Entenda quais os benefícios do guaraná para o pet!

Quando se fala em guaraná, qual a lembrança que vem primeiro para você? Refrigerante, né? Pois saiba que esta planta, de nome científico Paullinia cupana Kunth, tem muito mais funções do que você conhece. E você sabe quais são os benefícios do guaraná para o pet? Encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, é um tipo de arbusto, muito cultivado no estado do Amazonas e da Bahia. Seu nome popular é derivado do tupi wara'ná. Assim, não se pode ter dúvida de tratar-se de uma planta muito comum por aqui! É uma planta de grande beleza, com folhas pequenas e brancas. Seu fruto tem casca vermelha que, quando maduro, evidencia uma polpa branca e suas sementes. Assim, muitas pessoas dizem que os frutos lembram “olhos”.

Benefícios do guaraná para o pet

O fruto do guaraná possui grande quantidade de cafeína (conhecida como guaraína) e tem propriedades estimulantes. Assim, é comumente usado para a produção de xaropes, barras, pós e refrigerantes. Para cães e gatos, o guaraná é principalmente utilizado no tratamento da obesidade. No Brasil, estima-se que mais de 30% dos pets estejam com sobrepeso. A obesidade já é um problema comum para muitos cães e gatos e suas consequências vão desde a intolerância para realizar uma atividade física até problemas cardiorrespiratórios, artrites e diabetes. Assim como para nós, as consequências da obesidade podem trazer impactos negativos para a expectativa de vida do seu pet. Por isso, é importante saber que, além dos métodos comumente usados para o controle da obesidade em cães e gatos, existe uma série de ingredientes naturais que podem auxiliar na redução de peso e reequilibrar o organismo dos animais. Esses ingredientes apresentam uma série de benefícios, não possuem efeitos colaterais ou contraindicações. No entanto, é importante lembrar que, para se obter esses benefícios, é preciso que se utilize os bioativos dos ingredientes e na concentração adequada. Isso porque muitas pessoas acreditam que somente oferecendo o ingrediente in natura poderão obter os seus benefícios.

Conheça algumas das propriedades do guaraná

- É estimulante e funciona como energético: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. - É rico em substâncias funcionais: a cafeína, a teobromina e a teofilina. - Reduz o apetite e aumenta o gasto calórico diário. Assim, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue, o guaraná auxilia no combate à obesidade. - Tem ação antioxidante, estimulando o sistema imunológico e o combate a doenças oportunistas. - Inibe a deposição de colesterol nas artérias, permitindo melhor irrigação sanguínea em todo organismo. - É rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.   Leia também: Como oferecer os benefícios dos ingredientes naturais para os pets!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados