Pesquisar no Blog
Cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes
Alimentação Cuidados Dicas Imunidade

Quais são os cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes?

Quais são os cuidados importantes nos primeiros meses dos filhotes?

Ter um filhote em casa é uma delícia! Eles são tão fofinhos, estão sempre cheios de energia e prontos para aprontar a qualquer minuto, não é? Os pequenos precisam de cuidados especiais nos primeiros meses de vida e saber tudo sobre isso é o seu dever!

Preparamos um mini guia com dicas de saúde para filhotes que você vai adorar: vacinas, vermifugação, banho em filhotes e a alimentação ideal para o peludinho. Dá uma olhada!

Amamentação dos filhotes

Até os 35-45 dias de vida é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes, desde que a mãe tenha condições de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite. Para ajudar o pet a compreender que o que está sendo servido é para comer e não brincar, é recomendado deixar ele cheirar e lamber antes de oferecer.

Adoção de filhotes órfãos

Se você optou por adotar um filhote, precisa saber que nem sempre esses peludinhos tiveram a oportunidade de ter contato com a mamãe e mamar o suficiente para ficarem fortes e saudáveis.  Nestes casos, os cuidados precisam ser redobrados para evitar doenças e garantir um crescimento adequado.

O leite materno é fundamental pois é rico em proteínas, vitaminas, gorduras. No primeiro dia de vida, os filhotes mamam o colostro, que contém anticorpos que vão ajudar na proteção dos pequenos.

Se o pet não foi amamentado, primeiro, você deve levá-lo para um check-up com o veterinário. Assim como seria se tivesse adquirido o pet de um criador. O profissional irá examinar o pequeno e indicar se precisará fazer exames complementares para saber como está o estado de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário dar ao peludinho fórmulas prontas ou feitas em casa para substituir o leite materno.

Primeira noite longe da mamãe

Em muitos casos, as primeiras noites do filhote longe da mãe e dos irmãos pode ser difícil. Eles sentem a falta e o sentimento de “perda” pode ser manifestado por meio do choro constante. Para que o pet fique mais confortável, você deve oferecer um ambiente aconchegante para ele. Uma caminha quentinha, com cobertores e em local abrigado do frio, bichinhos de pelúcia, uma música calma de fundo…

Alimentação dos filhotes

Quando passam a comer alimento sólidos, os filhotes devem receber a mesma ração até os 12 ou 14 meses de idade. Essa é a época em que o pet chega à idade adulta, passando a receber a ração adequada para esta etapa.

Os filhotes precisam que sua alimentação seja cuidada com atenção. O ideal é que o peso do pequeno aumente cerca de 25% nos primeiros seis meses de vida. Isso deve corresponder a quase metade do seu peso quando adulto. Por isso, a quantidade apropriada de ração é essencial para o crescimento de um cão saudável. Para selecionar o melhor alimento, conte com a orientação do veterinário.

Oferecer três refeições ao dia é recomendado. Para isso, divida a porção diária entre as refeições. Também já é interessante estabelecer horário fixo para isso, para que o filhote seja condicionado desde pequeno e entre na rotina da casa.

Vacinas recomendadas

Prevenir os cães de doenças é muito importante e deve começar desde cedo. A vacinação é um cuidado fundamental para todos os pets e deve ter o acompanhamento de um médico veterinário. Os cães devem ser vacinados nas primeiras seis a oito semanas de vida. Saiba mais:

Vacinas para cães

Raiva – recomendada a partir dos 3 meses, com reforço anual.

V8 ou V10 – a partir de 6 semanas de idade, administrada em três doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Gripe canina – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Giárdia – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.

Banho em filhotes

O filhote pode tomar o primeiro banho a partir dos dois meses de idade em casa. No pet shop, é indicado somente 15 dias após o fim do protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. O ideal é que os pets tomem banho a cada 15 dias para evitar problemas de pele e proliferação de fungos. Isso já é o suficiente para manter o cachorro limpo. Agora, se o peludo se suja muito no quintal, pode ser recomendado o “banho a seco” com produtos específicos para pets.

Vermifugação

Aos 15 dias de vida os filhotes já podem receber a primeira dose de vermífugo. Para escolher o melhor medicamento e a frequência ideal de vermifugação para seu cãozinho, consulte um veterinário.

Proteção contra pulgas e carrapatos

Filhotes a partir 1 kg ou mais de um mês de idade podem receber alguns tipos de antipulgas e carrapaticidas. No entanto, antes de escolher o produto, peça a orientação de um veterinário, pois nem todos são seguros para todas as raças e portes de animais.Outros cuidados com os filhotes você pode conferir no nosso blog! Veja esse conteúdo sobre os pets que fazem xixi no lugar errado!

Nenhum comentário encontrado.

Deixe Seu Comentário