7 ingredientes benéficos para a saúde do cão

Muito já se sabe sobre o uso de alimentos funcionais e nutracêuticos para a saúde dos pets. Esses ingredientes naturais apresentam uma série de benefícios e a maior vantagem é que não possuem efeitos colaterais para quem os consome. Os ingredientes naturais podem ser combinados entre si para potencializar os efeitos benéficos para os animais. Assim, surgiram os suplementos naturais para os pets.   No entanto, é importante lembrar que, para se obter esses benefícios, é preciso que se utilize os bioativos dos ingredientes e na concentração adequada. Isso porque muitas pessoas acreditam que somente oferecendo o ingrediente in natura poderão obter os seus benefícios. E não é bem assim. Explicamos a seguir!  

Nutracêuticos e alimentos funcionais

Nutracêuticos são suplementos que contêm a forma concentrada dos bioativos dos alimentos em doses que excedem aquelas que poderiam ser obtidas somente na dieta e são utilizados com a finalidade de melhorar a saúde.   Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.   Portanto, a qualidade terapêutica de um alimento funcional e de um nutracêutico pode ser potencializada quando concentrada em suplementos, uma vez que as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o produto in natura. Interessante, né? Então conheça 7 desses superprodutos que separamos para o seu pet!  

1 - Guaraná

De nome científico Paullinia cupana kunth, o guaraná tem muitas funções e benefícios para o pet.  Encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, é um tipo de arbusto, muito cultivado no estado do Amazonas e da Bahia. Seu nome popular é derivado do tupi wara’ná. Assim, não se pode ter dúvida de tratar-se de uma planta muito comum por aqui.   O fruto do guaraná tem propriedades estimulantes e funciona como energético: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. Ele também ajuda a reduzir o apetite e aumenta o gasto calórico diário. Assim, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Por isso, o guaraná é principalmente utilizado no tratamento da obesidade.   No Brasil, estima-se que mais de 30% dos pets estejam com sobrepeso. A obesidade já é um problema comum para muitos pets e suas consequências vão desde a intolerância para realizar uma atividade física até problemas cardiorrespiratórios, artrites e diabetes. Por isso, é importante saber que, além dos métodos comumente usados para o controle da obesidade em cães, existe uma série de ingredientes naturais que podem auxiliar na redução de peso e reequilibrar o organismo dos animais.   Você encontra o guaraná na Fórmula FIT, da Botica Pets. Saiba mais sobre a composição, aqui. Além disso, o guaraná tem ação antioxidante, estimulando o sistema imunológico e o combate a doenças oportunistas. Também é rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.
 

 2 - Calêndula

A Calêndula é uma planta originária dos países do Mediterrâneo. No Brasil, o uso como fitoterápico é aprovado pelo Ministério da Saúde. Na medicina popular, a planta é muito utilizada para tratar problemas uterinos, estimular a atividade hepática e atenuar espasmos gástricos. É um antisséptico e cicatrizante, evitando infecções em ferimentos e escoriações.   As partes usadas como terapêuticas podem ser as folhas ou as inflorescências (capítulos florais) que apresentam coloração amarela, alaranjada, esverdeada ou amarela com o centro avermelhado.   Alguns princípios ativos são responsáveis pelos benefícios trazidos para a pele e pelagem. A calendulina é um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, que tem poderes regeneradores e cicatrizantes. Outras propriedades terapêuticas lhe são atribuídas, como atividade anti-inflamatória, adstringente, antialérgica, antiespasmódica, bactericida, calmante, antifúngica e antisséptica.  

3 - Garcínia cambogia

Os frutos da garcínia cambogia possuem na casca o ácido hidroxicítrico (HCA), que é responsável por estimular o metabolismo de carboidratos e dos ácidos graxos.  Para quem não sabe, os ácidos graxos são lipídios que, juntamente com o glicerol, formam as gorduras. Os ácidos graxos são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia com a glicose.   Por isso, um dos benefícios da garcínia é a inibição do apetite. Isso porque o ácido hidroxicítrico (HCA). Por meio do bloqueio uma enzima, impede a formação de parte dos ácidos graxos, diminuindo a conversão dos açúcares em futuras “gorduras”. Além de diminuir a absorção de gorduras, a garcínia cambogia auxilia no aumento dos níveis de serotonina, hormônio que regula o apetite, a saciedade e o bem-estar.   A garcínia também está presente na Fórmula Fit, da Botica Pets!  

4 - Ginkgo biloba (ginkgo biloba)

É uma planta medicinal usada há muitos anos na China. Entre as ações benéficas estão a melhora da perfusão circulatória, antiasmática, estimulante da circulação, anti-inflamatória, imunoestimulante e antioxidante. O Ginkgo biloba promove a dilatação dos capilares sanguíneos, melhorando a oxigenação dos tecidos. Além disso, alguns estudos indicam que produz um efeito antioxidante determinado pela captação de radicais livres, impedindo o envelhecimento.  

5 - Chlorella

Trata-se de uma alga unicelular de nome científico Chlorella vulgaris. Entre os seus benefícios estão a alta concentração de vitaminas e minerais benéficos para o pet. É uma excelente fonte de vitamina A (mais do que na cenoura), C, E, B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. Já em relação aos minerais, a clorela é rica em fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, magnésio e cálcio.   Também apresenta uma alta concentração de clorofila, que promove efeitos estimulantes no crescimento de tecidos, auxiliando o processo de cicatrização. Pode ser utilizada em casos de anemia, hepatite, gastrite e outras inflamações. Promove atividade antibacteriana, protege o sistema imune contra infecções virais e bacterianas.   Atua como um detox do organismo, pois atua “limpando” o sangue, o fígado, os rins, o intestino e retirando as impurezas. A Chlorella está presente na Fórmula Equilíbrio e Vigor, da Botica Pets!  

 6 - Romã (Punica granatum)

A romã é fonte de muitos nutrientes como: vitamina C, potássio, cálcio, sódio e magnésio, ferro, zinco, manganês, cobre e magnésio. Alguns estudos já demonstraram que há benefícios à saúde cardiovascular, tratamento de cicatrização de feridas e prevenção de doenças crônicas.   Apresenta ação antimicrobiana, anti-inflamatória (sendo indicada para artrite reumatoide), doenças inflamatórias intestinais e da mucosa oral (reduzindo o risco de gengivite).  Também pode auxiliar na redução da pressão arterial e na prevenção de alguns problemas cardiovasculares como infartos e derrames ao reduzir os níveis de colesterol LDL, responsável pelo entupimento dos vasos sanguíneos.  

7 - Alcachofra

Sua origem é da região sul do Mar Mediterrâneo. Ela pode ser oferecida também aos pets por possuir um alto valor nutritivo, vitamina C e sais minerais como o ácido fólico, o magnésio e o potássio.   Entre os seus benefícios estão funções diuréticas e hepatoprotetoras (para auxiliar no funcionamento do fígado, favorecendo a desintoxicação). Também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicérides, melhorando os níveis de HDL (o colesterol “bom”).   Estudos biológicos realizados com extratos brutos e purificados de alcachofra, realizados tanto em animais quanto em humanos apontam uma importante ação digestiva por do aumento da quantidade de bile contida na vesícula biliar e secretada pelo fígado, facilitando a digestão de gorduras no intestino e regulando as funções intestinais.   O lupeol, presente na alcachofra, apresenta ação tóxica contra células tumorais, tem atividade antioxidante, além de promover a liberação de resposta imunológica.A cinaropicrina, também presente na alcachofra, possui ação contra a produção do fator de necrose tumoral, atuando como anti-inflamatório, além de ser antimicrobiana e antifúngica.   A alcachofra está presente na Fórmula Equilíbrio, FIT, Maracujá e Vigor da Botica Pets. Veja a seguir depoimentos de clientes e veterinários que utilizam e aprovam as fórmulas da Botica:







compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados