Quais são os cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes?

Quais são os cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes?

Ter um filhote em casa é uma delícia! Eles são tão fofinhos, estão sempre cheios de energia e prontos para aprontar a qualquer minuto, não é? Os pequenos precisam de cuidados especiais nos primeiros meses de vida e saber tudo sobre isso é o seu dever! Preparamos um mini guia com dicas de saúde para filhotes que você vai adorar: vacinas, vermifugação, banho em filhotes e a alimentação ideal para o peludinho. Dá uma olhada!

Amamentação dos filhotes

Até os 35-45 dias de vida é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes, desde que a mãe tenha condições de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável. O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite. Para ajudar o pet a compreender que o que está sendo servido é para comer e não brincar, é recomendado deixar ele cheirar e lamber antes de oferecer.

Adoção de filhotes órfãos

Se você optou por adotar um filhote, precisa saber que nem sempre esses peludinhos tiveram a oportunidade de ter contato com a mamãe e mamar o suficiente para ficarem fortes e saudáveis.  Nestes casos, os cuidados precisam ser redobrados para evitar doenças e garantir um crescimento adequado. O leite materno é fundamental pois é rico em proteínas, vitaminas, gorduras. No primeiro dia de vida, os filhotes mamam o colostro, que contém anticorpos que vão ajudar na proteção dos pequenos. Se o pet não foi amamentado, primeiro, você deve levá-lo para um check-up com o veterinário. Assim como seria se tivesse adquirido o pet de um criador. O profissional irá examinar o pequeno e indicar se precisará fazer exames complementares para saber como está o estado de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário dar ao peludinho fórmulas prontas ou feitas em casa para substituir o leite materno.

Primeira noite longe da mamãe

Em muitos casos, as primeiras noites do filhote longe da mãe e dos irmãos pode ser difícil. Eles sentem a falta e o sentimento de "perda" pode ser manifestado por meio do choro constante. Para que o pet fique mais confortável, você deve oferecer um ambiente aconchegante para ele. Uma caminha quentinha, com cobertores e em local abrigado do frio, bichinhos de pelúcia, uma música calma de fundo...

Alimentação dos filhotes

Quando passam a comer alimento sólidos, os filhotes devem receber a mesma ração até os 12 ou 14 meses de idade. Essa é a época em que o pet chega à idade adulta, passando a receber a ração adequada para esta etapa. Os filhotes precisam que sua alimentação seja cuidada com atenção. O ideal é que o peso do pequeno aumente cerca de 25% nos primeiros seis meses de vida. Isso deve corresponder a quase metade do seu peso quando adulto. Por isso, a quantidade apropriada de ração é essencial para o crescimento de um cão saudável. Para selecionar o melhor alimento, conte com a orientação do veterinário. Oferecer três refeições ao dia é recomendado. Para isso, divida a porção diária entre as refeições. Também já é interessante estabelecer horário fixo para isso, para que o filhote seja condicionado desde pequeno e entre na rotina da casa.

Vacinas recomendadas

Prevenir os cães de doenças é muito importante e deve começar desde cedo. A vacinação é um cuidado fundamental para todos os pets e deve ter o acompanhamento de um médico veterinário. Os cães devem ser vacinados nas primeiras seis a oito semanas de vida. Saiba mais:

Vacinas para cães

Raiva – recomendada a partir dos 3 meses, com reforço anual. V8 ou V10 – a partir de 6 semanas de idade, administrada em três doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Gripe canina – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Giárdia – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Banho em filhotes

O filhote pode tomar o primeiro banho a partir dos dois meses de idade em casa. No pet shop, é indicado somente 15 dias após o fim do protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. O ideal é que os pets tomem banho a cada 15 dias para evitar problemas de pele e proliferação de fungos. Isso já é o suficiente para manter o cachorro limpo. Agora, se o peludo se suja muito no quintal, pode ser recomendado o “banho a seco” com produtos específicos para pets.

Vermifugação

Aos 15 dias de vida os filhotes já podem receber a primeira dose de vermífugo. Para escolher o melhor medicamento e a frequência ideal de vermifugação para seu cãozinho, consulte um veterinário.

Proteção contra pulgas e carrapatos

Filhotes a partir 1 kg ou mais de um mês de idade podem receber alguns tipos de antipulgas e carrapaticidas.

 

No entanto, antes de escolher o produto, peça a orientação de um veterinário, pois nem todos são seguros para todas as raças e portes de animais.Outros cuidados com os filhotes você pode conferir no nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados