta fase que ocorre o desenvolvimento completo da musculatura.

 

Desenvolvimento dos filhotes

Para o perfeito desenvolvimento das fases de crescimento do cão, a dieta do filhote deve ser equilibrada. O correto é que sejam dadas as quantidades adequadas de um alimento completo por dia.  Além disso, é preciso fortalecer o sistema imune do filhote e da mamãe.

A Botica Pets oferece um cuidado natural para esse momento: o suplemento Gestante & Filhote. É indicado durante a gestação e lactação das mamães e, também, durante a infância dos filhotes.

 

Entre os benefícios do produto estão: auxílio na formação do sistema osteoarticular,  melhora da resposta orgânica frente à doenças infecciosas, ação antioxidante natural e estimulante para que a gestante ou lactante ofereça os nutrientes essenciais para uma boa formação óssea e de tecidos cartilaginosos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno.

 

Conheça a Fórmula Gestante & Filhote!

 

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário