Conheça 10 alimentos humanos que também são saudáveis para o cão

É muito difícil recusar dar um pedacinho do seu alimento quando o cão olha com aquela cara de “eu quero”? Todo mundo sabe que existem alimentos que podem fazer muito mal aos pets, como chocolate, café, uvas e muitos outros. Por outro lado, existem também alimentos que fazem bem aos peludos, desde que inseridos com o “ok” do veterinário, sejam servidos como petiscos ou recompensa e calculados na dieta diária. Os alimentos naturais são uma boa opção para oferecer ao pet porque são livres de uma série de aditivos sintéticos como corantes, aromatizantes, conservantes – que podem causar alergias, distúrbios digestivos, além de interferirem nas funções endócrinas dos pets. Listamos a seguir algumas opções que são saudáveis para os peludos:  

1- Maçã

A maçã é uma boa opção de alimento para o pet, além de muito palatável, ela é rica em vitamina C e em vitaminas do complexo B que são importantes para o cão. É preciso ter cuidado apenas com a ingestão de sementes ou do talo da fruta que podem liberar ácido cianídrico e prejudicar a saúde do pet.

2- Manga

Retirando a casca e a semente que podem ocasionar engasgamento, a manga é um ótimo alimento. Rica em vitamina C e fibras, o sabor da manga agrada muito aos peludos.

3- Banana

Rica em potássio, fibras, vitamina A e C, a banana pode ser oferecida com ou sem casca, mas, sempre em pequenas porções para evitar a obesidade, por seu alto teor de açúcar. O ideal é servir a fruta em rodelas, sem os fiapos.

4- Melão

Além de altamente hidratantes, o melão oferece muitos benefícios por conter ferro, fósforo, fibras, potássio, vitamina B e C. O melão é usado na prevenção do câncer por inibir alguns danos celulares e deve ser servido em pequenos pedaços, sem casca.

5- Couve

Deve ser oferecida cozida e em pequenas tiras é uma ótima aliada na manutenção da saúde dos ossos e dentes dos cães. Contém  vitamina A, C e K, fósforo, ferro e cálcio.  

6- Alface

Embora com pouco valor nutricional, a alface é adorada pelos cães e pode ser oferecida com outras verduras e legumes.  

7- Batata doce

Rica em vitaminas do complexo B e C, cálcio, betacaroteno, magnésio e fibras, a batata doce é uma ótima opção que contribui para a saúde dos músculos, ossos e dentes. Deve ser servida cozida sem temperos.  

8- Abóbora

A abóbora agrada a maior parte dos pets. É fonte de fibra e betacaroteno, rica em potássio, proteínas, carboidratos, cálcio, sódio, ferro, vitaminas A, C e E. Ajuda a controlar problemas digestivos e pode ser oferecida cozida.  

9- Cenoura

É a preferida dos pets! Rica em vitaminas A e C e potássio, pode ser servida cozida, sem temperos e cortada ou natural. A cenoura contribui para a saúde dos olhos, da pele e beneficia o organismo como um todo. Ajuda a limpar os dentes do pet.  

10- Brócolis

Possui cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio, além de ser rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B6. Contribuir no controle da pressão, então é indicado para cães idosos ou obesos. Deve ser servido cozido e em porções pequenas porque causa gases.  

Cuidado com aquela carinha de “quero mais”

É preciso ter cuidado com os excessos de alimentos fora da dieta.  Uma das formas de evitar este problema é oferecer os alimentos que saem da rotina “como uma moeda de troca”, assim, o cão só vai ganhar as porções à medida em que tiver um bom comportamento ou quando realizar um truque novo. As propriedades dos alimentos funcionais, como a cenoura, estão presentes nas fórmulas da Botica Pets. Todos os nossos suplementos são 100% naturais, sem conservantes, e os ingredientes, quando combinados, se potencializam e se complementam, promovendo um efeito sinérgico que proporciona saúde e longevidade aos pets.   Conheça as nossas fórmulas prontas e seus benefícios!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados