Copa do Mundo 2022: dicas para lidar com o cachorro em dias de jogos

A Copa do Mundo de 2022 chegou. Os jogos começam no dia 20 de novembro,e a Seleção Brasileira vai estrear no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. O mais legal dessa época é juntar família e amigos e isso inclui os cachorros, é claro.

E quem não adora este clima dos jogos e de comemorar muito? Mas e o seu melhor amigo, como fica? 

Para alguns cachorros este pode ser um momento de medo, ansiedade e muita agitação. Isso porque eles não estão acostumados com o excesso de barulhos, com os fogos de artifício e até com a movimentação da casa que ocorre nestes dias.

Com o nosso Guia da Copa para o pet, aprenda a cuidar do cão que tem medo de fogos, que não gosta de ficar sozinho ou que fica muito agitado com a bagunça no dia dos jogos da Seleção Brasileira.

 

Copa para o pet

# 1 –DEFENDENDO do medo de fogos de artifício e barulhos

Seu pet é daqueles que se treme todo diante de barulhos ou fogos de artifícios? Saiba que isso é muito comum e pode melhorar muito com alguns treinos e o suplemento Maracujá, da Botica Pets.

Para o treino, você pode usar o seu celular e reproduzir barulhos diversos (como o de fogos de artifício, alguém gritando gol ou o que mais apavora o pet).

Comece bem baixinho e sempre que colocar para tocar, faça festa com o pet. Vale dar carinho e até um petisco. Aos poucos, vá aumentando o som gradativamente, até que fique alto ou próximo da situação real. Se o pet sentir medo, volte a abaixar o volume e comece de novo. O que dá certo aqui é ter paciência e persistência.

Outra tática muito boa neste processo de transformar a Copa para o pet, numa experiência maravilhosa, é tratar o animalzinho com uma fórmula natural para acalmar. 

A Fórmula Maracujá age como um calmante natural. É indicada para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os pets a ficarem menos tensos, favorece até sessões de adestramento.

Disponível em comprimido, palito e pó. 

Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B).

Saiba sobre a Fórmula Maracujá, aqui.

 

Copa para o pet

# 2 - DANDO UM CHAPÉU na solidão

Sabemos que não serão todos os dias de jogos que você estará ao lado do cão. O seu peludo não pode ficar sozinho? Ele fica em pânico? Destrói objetos? Faz xixi no lugar errado? 

Ele pode sofrer da Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS). Trata-se de um problema que pode ocorrer com todos os cachorros, mas, geralmente, os mais afetados são os agitados e que costumam seguir o tutor o tempo todo.

Saiba mais sobre a Síndrome de Ansiedade de Separação canina aqui.

Outro ponto que incentiva estes comportamentos é a falta de atividades diárias como passeios, exercícios e brincadeiras. Para reverter essa situação, comece já a praticar exercícios com o cão. Dois passeios diários de, no mínimo 30 minutos, pode ajudar. 

Melhor ainda se for antes de você sair de casa. Isso porque o cachorro gastará energia e ficará menos focado em chamar a atenção. É claro, alguns pets podem precisar de mais exercícios.

O importante é avaliar o quanto de energia seu pet tem para gastar. Estimular o cão mentalmente também é importante. Brinquedos que imponham desafios ao cão são muito bem recomendados por especialistas em comportamento animal.

Você pode usar uma garrafinha pet com petisco dentro, ossinhos, brinquedos recheados com frutas permitidas para os cães. Tente também exercitar a independência do cachorro. Ele deve aprender a ficar sozinho, mesmo quando você está em casa. Isso fará com o pet entenda que estar sozinho não é o fim do mundo.

 

Copa para o pet

# 3 – Não cometa FALTAS na dieta

Os cães adoram compartilhar a comida com o tutor. Se vai rolar aquele churrasco ou almoço no dia do jogo, prepare o seu pet para isso. O importante é nunca ceder e oferecer restos de alimentos ao peludo. Isso porque além de criar um hábito, você está contribuindo para o ganho de peso do cão, maior dificuldade respiratória, predisposição para doenças cardiovasculares, hipertensão, problemas articulares, diabetes, entre outros problemas.

Antes ou na hora da sua refeição, coloque a comida para o pet também. Assim ele poderá ficar satisfeito e se interessar pela própria alimentação. 

 

 

# 4 – DRIBLANDO o pulo nas visitas

Vai receber visitas em casa e o pet tá muito animado? Pode ocorrer um ou outro pulo em uma visita, mas se você sabe que o seu cachorro não vai parar de pular, você deve ensinar a ele o comando “senta”. 

As dicas são da adestradora Gerilyn Bielakiewicz, cofundadora da Canine University e autora do livro Truques e Adestramento de Cães.

1. Mostre um petisco e segure-o acima do focinho do cão.

2. Com a outra mão erguida e virada para cima, diga “senta”.

3. Quando ele tocar o chão com o traseiro, recompense-o com o petisco.

4. Se o pet se mover para trás em vez de sentar, coloque-o contra uma parede.

5. Repita estes passos em vários locais diferentes, até que o pet esteja habituado a executá-lo rapidamente.

Outra ideia legal é oferecer uma distração para o pet até que ele se acalme, como um brinquedo ou petisco. Mas ofereça isso longe das pessoas, na caminha dele e num lugar calmo. Não se esqueça de elogiar o peludo sempre que ele obedecer aos seus comandos! 

 

Copa para o pet

# 5 – JOGADA ENSAIADA para não latir

Se o cachorro tem o costume de latir um pouco durante a festa, tudo bem. No entanto, se o peludo começar a repetir muito este comportamento, quando não tiver ninguém comemorando, você não deve incentivar. 

Para isso, você pode usar o comando “senta”. Nestes casos, nunca ofereça petisco ou carinho, pois o peludo poderá entender que está fazendo o correto e terá este comportamento sempre que quiser algo de você.

Gostou das dicas? 

Então, já pode colocar em prática agora mesmo e tornar o seu cão um ótimo torcedor! 

Leia também: Teste: Descubra se o seu pet sofre de ansiedade canina.

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados