As vitaminas presentes nos alimentos e que beneficiam o seu cachorro

As vitaminas são nutrientes essenciais que atuam em conjunto com enzimas em nosso organismo e controlam as atividades das células e o funcionamento dos órgãos e sistemas. Com os animais atuam da mesma forma e a presença desses compostos é muito importante para garantir a saúde e bem-estar dos cães. As vitaminas não são "fabricadas" pelo corpo e, por isso, precisam ser consumidas por meio da ingestão de alimentos, de uma forma equilibrada. Assim, é fundamental que a alimentação do seu cão seja sempre orientada por um médico veterinário.

Conheça as principais vitaminas e suas funções mais importantes

Vitamina A

Vitamina A: possui papel essencial na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele, nas funções imunológicas e reprodução. A deficiência pode causar redução na resistência a infecções, pele ressecada e cegueira.

Onde encontrar: cenoura, laranja amarga e beterraba (presentes nas fórmulas da Botica Pets), abóbora, damasco, pêssego, gema de ovo e fígado.

Vitamina B | Complexo B

B1: é antioxidante, pois auxilia no combate ao envelhecimento precoce das células. Além disso, fornece disposição e energia, protege o sistema nervoso e ajuda no ganho de massa magra. Mantém o sistema nervoso e circulatório em bom funcionamento.

Onde encontrar: carnes, cereais integrais, folhas verde-escuras, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), oleaginosas, brássicas (couve, couve-flor, nabo, brócolis, etc) e sementes de abóbora e girassol.

B2: é fundamental para a saúde dos olhos, pele, boca e pelos.

Onde encontrar: cenoura (presente nas fórmulas da Botica Pets), vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião), ovos, carne,, ervilha, e frutos do mar.

B3: auxilia na redução do triglicérides e colesterol e no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.

Onde encontrar: cenoura e levedura de cerveja (presentes nas fórmulas da Botica Pets), carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

B5: ajuda na formação de células vermelhas do sangue, previne a degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Onde encontrar: carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis) e frutas (abacate).

B6: regula hormônios, reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. É essencial para o controle do estresse, pois auxilia na modulação do cortisol, hormônio que ativa a resposta do corpo em situações de emergência.

Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

B7: é essencial para a formação da pele e pelos. Promove o crescimento celular, auxilia na redução de açúcar no sangue.

Onde encontrar: carne de aves, fígado, rins, gema de ovo, couve-flor, ervilha.

B9: fundamental para a formação de novas células. Sua deficiência é relativamente comum, principalmente no crescimento, gestação, lactação e em doenças graves. Promove a saúde dos cabelos e da pele, além de garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso.

Onde encontrar: folhas verdes, leguminosas, batata, fígado, carnes, peixes, cereais integrais.

B12: participa da formação de novas células, age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.

Onde encontrar: fígado e rim, leite, ovo, peixe, queijos e carnes.

Vitamina C

Vitamina C: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tem função antioxidante assim como a vitamina E, ajuda no processo de absorção do ferro pelo organismo. Também participa do processo de cicatrização de tecidos e mantém a integridade dos vasos sanguíneos.

Onde encontrar: cenoura, acerola, maracujá e beterraba, laranja, limão, mamão, morango, abacaxi, brócolis, couve, abacaxi.

Vitamina D

Vitamina D: possui papel fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças.

Onde encontrar: fígado de peixe, gema de ovo, salmão.

Vitamina E

Vitamina E: possui papel antioxidante importante, relacionado com prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras.

Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, óleo de milho, óleo de soja.

Vitamina K

Vitamina K: regula o processo de calcificação dos ossos e na coagulação do sangue.

Onde encontrar: folha de nabo, alface, repolho, brócolis, espinafre, aspargos, ervilha, fígado, leite.

Atenção: nunca ofereça quaisquer dos alimentos citados acima diretamente ao cão sem antes consultar um veterinário. Abaixo, você pode entender melhor como oferecer os benefícios dos alimentos naturais ao pet. Confira!

Fórmulas naturais que beneficiam os cães

Animais que sofrem de algum tipo de doença crônica como obesidade, problemas de pele e pelagem, doenças renais, cardiovasculares ou que já estão em uma idade mais madura, precisam de um reforço extra para ajudar na manutenção da saúde e prevenir o aparecimentos de outros problemas. Eles são os principais beneficiados pelo uso contínuo de suplementos naturais feitos a partir de ingredientes naturais. Já os animais saudáveis também precisam deste cuidado, mas de uma maneira preventiva.

Para isso, oferecemos uma linha completa suplementos funcionais e 100% naturais que potencializam a qualidade terapêutica dos alimentos funcionais em uma fórmula. Mas por que oferecer uma fórmula e não somente o alimento?

As dosagens presentes nas fórmulas da Botica Pets excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento em si. Em cada fórmula, associamos diversos ingredientes, para que um ajude e complemente os benefícios do outro. Estes produtos são formulados por veterinários e aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). São seguros para os pets e totalmente naturais!

Conheça mais sobre os nossos produtos!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados